Quem pode pedir o consignado do Auxílio Brasil?
Índice de conteúdo
O empréstimo consignado do Auxílio Brasil pode ser solicitado somente pelo responsável familiar, através da apresentação de determinados documentos.
O empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil, e de outros programas, foi regulamentado pelo Ministério da Cidadania no dia 27 de setembro, e publicado na mesma data no Diário Oficial da União. Com isso, bancos e financeiras podem oferecer a modalidade, após credenciamento junto ao governo federal.
O empréstimo consignado, por sua vez, é uma modalidade de crédito que conta com o desconto automático na folha de pagamento do salário ou benefício. Sendo assim, as parcelas são pagas mensalmente através do recurso que entra na conta do tomador, sem que haja a necessidade de pagar um boleto, como ocorre nas demais opções de crédito.
Qual é o valor limite do consignado do Auxílio Brasil?
Como funciona o empréstimo consignado do Auxílio Brasil?
O empréstimo consignado do Auxílio Brasil será oferecido aos beneficiários do programa em questão, portanto, ao obter a quantia, o valor das parcelas será debitado automaticamente do benefício, até que a dívida seja integralmente quitada. De acordo com o Ministério da Cidadania, a taxa de juros deve ser de até 3,5% ao mês, e o pagamento em até 24 meses.
Se houver cancelamento do benefício, a dívida continuará ativa, até que seja integralmente paga. Portanto, cabe ao tomador do crédito depositar o valor da parcela mensalmente na conta bancária cadastrada para desconto, caso contrário, poderá ser inscrito nos cadastros de proteção ao crédito, ou seja, ficar com o chamado nome sujo.
Quem pode pedir o consignado do Auxílio Brasil?
O empréstimo consignado do Auxílio Brasil pode ser solicitado somente pelo responsável familiar. Para isso, é preciso apresentar os seguintes documentos no momento da contratação:
- documento de identidade do com foto, como RG ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- CPF;
- termo de autorização de consignação assinado;
- questionário referente às orientações de educação financeira.
Cabe ressaltar que receber o Auxílio Brasil não garante a aprovação do pedido de empréstimo consignado, isso porque, cabe a cada instituição financeira realizar a análise e definir os critérios para concessão do dinheiro.
Como funciona o Pix Parcelado do Pagaleve?
Quanto posso conseguir de empréstimo consignado?
O empréstimo consignado conta com a margem consignável, que determinada um percentual máximo da renda mensal que pode ser comprometida com o pagamento de crédito. Portanto, no caso do empréstimo para beneficiários do Auxílio Brasil, foi estipulado o limite de 40%.
Isso significa que é possível comprometer até R$160 ao mês para pagar as parcelas do crédito tomado, já que se considera o recebimento de R$400. Logo, as instituições financeiras realizarão o cálculo, a fim de verificar quanto será possível conceder ao solicitante, tendo em vista o valor máximo da parcela.
Como solicitar o empréstimo consignado do Auxílio Brasil?
O pedido de empréstimo deverá ser feito pelo responsável familiar, diretamente com a instituição financeira em que há interesse de obter a quantia, que em algumas situações disponibiliza o serviço de forma online e, em outras, exige que a solicitação seja feita de forma presencial. Vale lembrar que é necessário apresentar o documento de identificação com foto, CPF e questionário de educação financeira.
O contrato de consignação, contudo, será concedido pela própria instituição, após oferta e aprovação do pedido.
Como pagar boletos com cartão de crédito?
Vale a pena pedir o consignado do Auxílio Brasil?
Apesar do percentual máximo de juros em 3,5% ao mês, o empréstimo do Auxílio Brasil ainda conta com taxa mais elevada, quando comparada aos percentuais praticados no mercado. Os juros médios do consignado para trabalhadores do setor privado, por exemplo, é 2,62% ao mês, enquanto para aposentados e pensionistas do INSS é de 1,81% ao mês, conforme mostra o Banco Central do Brasil.
Além disso, é de suma importância que o consumidor considere que a partir do momento de tomada do crédito, parte do benefício estará comprometida por um determinado período. Sendo assim, é preciso que haja organização financeira para arcar com as contas e outros pagamentos a partir da quantia restante do Auxílio Brasil, após o desconto.
Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. Ah, e acompanhe a FinanZero nas redes sociais, também: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
0 respostas para “Quem pode pedir o consignado do Auxílio Brasil?”:
- Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios