FinanzeroBlogImpostos

Sou autônomo, como emitir nota fiscal?

Sou autônomo, como emitir nota fiscal?

Compartilhe esse post:

A nota fiscal é um documento emitido e armazenado de forma eletrônica, que pode ser utilizado por autônomos com ou sem CNPJ.

A nota fiscal é um documento que regulariza e comprova as vendas ou prestações de serviços de uma empresa ou prestador de serviço. O documento gerado, por sua vez, é emitido e armazenado eletronicamente, garantindo a fiscalização sobre os rendimentos e mantendo em dia o recolhimento de impostos sobre a quantia recebida.

A obrigatoriedade de emissão da nota fiscal, contudo, varia de acordo com a categoria do profissional, pois uma pessoa física tem obrigações distintas de uma pessoa jurídica ou um Microempreendedor Individual (MEI), por exemplo.

Dessa forma, vamos mostrar a seguir quais são os tipos comuns de notas fiscais, quem deve emitir o documento e como emitir nota fiscal sem CNPJ.

Sou autônomo, como comprovar renda?

Quais são os tipos de notas fiscais?

A Nota Fiscal Eletrônica, que se conhece hoje, foi criada em 2006, quando houve a implementação da obrigatoriedade da emissão do documento para todas as empresas do país. Também conhecida como NF-e, a Nota Fiscal Eletrônica possui atualmente quatro modelos principais, a NF-e, NFS-e, NFC-e e CT-e.

Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

A NF-e é utilizada para registrar a venda de produtos, além de estar relacionada à cobrança do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), os principais impostos sobre mercadorias.

Além disso, a Nota Fiscal Eletrônica fornece ao destinatário uma chave de acesso, para que este acompanhe os detalhes da compra realizada online. As informações emitidas, por sua vez, são transmitidas para a Secretaria da Fazenda do Estado.

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e)

A NFS-e é utilizada para registrar as operações relacionadas à prestação de serviços. Neste caso, todas as informações são transmitidas para a prefeitura da cidade ou município em que a empresa ou profissional autônomo está vinculado.

Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e)

A NFC-e é comumente utilizada no setor varejista, com o intuito de substituir o cupom fiscal. O objetivo desse modelo é reduzir determinados custos das empresas contribuintes e otimizar o controle fiscal de entrada e saída de recursos.

Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e)

A CT-e é utilizada para simplificar o processo de fiscalização de transporte rodoviário de carga, a fim de garantir ainda que as informações contidas no documento estejam de acordo com o que está sendo transportado.

Quem deve emitir nota fiscal?

Conforme estipula a Lei nº 8.846, todas as empresas que comercializam produtos ou oferecem serviços devem emitir a nota fiscal, já que o documento é utilizado também para o recolhimento de IPI e ICMS.

Contudo, para as empresas enquadradas como MEI, a emissão da nota fiscal é obrigatória somente quando o serviço ou produto ofertado é para uma pessoa jurídica. Isso significa que em caso de venda ou prestação de serviço para pessoa física, o Microempreendedor Individual pode optar pela emissão do documento, que se torna obrigatória somente se o consumidor exigir.

Além disso, os profissionais liberais e autônomos não são obrigados a emitirem a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), apesar disso, a recomendação é que, se possível, o documento será gerado. Vale ressaltar ainda que a não emissão da nota fiscal em situações de obrigatoriedade pode ser considerada sonegação fiscal, já que a empresa ou profissional autônomo está omitindo um recebimento.

Como receber seguro desemprego pelo Caixa Tem?

Como emitir nota fiscal sem CNPJ?

Como dito inicialmente, o autônomo pode emitir nota fiscal tendo ou não um CNPJ, ou seja, não é necessário ser uma pessoa jurídica para emitir o documento fiscal. Isso porque as prefeituras disponibilizam a emissão de nota fiscal avulsa, a partir de um cadastro.

Contudo, para isso, o profissional deve se dirigir a prefeitura de sua cidade e realizar o registro como autônomo. Sendo assim, será necessário pagar uma taxa municipal para obter o número de registro, que então dará acesso à emissão e impressão de notas fiscais em gráficas.

Com a FinanZero o dinheiro do seu empréstimo pessoal cai na conta em até 24 horas úteis! 

Como emitir nota fiscal com CPF?

É possível emitir nota fiscal com CPF, no entanto, o profissional autônomo deve, antes, obter o número de registro na prefeitura de sua cidade, conforme explicado no item anterior. Dessa forma, após concluir o cadastro como prestador de serviços, será habilitada a emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica através do CPF.

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Deixa nos comentários! Ah, acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como receber o seguro-desemprego pelo Caixa Tem?

Caixa Tem: qual a operação, como depositar, como receber por QR Code, como receber e […]

Ler artigo completo

1 resposta para “Sou autônomo, como emitir nota fiscal?”:

  1. RODRIGO disse:

    QUAL BASE LEGAL PARA EMISSÃO DE NOTA FISCAL DE SERVIÇO NO CPF?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Navegue por:

    Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
    PáginasFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresas
    Solicite seu empréstimo