Quem é do mês de julho vai receber o PIS quando?
Índice de conteúdo
O PIS é pago aos trabalhadores de empresas privadas, e a data de liberação considera o mês de nascimento.
O Programa de Integração Social (PIS) é uma contribuição mensal realizada pelas empresas do setor privado, com o intuito de contribuir para melhor distribuição de renda entre os trabalhadores que recebem salários menores. Dessa forma, é pago anualmente esses profissionais mediante o abono salarial.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, a estimativa é que até julho de 2023 pouco mais de 23 milhões de pessoas sejam beneficiadas com os pagamentos que começaram no dia 15 de fevereiro.
Como saber se tenho direito ao PIS atrasado?
Quem tem direito ao recebimento do PIS?
Para ter direito ao recebimento do PIS, o trabalhador de empresa privada deve estar em regime de contratação CLT, possuir o cadastro no programa, que é feito pelo empregador na primeira contratação com carteira assinada e se encaixar nos seguintes critérios:
- estar inscrito no PIS há, pelo menos, cinco anos;
- ter trabalhado, no mínimo, 30 dias no ano-base, que é utilizado como referência para o pagamento do abono salarial;
- o salário mensal deve ser igual ou inferior a dois salários mínimos;
- possuir os dados atualizados na Relação Anual de Informações (RAIS).
Qual é o valor do PIS?
O valor do abono salarial, no caso o PIS, é o mesmo do salário mínimo vigente. Isso significa que, quem foi beneficiado a partir de maio de 2023 receberá R$1.320, que corresponde à quantia após o reajuste. Vale ressaltar que não haverá pagamento retroativo para os beneficiários que tiveram acesso ao PIS antes da data de vigência do novo valor do salário mínimo.
Como utilizar os créditos da NF paulista no IPVA?
Quem é do mês de julho vai receber o PIS quando?
O PIS é pago através de parcelas, que por sua vez, são liberadas pela Caixa Econômica considerando o mês de nascimento do trabalhador. Sendo assim, quem nasceu em julho terá acesso ao abono salarial a partir do dia 15 de maio, e até 28 de dezembro para movimentá-lo.
Confira abaixo o calendário completo de pagamento do PIS em 2023:
Nascidos em
janeiro/fevereiro
março/abril
maio/junho
julho/agosto
setembro/outubro
novembro/dezembro
Recebem a partir de
15 de fevereiro de 2023
15 de março de 2023
17 de abril de 2023
15 de maio de 2023
15 junho de 2023
17 de julho de 2023
Como saber se tenho direito ao PIS?
Para consultar se tem direito ao recebimento do PIS, o trabalhador deve utilizar o Portal Emprega Brasil ou os aplicativos Carteira de Trabalho Digital e Caixa Trabalhador, conforme mostramos a seguir. Quem não tiver acesso a esses meios pode, ainda, entrar em contato com a Central de Atendimento Caixa, no número 0800 726 0207.
Portal Emprega Brasil
Ao acessar o Portal Emprega Brasil, é preciso fazer login com a conta gov.br. Então, na tela inicial, clique no quadrado escrito “Abono Salarial” e, em seguida, selecione o ano-base. É possível consultar todos os anos em que o trabalhador estava atuando em regime de contratação CLT.
Ao selecionar o ano-base, verifique a coluna “Habilitado”, se constar “Não”, significa que o trabalhador não tem direito ao recebimento do PIS. Por outro lado, se constar “Sim”, haverá nas colunas seguintes o valor a ser recebido e quando será feito o pagamento.
Aplicativo Caixa Trabalhador
Disponível para Android e iOS, o aplicativo Caixa Trabalhador solicita login com CPF e senha previamente cadastrados. Ao acessá-lo, na tela inicial, clique em “Abono Salarial”, disponível na parte inferior da tela. Feito isso, será apresentada uma mensagem, indicando se há algum valor a ser recebido pelo trabalhador.
Caso haja, basta consultar o calendário de pagamentos e verificar quando a quantia será paga.
Aplicativo Carteira de Trabalho Digital
Já quem optar pela consulta através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, deverá fazer login pela conta gov.br, que solicita CPF e senha previamente cadastrados. Na tela inicial, clique em “Benefícios”, localizado na parte inferior, e selecione a opção “Abono Salarial”. Por fim, selecione o ano-base em que deseja verificar.
Se o trabalhador possuir direito ao recebimento do PIS, assim como no app Caixa Trabalhador, será possível verificar o calendário de pagamento. A Carteira de Trabalho Digital está disponível para Android e iOS.
O que vender no Dia das Mães? 10 dicas de produtos de sucesso
Como o PIS é pago?
Quem é cliente da Caixa Econômica Federal terá o PIS depositado na conta corrente ou poupança vinculada à instituição. Por outro lado, quem não é cliente da Caixa receberá a quantia em na conta poupança social digital, que pode ser movimentada através do aplicativo Caixa Tem.
Entretanto, se o trabalhador tiver dificuldades de realizar pagamentos, transferências ou saques via Caixa Tem, é possível sacar o dinheiro em uma Casa Lotérica ou agência da Caixa, mediante apresentação do Cartão Cidadão e documento de identificação com foto.
Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
0 respostas para “Quem é do mês de julho vai receber o PIS quando?”:
- Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios