;
FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Quem recebe BPC pode trabalhar?

Quem recebe BPC pode trabalhar?

Compartilhe esse post:

O BPC é um benefício assistencial, pago a idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social.

Instituído em 1993, através da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), o Benefício de Prestação Continuada, também chamado de BPC, garante o pagamento mensal de um salário mínimo a idosos e deficientes em situação de vulnerabilidade social. O BPC, cabe ressaltar, não é considerado uma aposentadoria, pois diferente dos benefícios previdenciários, não é preciso ter contribuído para o Instituto Nacional do Seguro Social para recebê-lo.

Para realizar a solicitação, é necessário comparecer a uma agência do INSS, com documento de identificação com foto, CPF e certidão de nascimento ou casamento. O pedido também pode ser feito através do Portal Meu INSS ou aplicativo de mesmo nome, utilizando os mesmos documentos.

Quem recebe BPC, pode fazer empréstimo consignado?

Quem tem direito ao recebimento do BPC?

Ao realizar a solicitação para recebimento do BPC, o pedido passará por uma análise, pois existem algumas regras para aprovação, são elas:

  • os idosos devem ter a partir de 65 anos de idade;
  • em caso de pessoas com deficiência, não há idade mínima ou máxima, entretanto, é exigida a apresentação da avaliação médica e social do INSS;
  • o solicitante deve ser brasileiro nato ou naturalizado;
  • precisa ter cadastro atualizado no CadÚnico;
  • a renda familiar por pessoa deve ser de até ¼ do salário mínimo vigente, que em 2023 representa R$330;
  • o solicitante não pode receber outros tipos de benefícios, como Seguro-Desemprego, aposentadoria e pensão.

Em relação à renda familiar, vale ressaltar que o núcleo é composto pelo requerente, cônjuge, pais ou, na ausência de um deles, madrasta ou padrasto, irmãos, filhos e enteados solteiros, além de menores tutelados, desde que vivam na mesma residência.

Qual é o valor do Benefício de Prestação Continuada?

Conforme mencionado inicialmente, o Benefício de Prestação Continuada consiste no pagamento mensal no valor de um salário mínimo vigente. Dessa forma, em 2023, por exemplo, os beneficiários recebem R$1.320, e quando há reajuste no piso salarial, a quantia recebida também é ajustada.

Quem recebe BPC pode trabalhar?

De acordo com a Lei que estabelece o BPC, o beneficiário que passar a atuar de forma remunerada, seja em regime de contratação ou como MEI, tem o benefício suspenso:

Art. 21-A. O benefício de prestação continuada será suspenso pelo órgão concedente quando a pessoa com deficiência exercer atividade remunerada, inclusive na condição de microempreendedor individual.

Isso porque, a lei compreende que o mesmo passa a ter condições de prover o seu sustento. No entanto, se passado um período, o beneficiário perder o emprego e voltar à condição anterior, o benefício será restabelecido:

§ 1º Extinta a relação trabalhista ou a atividade empreendedora (…) e, quando for o caso, encerrado o prazo de pagamento do seguro-desemprego e não tendo o beneficiário adquirido direito a qualquer benefício previdenciário, poderá ser requerida a continuidade do pagamento do benefício suspenso, sem necessidade de realização de perícia médica ou reavaliação da deficiência e do grau de incapacidade para esse fim.

O restabelecimento do benefício acontece porque, ao atuar de forma remunerada, o BPC não é cancelado, mas suspenso, o que facilita o retorno do pagamento. Além disso, de acordo com o artigo 21-A, da mesma lei, pessoas com deficiência podem exercer atividade remunerada na condição de aprendiz, pelo prazo máximo de dois anos, ao mesmo tempo em que recebem o BPC, ou seja, o benefício não é suspenso:

Não obstante, a pessoa portadora de deficiência beneficiária do BPC/LOAS poderá trabalhar, de forma remunerada, na condição de aprendiz. Neste caso, pelo prazo de 2 (dois) anos, poderá receber, concomitantemente, o BPC/LOAS e a remuneração decorrente da condição de aprendiz.

Sou representante legal de beneficiário do BPC, posso trabalhar?

Sim, quem é representante legal de uma pessoa que recebe o Benefício de Prestação Continuada, como pais, avós e tutores, podem trabalhar de forma autônoma ou através da contratação CLT. Neste caso, o benefício não será suspenso, desde que seja observada a renda familiar máxima, que ainda assim, não deve ultrapassar ¼ do salário mínimo por pessoa.

Importante explicar que a quantia oriunda do BPC não é somada à renda familiar, logo, não entra no cálculo da renda por pessoa.

Como depositar dinheiro no Caixa Tem?

O BPC é vitalício?

Não, o BPC não é vitalício, já que se trata de um benefício assistencial, pago pelo governo federal, e que leva em consideração a situação econômica do beneficiário. Desse modo, em caso de aumento nos rendimentos mensais, por exemplo, o pagamento poderá ser suspenso, diferentemente do que ocorre na aposentadoria.

Se o representante legal se aposentar, perde o BPC?

Depende, quando qualquer membro da família, inclusive o representante legal, recebe aposentadoria de até um salário mínimo, esse valor não é contabilizado na renda familiar, ou seja, é isento. Por outro lado, se a quantia ultrapassar o salário mínimo vigente, será incluída de forma integral na renda familiar e, consequentemente, pode acarretar em não aprovação do BPC.

Como sacar o BPC?

O BPC pode ser sacado no caixa eletrônico da instituição financeira em que o beneficiário ou seu representante legal possui conta e cadastrou para recebimento da quantia. Quando nenhuma das pessoas possui conta corrente ou poupança aberta, é possível solicitar a abertura de uma conta, que será utilizada especificamente para isso, ou ainda receber o dinheiro na Conta Poupança Social Digital, que é acessada pelo Caixa Tem.

Dessa forma, quem utilizar uma conta corrente ou poupança convencional, fará o saque através do cartão magnético do banco e a senha cadastrada previamente. Já quem optar pelo Caixa Tem, fará o saque nos caixas eletrônicos da Caixa, Correspondentes Caixa Aqui e Banco24Horas, mediante o código para saque, que é gerado no próprio aplicativo.

Tem alguma outra dúvida? Deixa nos comentários. Além disso, acompanhe a FinanZero nas redes sociais, para ficar por dentro desse e outros assuntos: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como depositar dinheiro no Caixa Tem?

Aprenda como depositar dinheiro na Conta Poupança Social Digital, do Caixa Tem, qual é o limite para recebimento mensal e outras funcionalid

Ler artigo completo

0 respostas para “Quem recebe BPC pode trabalhar?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo