FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Seguro-desemprego: saiba quem tem direito e veja prazos

Seguro-desemprego: saiba quem tem direito e veja prazos

Compartilhe esse post:

Valores, quantidade de parcelas e formas de adquirir o seguro-desemprego variam conforme o tempo de trabalho e o salário

O seguro-desemprego é um benefício previsto na constituição para oferecer suporte financeiro temporário para desempregados sem justa causa. O benefício, repassado pela Caixa Econômica Federal, é pago por um período que varia de 3 a 5 meses, de forma alternada ou contínua.

O cálculo do valor de parcelas e valores a receber são calculados a partir dos últimos três meses trabalhados antes do desligamento da empresa e o tempo de carteira assinada.

Veja abaixo as dúvidas mais recorrentes sobre o benefício:

Quem tem direito ao seguro-desemprego?

O seguro desemprego é direito de todo trabalhador formal que não tenha sido demitido por justa causa. Pessoas que foram resgatadas de condições que remetem a escravidão também tem direito ao benefício e pescadores que estão em baixa temporadas de pesca.

Quanto tempo de empresa é necessário para ter direito ao seguro em caso de desemprego?

Para solicitar o benefício do seguro-desemprego pela primeira vez, o trabalhador precisa ter estado empregado por um período de 12 meses consecutivos. Para pedir o recebimento pela segunda vez, precisa ter trabalhado durante nove meses consecutivos.

Leia também – Como saber se meu fundo de garantia está retido?

Como fazer o pedido do seguro desemprego?

Para dar entrada na habilitação do seguro-desemprego, a pessoa deve ir a uma unidade do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT) com os seguintes documentos:

  • documento de identidade com foto;
  • requerimento do seguro desemprego em duas vias;
  • cartão do PIS-PASEP, extrato atualizado ou Cartão Cidadão;
  • carteira de trabalho e previdência social (CTPS);
  • termo de rescisão de contrato;
  • três últimos contracheques dos três meses anteriores ao mês de demissão;
  • documento de levantamento dos depósitos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço;
  • extrato comprobatório dos depósitos.

Veja também – Faça a simulação do seu crédito pessoal com segurança na FinanZero!

Qual é o prazo para fazer o pedido do seguro-desemprego após a demissão?

O tempo para realizar o pedido é do 7º ao 120º dia após a assinatura da rescisão, mas a recomendação é fazer o quanto antes o pedido. Para os pescadores, resgatados, e trabalhadores domésticos, o prazo do pedido é de até 90 dias.

Quanto tempo leva para sair a primeira do seguro-desemprego?

O pagamento da primeira parcela do seguro-desemprego ocorre 30 dias após o requerimento e as demais parcelas serão mensais, a contar da data do recebimento da primeira parcela.

Ficou com mais alguma dúvida sobre seguro-desemprego? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Cartão cidadão: tudo o que você precisa saber sobre

Saiba para que serve, como funciona, como fazer a consulta do saldo em conta, e como saber a senha em caso de perda. Leia mais aqui.

Ler artigo completo

3 respostas para “Seguro-desemprego: saiba quem tem direito e veja prazos”:

  1. marisa disse:

    Bom dia, por favor trabalhei com 1 ano e meio em uma empresa e eu pedir as contas para entrar em outra, como pedi as contas eu nao recebi o seguro desemprego, agora vai fazer 6 meses que estou nessa nova empresa, mas acho que vou ser demitida, eu tenho direito a seguro desemprego ?

    • Vanessa disse:

      Trabalhei 5 meses tenho direito

      • David Kevin Ribeiro Lopes disse:

        Eu trabalhei em uma empresa por 1 ano e fiz acordo para entrar em outra empresa, agora estou acho que vou ser mandado embora estou com 9 meses nesta nova empresa eu tenho direito de receber o seguro ?

        Deixe um comentário

        O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

        Navegue por:

        Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
        PáginasFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresas
        Solicite seu empréstimo