Se eu for demitido, o que acontece com o empréstimo do FGTS?
Índice de conteúdo
Empréstimo FGTS: confira a seguir as principais informações sobre a modalidade e como solicitar empréstimo de forma simples.
O saque-aniversário é uma modalidade de empréstimo seguro, que consiste na retirada do valor disponível no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) uma vez por ano. Portanto, o saque pode ser feito no mês do aniversário do solicitante ou em um dos dois meses seguintes. Os cidadãos que utilizam essa modalidade podem antecipar o seu benefício, ação que define o empréstimo do FGTS.
Segundo dados da Caixa Econômica, mais de 9,7 milhões de pessoas optaram pelo saque-aniversário desde outubro de 2019. Com isso, parte da população poderá pedir a nova modalidade de empréstimo seguro e com isso surgem algumas dúvidas sobre o tema, essas questões serão tratadas a seguir.
Qual é o valor mínimo para antecipar o saque-aniversário?
Como usar o FGTS para fazer empréstimo?
Também conhecido como antecipação do saque-aniversário, a modalidade de empréstimo do FGTS consiste em utilizar o benefício para adquiri um valor desejado. A opção de crédito garante que um determinado número de parcelas sejam antecipadas do benefício retirado uma vez ao ano.
Para que o cidadão possa ter acesso a essa opção ele deve solicitar o saque aniversário, caso ainda não utilize a forma de pagamento, por meio do aplicativo FGTS, site, ou agências. Após isso, será possível entrar em contato com os bancos que oferecem o empréstimo do FGTS e solicitar sua simulação.
Qual banco faz empréstimo com FGTS?
Dentre os bancos que fazem a modalidade de crédito, podemos citar:
- Banco do Brasil;
- Caixa Econômica Federal;
- Itaú Unibanco;
- C6 Consignado;
- Banco PAN;
- BMG;
É válido mencionar que cada banco apresenta suas condições e ofertas aos seus clientes, assim como em demais opções de empréstimos online. Com isso, o solicitante pode simular em mais de uma instituição financeira para que encontre a melhor oferta disponível.
É possível cadastrar a mesma chave Pix em bancos diferentes?
Quem fez empréstimo do FGTS recebe a multa rescisória?
A multa rescisória é paga aos trabalhadores demitidos sem justa causa ou por demissões consensuais, no valor de 40% sobre o total encontrado na conta do FGTS. Dessa forma, a empresa é obrigada a pagar a quantia ao ex-funcionário quando ele possui o direito.
Os cidadãos que optaram pelo saque-aniversário ainda recebem os benefícios pagos pelo Governo. Contudo, se foi feito o empréstimo do FGTS o cidadão pode utilizá-lo para pagar o empréstimo ou mantê-lo em sua conta.
Peça já o seu empréstimo FGTS com garantia do saque-aniversário com a FinanZero!
Quanto tempo cai o empréstimo FGTS?
De acordo com a Caixa Econômica, o cidadão que optar pela modalidade de crédito, na instituição, poderá receber o valor desejado em até 24 horas. Porém, cada banco que oferece a antecipação do saque pode contar com diferentes condições de funcionamento. Por isso, o tempo de demora para cair a quantia solicitada pode variar de instituição para instituição.
Da mesma forma, a conta do FGTS do solicitante volta a ser liberada pelo banco 7 dias após o pagamento total do empréstimo. Contudo, esse período de tempo também varia de acordo com as instituições credoras da antecipação do saque-aniversário.
Qual o melhor banco para fazer empréstimo para aposentado?
Como é pago o empréstimo do FGTS?
Conforme mencionado, o empréstimo seguro do saque-aniversário só pode ser solicitado por trabalhadores que utilizam a modalidade de saque e esse pré-requisito é relacionado a forma como o crédito é pago. Ao solicitar a antecipação do saque-aniversário, o banco credor recebe as parcelas do FGTS e as utiliza como forma de pagamento.
Dessa forma, a instituição financeira passa a ter o acesso a conta do cidadão, que por sua vez tem seu acesso bloqueado. Essa situação permanece até que as parcelas do empréstimo sejam totalmente pagas, conforme o benefício é depositado na conta do solicitante.
Se eu for demitido, o que acontece com o empréstimo do FGTS?
Em casos de demissão o indivíduo para de receber o benefício FGTS e com isso o banco não pode mais descontar o valor do empréstimo. Então, é preciso encontrar uma nova maneira de pagar o valor adquirido pelo solicitante da modalidade.
É possível que o indivíduo pague pelas parcelas do crédito por meio de boletos, débito em sua conta pessoal ou demais formas de pagamento. Essa é uma questão que será resolvida com a instituição financeira e por meio de acordos a melhor opção para ambas as partes pode ser encontrada.
Quanto custa uma empregada doméstica com carteira assinada?
E então, restou mais alguma dúvida sobre como fazer empréstimo FGTS e como fica o saldo em casos de demissão? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos a conseguir dinheiro rápido.
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
3 respostas para “Se eu for demitido, o que acontece com o empréstimo do FGTS?”:
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
Fiz o empréstimo FGTS, fui mandado embora meu saldo era um agora é outro, meu empréstimo está quitado?
FIZ EMPRESTIMO, ANTECIPAEI 5 ANOS MAS FUI DEMITIDO TENHO SALDO NO FGTS PARA PAGAR ESSE 5 ANOS, COMO FICA O PAGTO ? É ABATIDO DO MEU FGTS NO ATO DE MINHA DEMISSÃO ?
Fiz o empréstimo FGTS fui mandado embora meu saldo era de dez mil reais agora é de quatro mil meu empréstimo está quitado?