FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Trabalhadores já podem receber o décimo terceiro de 2022. Veja mais

Trabalhadores já podem receber o décimo terceiro de 2022. Veja mais

Compartilhe esse post:

Existe uma crença comum entre os trabalhadores de que o décimo terceiro só pode ser recebido no final do ano, mas, às vezes não é bem assim.

O décimo terceiro é um direito trabalhista que surgiu há 60 anos e é um dos direitos sociais dos trabalhadores urbanos e rurais.

O mais comum é que as empresas liberem o benefício no final do ano, porém, as que quiserem, já podem efetuar o pagamento a seus funcionários.

De acordo com a lei 4.749 de 12 de agosto de 1965, o pagamento do décimo terceiro deve ser feito em duas parcelas. A primeira, deve ser paga entre o dia 1º de fevereiro a 30 de novembro e a segunda deve ser paga obrigatoriamente até 20 de dezembro.

Podem receber o benefício trabalhadores rurais, urbanos, domésticos ou avulsos que trabalhem sob o regime Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

É importante destacar que se o contrato de trabalho tiver se encerrado, o trabalhador tem direito ao benefício, de maneira proporcional ao período trabalhado.

Tive aumento de salário, como fica o 13°?

Qual o valor do décimo terceiro em 2022?

O valor que cada trabalhador vai receber varia de acordo com o seu salário e com o período trabalhado neste ano de 2022.

Como funciona o plano GigaTon para máquinas de cartão?

Como funciona o pagamento do benefício?

O pagamento do décimo terceiro funciona de acordo com o período em que o trabalhador trabalhou na empresa. Veja abaixo.

Trabalhador que trabalhou durante o ano todo

Aqueles que trabalharam durante o ano todo em uma empresa, vão receber o valor integral de seu salário no décimo terceiro.

Trabalhador que trabalhou alguns meses

Se a empresa escolher pagar o trabalhador em duas parcelas, o cálculo será o seguinte:

  • Salário divido por 12 e multiplicado pelo número de meses até outubro = 50% da primeira parcela;
  • Salário divido por 12 e multiplicado por 10. Deste valor, subtrair o valor da primeira parcela e descontar o INSS e Imposto de Renda.

Se a empresa escolher pagar o décimo terceiro em uma única parcela, o cálculo é o seguinte: dividir o valor do salário por 12 e multiplicar o resultado pela quantidade de meses trabalhados. É importante lembrar que é preciso descontar o INSS e o Imposto de Renda.

Qual é o calendário do PIS para o ano de 2022?

Quem não pode receber o décimo terceiro?

O décimo terceiro é pago a todos os trabalhadores que exercem suas atividades laborais sob o regime CLT, porém existem profissionais que não tem direito ao benefício. São eles:

  • Estagiários;
  • Profissionais que foram demitidos por justa causa;
  • Profissionais autônomos.

No caso dos estagiários, existem empresas que optam por realizar o pagamento do décimo terceiro. Contudo, como dito, esta não é uma obrigação.

Fui demitido na experiência, quais meus direitos?

Tem mais alguma dúvida sobre o fato de que os trabalhadores já podem receber o décimo terceiro de 2022 ou alguma outra? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como funciona o plano GigaTon para máquinas de cartão?

Saiba mais detalhes sobre o plano GigaTon para máquinas de cartão. Veja quais são as taxas cobradas e como adquirir uma maquininha.

Ler artigo completo

0 respostas para “Trabalhadores já podem receber o décimo terceiro de 2022. Veja mais”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresas
Solicite seu empréstimo