;
FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Saiba quais são os veículos isentos de IPVA 2024

Saiba quais são os veículos isentos de IPVA 2024

Compartilhe esse post:

Os pagamentos do IPVA 2024 estão se aproximando, mas muitos contribuintes ainda têm dúvidas a respeito dos veículos isentos do tributo.

Estamos no último mês de 2023 e a preocupação com as contas de janeiro começa a surgir. No início do ano, os brasileiros se deparam com algumas contas recorrentes, como: compra de material escolar, IPTU e IPVA.

A verdade é que, no caso do IPVA, alguns cidadãos estarão livres da cobrança. Isso acontece porque alguns modelos de automóveis se tornam isentos do pagamento do tributo. Por isso, nesse artigo, falaremos mais sobre quem está isento de IPVA 2024. Continue a leitura!

Qual o melhor site para comparar empréstimo?

O que é isenção de IPVA?

A expressão isenção de IPVA refere-se à dispensa de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para determinados veículos ou proprietários, conforme estabelecido por legislação específica de cada estado ou país.

A liberação desse pagamento pode ser concedida a pessoas com deficiência, veículos adaptados, entidades filantrópicas, entre outros casos previstos em lei. A ideia é promover inclusão social e facilitar a mobilidade de grupos específicos, aliviando o ônus financeiro associado à posse de um veículo.

Outro ponto importante é que modelos de veículos muito antigos acabam ficando livres dessa cobrança. Mas isso depende de cada estado, que possui suas próprias regras com relação à idade do automóvel.

Vale a pena fazer um empréstimo para investir o dinheiro?

Como saber se meu veículo está isento de IPVA em 2024?

Em resumo, para verificar se o seu veículo está isento de IPVA em 2024, você precisa consultar as regras específicas do seu estado, pois a legislação varia de acordo com a localidade. Veja o passo a passo:

  1. Acesse o site do Departamento de Trânsito (Detran) do seu estado;
  2. Procure informações sobre isenção de IPVA e as regras aplicáveis;
  3. Confira os critérios para isenção, que podem incluir deficiência física, visual, mental, ou outras condições específicas;
  4. Certifique-se de que você atende a todos os requisitos necessários;
  5. Verifique quais documentos são necessários para solicitar a isenção;
  6. Tenha em mãos laudos médicos, comprovantes de renda, ou outros documentos exigidos. Aguarde a resposta.
  7. Por fim, se não encontrar as informações desejadas online, entre em contato diretamente com o Detran do seu estado.

Vale destacar que as regras podem mudar, e é crucial manter-se informado sobre as atualizações na legislação estadual. Em caso de dúvidas, entre em contato diretamente com o Detran do seu estado para obter informações precisas e atualizadas.

Quais são os custos do empréstimo com garantia?

Quem tem direito à isenção do IPVA 2024?

Como vimos anteriormente, a dispensa de impostos é concedida a determinadas categorias de acordo com as leis estaduais vigentes. Mas além disso, há a isenção para veículos com mais idade. Sendo assim, é essencial verificar as regulamentações específicas de cada Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em sua respectiva região. De qualquer forma, veja abaixo quais categorias têm direito ao benefício:

Veículos de combate a incêndio e salvamento

Os veículos designados para atividades de combate a incêndio e salvamento podem usufruir de isenção de impostos, contudo, é necessário que estejam devidamente registrados e regularizados.

Carros de transporte

Os veículos empregados como táxis, para transporte escolar e máquinas agrícolas têm direito à isenção ou desconto no tributo deste ano.

Pessoas com deficiência

Essa regra apresenta variações significativas de uma unidade federativa para outra. Isso ocorre devido à existência de estados que concedem isenção total ou parcial do IPVA 2024 para indivíduos com deficiência física, mental severa ou profunda, ou deficiência visual. Neste grupo estão incluídas pessoas diagnosticadas com. Entretando, é importante destacar que o veículo deve ser adaptado para atender às necessidades específicas do usuário.

Veículos híbridos e elétricos

Nesse caso, a isenção de IPVA 2024 é concedida no Distrito Federal, Ceará, Alagoas, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Essa iniciativa visa incentivar a aquisição de carros elétricos, destacando sua característica de não emissão de gases poluentes, o que os torna mais ecologicamente sustentáveis. Contudo, é importante observar que as regras variam conforme o estado.

Veículos pertencentes a entidades filantrópicas e religiosas

Esse tipo de veículo geralmente é elegível para o benefício. Isso abrange automóveis de organizações da União, partidos políticos, fundações, organizações sindicais, assim como veículos de natureza religiosa, que frequentemente desfrutam de isenção.

Tempo de fabricação

Como citamos anteriormente, esse critério é o que mais apresenta variação entre os estados. A isenção de impostos para veículos é determinada pelo seu tempo de fabricação.

Quais veículos estão isentos do IPVA 2024 por tempo de fabricação?

Em tópicos anteriores, pudemos ver que alguns modelos de veículos não precisam pagar tributos por cota de sua idade. Mas essa é uma norma que varia de cada região, que possui seus próprios critérios. Além disso, não são todos os estados que oferecem esse benefício. Por isso, veja abaixo como funciona em cada local:

  • Rio Grande do Norte e Amapá – Isenção para veículos fabricados em 2014 ou antes;
  • Distrito Federal, Rio de Janeiro, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Paraíba, Pará, Maranhão, Rondônia, Sergipe, Piauí e Tocantins – Isenção para veículos fabricados em 2009 ou antes;
  • Mato Grosso – Isenção para veículos fabricados em 2006 ou antes
  • São Paulo, Mato Grosso do Sul, Acre e Alagoas – Isenção para veículos fabricados em 2004 ou antes;
  • Pernambuco e Santa Catarina – Isenção para veículos fabricados em 1994 ou antes;
  • Roraima e Minas Gerais – Não concedem isenções de acordo com o ano que o veículo foi fabricado.

Você tem mais alguma dúvida sobre quais veículos serão isentos de IPVA no próximo ano? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero

Próximo artigo

Qual o melhor site para comparar empréstimo?

Saiba como comparar empréstimo e escolher as melhores ofertas para seu orçamento. Descubra também qual a melhor opção para a comparação.

Ler artigo completo

0 respostas para “Saiba quais são os veículos isentos de IPVA 2024”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo