;
FinanzeroBlogCrédito

Sistema Financeiro Habitacional: Como comprar um imóvel pelo SFH

Sistema Financeiro Habitacional: Como comprar um imóvel pelo SFH

Compartilhe esse post:

O Sistema Financeiro Habitacional é uma forma muito comum de adquirir um imóvel com condições mais atrativas.

O financiamento imobiliário é uma das principais formas encontradas pelas pessoas para comprar a casa própria. Afinal de contas, com essa linha de crédito é possível pagar o imóvel de forma parcelada, o que facilita a vida de quem não tem capital para a compra à vista.

Para facilitar ainda mais a vida dos consumidores, foi criado o Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Esse é um programa habitacional para aumentar as chances de que a população brasileira possa adquirir uma casa ou apartamento.

Nesse artigo, falaremos mais sobre esse tema e explicaremos como essa modalidade de crédito funciona. Continue a leitura!

Crédito imobiliário: como escolher o melhor para você

O que é o Sistema Financeiro Habitacional?

O SFH, como também é chamado, é um programa de financiamento imobiliário. A ideia é que ele ajudasse na redução do déficit habitacional do país.

Para isso, o sistema concede crédito aos consumidores com condições mais atrativas, como: prazos mais extensos para pagamento e taxa de juros mais baixa.

Sendo assim, o Sistema Financeiro Habitacional serve como uma ajuda à população que não consegue adquirir um imóvel por meio dos financiamentos tradicionais, disponíveis em diversos bancos e instituições financeiras.

Sua criação aconteceu ainda em 1964 e, seus recursos vêm do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e também dos depósitos realizados em caderneta de poupança.

Um ponto importante é esses recursos podem ser usados também para a construção ou reforma de um imóvel.

Como funciona o Sistema Financeiro Habitacional?

A principal intermediária do Sistema Financeiro Habitacional é a Caixa Econômica Federal (CEF). Por ser um programa do Governo Federal, as regras são estipuladas por ele.

Já a fiscalização, necessária para saber se as regras estão sendo aplicadas, é feita diretamente pelo Banco Central brasileiro, também chamado de Bacen.

Os requisitos impostos consistem em determinar o valor máximo de financiamento de um imóvel em casa estado. Além disso, é importante ressaltar que o SFH financia até 80% do valor do bem.

Os recursos liberados podem ser usados também para cobrir parte das custas burocráticas do processo de compra do imóvel.

Por que eu tenho os meus financiamentos negados?

Quais são as regras do SFH?

Como citamos anteriormente, o Bacen é o responsável por administrar o Sistema Financeiro Habitacional, fazendo com que todas as regras sejam cumpridas. São elas:

  • O valor máximo do imóvel a ser financiado não pode ultrapassar R$ 1,5 milhão;
  • Considerando os juros, comissões e demais encargos financeiros, o custo para que o indivíduo receba o financiamento não pode ser superior a 12% ao ano;
  • O percentual liberado para o financiamento imobiliário é de até 80% o valor do imóvel.

Além dessas regras, o consumidor interessado na aquisição da casa própria precisa cumprir alguns requisitos, como:

  • Ser brasileiro, naturalizado ou possuir visto para estar no país de forma permanente;
  • Não pode ter o nome cadastrado nos órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa e o SPC;
  • Não pode ter restrições na Receita Federal ou Banco Central;
  • Precisa ter renda suficiente para conseguir efetuar o pagamento das parcelas do financiamento;
  • Ser maior de 18 anos ou ter sido emancipado depois dos 16.

Outro ponto importante que precisa ser destacado é que para ter o financiamento pelo SFH liberado, o comprador passa por uma análise financeira. Isso é necessário para que fique comprovado que ele pode arcar com a prestação a ser paga, que não pode ultrapassar 30% de sua renda mensal bruta.

Mas existe outra regra muito importante: não é possível usar o Sistema Financeiro Habitacional para a aquisição de imóvel comercial. Isso se faz necessário porque o principal objetivo do programa é a utilização dos recursos para a diminuição do déficit habitacional.

Como saber quando a fatura do meu cartão fecha?

Quais são as vantagens e desvantagens do SFH?

Assim como acontece em qualquer modalidade de crédito, no Sistema Financeiro Habitacional existem pontos positivos e negativos. Saiba mais a seguir:

Vantagens

  • Facilidade maior para conseguir crédito imobiliário, se comparado com os financiamentos tradicionais;
  • Percentual mais baixo de taxa de juros aplicada nas prestações;
  • Possibilidade de utilização do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para a aquisição do imóvel;
  • Prazo mais extenso para o pagamento do crédito, podendo chegar aos 420 meses (35 anos).

Desvantagens

  • O comprador não consegue um financiamento de 100% o valor do imóvel;
  • O imóvel escolhido precisa ficar dentro do valor limite estipulado em cada região.

Como comprar um imóvel por meio do Sistema Financeiro Habitacional?

Para adquirir um imóvel por meio do SFH é preciso que o interessado entre em contato com a instituição financeira para avaliar as possibilidades. Vale lembrar que boa parte delas permite que seja feita uma simulação online, onde é possível saber o valor das parcelas e o prazo para pagamento.

Depois, veja quais são os requisitos e exigência necessários para que a análise de crédito seja realizada. Normalmente, os bancos têm uma lista de documentos que devem ser apresentados.

Por fim, aguarde a aprovação para que possa assinar o contrato e seguir com a aquisição do imóvel.

Você tem mais alguma dúvida sobre o que é e como o Sistema Financeiro Habitacional? Caso tenha, deixe aqui seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero

Próximo artigo

Crédito imobiliário: como escolher o melhor para você

Sabia o que é crédito imobiliário, como funciona, quais são as formas de pagamento e dicas de como escolher a melhor opção do mercado.

Ler artigo completo

1 resposta para “Sistema Financeiro Habitacional: Como comprar um imóvel pelo SFH”:

  1. alexandre monte disse:

    gostaria de obter mais informaçoes.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Navegue por:

    Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
    PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
    Solicite seu empréstimo