FinanzeroBlogCrédito

Tudo que você precisa saber sobre consórcio para tratamento odontológico

Tudo que você precisa saber sobre consórcio para tratamento odontológico

Compartilhe esse post:

O consórcio para tratamento odontológico é uma opção para quem precisa fazer um procedimento, mas não tem capital necessário para isso.

Cuidar dos dentes é algo que ajuda na autoestima, na saúde e no bem-estar de qualquer pessoa. Entretanto, fazer todos os tratamentos necessários é algo que pode ter um alto valor financeiro. Por isso, muitas pessoas têm dúvidas de como criar uma rotina de idas ao consultório dentário sem comprometer o orçamento familiar.

Uma forma de realizar os procedimentos necessários é por meio do consórcio. Isso porque essa é uma modalidade de autofinanciamento, que permite o pagamento mensal e sem taxa de juros.

Neste artigo, explicaremos o que é e como funciona o consórcio para tratamento odontológico, além de apresentar suas principais vantagens e desvantagens. Para saber mais, continue a leitura!

Existe consórcio para rinoplastia? Descubra como contratar

O que é consórcio para tratamento odontológico?

Consórcio para tratamento odontológico é um financiamento coletivo, também conhecido como programa de pagamento parcelado voltado para procedimentos dentários. Essa modalidade é uma alternativa para tornar os tratamentos odontológicos mais acessíveis, permitindo que os pacientes paguem ao longo do tempo, em vez de uma única vez.

Dentre os serviços podem estar procedimentos voltados para saúde bucal ou estéticos, mas isso dependerá do contrato feito entre o consorciado e a administradora.

Como funciona um empréstimo para rinoplastia?

Como funciona o consórcio para tratamento odontológico?

O consórcio para tratamento odontológico funciona de maneira semelhante aos consórcios tradicionais, de serviços e bens, como imóveis, veículos, entre outros.

Em suma, um grupo de pessoas interessadas em realizar procedimentos dentários se associa e contribui com pagamentos regulares. Mensalmente, um membro do grupo pode ser escolhido para receber a carta de crédito e assim contratar o serviço de interesse.

Vale destacar que esse processo continua até que todos os membros do grupo tenham recebido o tratamento.

Um ponto importante é que, algumas clínicas ou prestadores de serviços odontológicos podem oferecer planos de pagamento personalizados para grupos de pacientes interessados em implantes dentários. Esses planos podem envolver contribuições mensais até que cada membro do grupo tenha pagado o valor total do tratamento.

Existe consórcio para silicone? Descubra como contratar

Como funciona a contemplação?

A contemplação em um consórcio de tratamento odontológico é o momento em que um participante tem a oportunidade de utilizar o crédito que adquiriu para a compra do serviço desejado. Lembrando que essa contemplação pode ocorrer de duas formas principais: por meio de sorteio ou lance.

Sorteio

O sorteio é um método aleatório no qual todos os participantes do consórcio concorrem igualmente para serem contemplados. Isso ocorre em assembleias previamente agendadas, são sorteados os números ou cotas contempladas.

Cada participante tem um número ou conjunto de números associados à sua cota, e aquele cujo número for selecionado na assembleia é contemplado. É importante ressaltar que, mesmo que um participante não seja contemplado em um sorteio, ele continua concorrendo nos sorteios subsequentes até o término do grupo.

Lance

Além do sorteio, os participantes podem tentar a contemplação por meio do lance. O lance é uma oferta de antecipação de pagamento que o consorciado faz para aumentar suas chances de ser contemplado. Quem oferece o lance mais alto tem a chance de ser contemplado primeiro. Vale observar que, para ofertar um lance, o consorciado deve ter recursos disponíveis para o pagamento

A frequência de sorteios e a política de lances podem variar de acordo com as regras estabelecidas pela administradora do consórcio. A administradora é a entidade responsável por organizar e gerenciar o consórcio, garantindo que as regras sejam seguidas e que o processo seja transparente.

Logo que o consumidor é contemplado, ele tem o direito de utilizar o crédito para adquirir o bem ou serviço previamente definido no contrato de consórcio. Mesmo após a aquisição do serviço, o consorciado continua contribuindo para o grupo até o final do prazo estipulado no contrato, ajudando a viabilizar a contemplação de outros participantes.

5 dicas para aumentar a sua frota de caminhões

Quais procedimentos podem ser realizados com o consórcio para tratamento odontológico?

Existem diversos serviços que podem ser cobertos pelo consórcio de tratamento odontológico, são alguns deles:

  • limpeza
  • clareamento
  • tratamento de canal
  • implante dentário;
  • aparelhos fixos e móveis;
  • facetas de porcelana;
  • próteses dentárias;
  • periodontia / cirurgia plástica na gengiva.

Vantagens e desvantagens do consórcio odontológico

Assim como em outros tipos de consórcio, nesse existem as vantagens e desvantagens. Por isso, veja os principais benefícios e riscos de contratar esse autofinanciamento:

Vantagens

Acesso sem pagamento integral: o consórcio para tratamento odontológico oferece a oportunidade de realizar o procedimento sem a necessidade de realizar o pagamento integral antecipado. Isso pode ser benéfico para pessoas que não têm os recursos financeiros imediatos para cobrir o custo total do procedimento.

Pagamentos parcelados: assim como no item anterior, o consórcio permite que os participantes realizem pagamentos mensais ou de acordo com um cronograma pré-determinado. Isso pode facilitar o planejamento financeiro, tornando o tratamento mais acessível.

Possibilidade de contemplação antecipada: através de lances, os participantes têm a chance de serem contemplados antecipadamente, possibilitando a realização do implante antes do término do prazo estabelecido no contrato.

Ausência de juros: Ao contrário de alguns métodos de financiamento que envolvem o pagamento de juros, o consórcio geralmente não inclui taxas de juros. Isso pode tornar o custo total do implante dentário mais previsível e potencialmente mais econômico.

Desvantagens

Contemplação pode demorar: dependendo do número de participantes e das regras do consórcio, a contemplação por sorteio pode demorar. Isso significa que a pessoa pode ter que esperar um período considerável antes de poder realizar o implante.

Falta de flexibilidade: em alguns consórcios, a escolha do provedor de serviços (clínica odontológica) pode ser restrita. Isso pode limitar a liberdade do participante em escolher um profissional ou local específico para realizar o implante.

Riscos com a administradora: a experiência do consorciado pode depender da idoneidade e eficiência da administradora do consórcio. Problemas com a gestão do consórcio podem afetar negativamente a experiência dos participantes.

Como solicitar um consórcio para tratamento odontológico?

O processo para solicitar um consórcio envolve algumas etapas, veja:

  1. Encontre uma administradora que oferte esse tipo de consórcio;
  2. Selecione o grupo de que deseja participar, podendo ser um novo ou em andamento;
  3. Leia com cautela e assine o contrato, definindo valores e quantidade de parcelas;
  4. Inicie os pagamentos e comece a participar das assembleias.

Você tem mais alguma dúvida sobre como um consórcio para tratamento odontológico? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero

Próximo artigo

Existe consórcio para rinoplastia? Descubra como contratar

Veja como funciona o consórcio para rinoplastia, um passo a passo para contratá-lo e quais as principais características da modalidade.

Ler artigo completo

0 respostas para “Tudo que você precisa saber sobre consórcio para tratamento odontológico”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresas
Solicite seu empréstimo