FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Quem pode pedir o consignado do Auxílio Brasil?

Quem pode pedir o consignado do Auxílio Brasil?

Compartilhe esse post:

O empréstimo consignado do Auxílio Brasil pode ser solicitado somente pelo responsável familiar, através da apresentação de determinados documentos.

O empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil, e de outros programas, foi regulamentado pelo Ministério da Cidadania no dia 27 de setembro, e publicado na mesma data no Diário Oficial da União. Com isso, bancos e financeiras podem oferecer a modalidade, após credenciamento junto ao governo federal.

O empréstimo consignado, por sua vez, é uma modalidade de crédito que conta com o desconto automático na folha de pagamento do salário ou benefício. Sendo assim, as parcelas são pagas mensalmente através do recurso que entra na conta do tomador, sem que haja a necessidade de pagar um boleto, como ocorre nas demais opções de crédito.

Qual é o valor limite do consignado do Auxílio Brasil?

Como funciona o empréstimo consignado do Auxílio Brasil?

O empréstimo consignado do Auxílio Brasil será oferecido aos beneficiários do programa em questão, portanto, ao obter a quantia, o valor das parcelas será debitado automaticamente do benefício, até que a dívida seja integralmente quitada. De acordo com o Ministério da Cidadania, a taxa de juros deve ser de até 3,5% ao mês, e o pagamento em até 24 meses.

Se houver cancelamento do benefício, a dívida continuará ativa, até que seja integralmente paga. Portanto, cabe ao tomador do crédito depositar o valor da parcela mensalmente na conta bancária cadastrada para desconto, caso contrário, poderá ser inscrito nos cadastros de proteção ao crédito, ou seja, ficar com o chamado nome sujo.

Quem pode pedir o consignado do Auxílio Brasil?

O empréstimo consignado do Auxílio Brasil pode ser solicitado somente pelo responsável familiar. Para isso, é preciso apresentar os seguintes documentos no momento da contratação:

  • documento de identidade do com foto, como RG ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • CPF;
  • termo de autorização de consignação assinado;
  • questionário referente às orientações de educação financeira.

Cabe ressaltar que receber o Auxílio Brasil não garante a aprovação do pedido de empréstimo consignado, isso porque, cabe a cada instituição financeira realizar a análise e definir os critérios para concessão do dinheiro.

Como funciona o Pix Parcelado do Pagaleve?

Quanto posso conseguir de empréstimo consignado?

O empréstimo consignado conta com a margem consignável, que determinada um percentual máximo da renda mensal que pode ser comprometida com o pagamento de crédito. Portanto, no caso do empréstimo para beneficiários do Auxílio Brasil, foi estipulado o limite de 40%.

Isso significa que é possível comprometer até R$160 ao mês para pagar as parcelas do crédito tomado, já que se considera o recebimento de R$400. Logo, as instituições financeiras realizarão o cálculo, a fim de verificar quanto será possível conceder ao solicitante, tendo em vista o valor máximo da parcela.

Como solicitar o empréstimo consignado do Auxílio Brasil?

O pedido de empréstimo deverá ser feito pelo responsável familiar, diretamente com a instituição financeira em que há interesse de obter a quantia, que em algumas situações disponibiliza o serviço de forma online e, em outras, exige que a solicitação seja feita de forma presencial. Vale lembrar que é necessário apresentar o documento de identificação com foto, CPF e questionário de educação financeira.

O contrato de consignação, contudo, será concedido pela própria instituição, após oferta e aprovação do pedido.

Como pagar boletos com cartão de crédito?

Vale a pena pedir o consignado do Auxílio Brasil?

Apesar do percentual máximo de juros em 3,5% ao mês, o empréstimo do Auxílio Brasil ainda conta com taxa mais elevada, quando comparada aos percentuais praticados no mercado. Os juros médios do consignado para trabalhadores do setor privado, por exemplo, é 2,62% ao mês, enquanto para aposentados e pensionistas do INSS é de 1,81% ao mês, conforme mostra o Banco Central do Brasil.

Além disso, é de suma importância que o consumidor considere que a partir do momento de tomada do crédito, parte do benefício estará comprometida por um determinado período. Sendo assim, é preciso que haja organização financeira para arcar com as contas e outros pagamentos a partir da quantia restante do Auxílio Brasil, após o desconto.

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. Ah, e acompanhe a FinanZero nas redes sociais, também: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Qual o valor limite do consignado do Auxílio Brasil?

Veja quais são as condições para ter acesso ao empréstimo consignado do Auxílio Brasil. Saiba também como fazer o pedido.

Ler artigo completo

0 respostas para “Quem pode pedir o consignado do Auxílio Brasil?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresas
Solicite seu empréstimo