O Auxílio Brasil, benefício que substitui o Bolsa Família está zerando suas filas de espera e o governo está incluindo cada vez mais famílias no programa.

O governo incluiu entre o final de dezembro de 2021 e janeiro de 2022, mais de 3 milhões de famílias no programa Auxílio Brasil, fazendo com o que o mesmo atinja a marca de mais de 17 milhões de famílias que serão beneficiadas. Com essa inclusão das novas famílias as filas de espera estão quase zeradas.

O programa terá um cartão, assim como o seu precedente, o Bolsa Família. Estas 3 milhões de famílias que acabaram de ser incluídas serão as primeiras a receberem o cartão do benefício. Segundo o Instituto da Previdência Social, elas receberão via correios, duas cartas da Caixa Econômica Federal. Uma com um informações gerais sobre o programa social e outra com o cartão Auxílio Brasil. O envio dos cartões foi iniciado na última semana, por isso é importante se atentar a correspondência.

Com o novo cartão do benefício será possível realizar saques diretamente em uma Agência Caixa ou em qualquer casa lotérica. Destaca-se que o prazo para sacar o benefício é de 120 dias após ele ter caído na conta.

Mas como o cartão é criado? Ele é feito automaticamente a partir dos dados cadastrais do beneficiário. O cartão é gerado em nome do responsável familiar e é enviado para o endereço que consta no cadastro no CadÚnico.

Para os que começaram a receber o benefício em novembro de 2021, ainda não há uma data oficial divulgada informando quando será o recebimento do cartão Auxílio Brasil, portanto, as famílias que não receberem o cartão por agora, poderão continuar utilizando o do Bolsa Família ou o do Cartão Cidadão.

Posso ter meu auxílio brasil cancelado?

Qual o calendário de pagamentos do Auxílio Brasil para janeiro de 2022?

O calendário de pagamentos do Auxílio Brasil foi definido recentemente pelo Ministério da Cidadania e divulgado através da Caixa Econômica Federal. Os pagamentos em dezembro do ano passado foram antecipados devido ao Natal, mas neste início de ano, eles serão realizados nos dez últimos dias úteis do mês, seguindo o dígito final do Número de Identificação Social (NIS), continuando com o mesmo método do Bolsa Família.

Segue abaixo o calendário de pagamentos do Auxílio Brasil, correspondente a janeiro de 2022.

Final do NISDia do pagamento
118 de janeiro
219 de janeiro
3 20 de janeiro
4 21 de janeiro
524 de janeiro
625 de janeiro
7 26 de janeiro
827 de janeiro
928 de janeiro
031 de janeiro

Como faço para sacar com o cartão Auxílio Brasil?

Segundo o site da Caixa Econômica Federal, com o novo cartão do benefício Auxílio Brasil é possível realizar os saques nos correspondentes CAIXA, nos terminais de autoatendimento da CAIXA Aqui e em qualquer casa lotérica no Brasil.

O saque nas casas lotéricas e nos correspondentes CAIXA Aqui só poderá ser feito com um documento de identificação em mãos.

O saque pode ser feito no mesmo dia em que o pagamento foi efetuado e o prazo máximo para sacar o benefício, como dito anteriormente, é de 120 dias após o depósito.

Empregada doméstica tem direito a acerto por tempo de serviço?

Como faço para cadastrar a senha do cartão do Auxílio Brasil?

Para cadastrar ou recadastrar a senha do cartão Auxílio Brasil, deve-se ligar para o número 111, correspondente ao atendimento CAIXA Auxílio Brasil. É importante ter em mãos o cartão do benefício, o NIS, documento de identidade e CPF, pois esses dados poderão ser solicitados durante o atendimento.

O passo a passo será falado no decorrer do atendimento e após feito o procedimento basta ir em alguma casa lotérica com um documento de identificação e finalizar o processo de cadastramento ou recadastramento da senha.

Meu Auxílio Brasil está bloqueado, o que pode ser?

Alguns beneficiários do Auxílio Brasil tem notado que ao acessarem o aplicativo Caixa TEM para consultarem o benefício Auxílio Brasil, uma mensagem que diz “Benefício bloqueado para crédito do benefício em conta” surge na tela. Muitos não sabem o que isso significa. Esta mensagem pode aparecer por dois motivos. O primeiro é que a Caixa está apenas passando ao beneficiário a informação de que o benefício estará bloqueado até a data estipulada no calendário para o recebimento e saque do Auxílio Brasil. Na data certa, a mensagem deixará de aparecer. A segunda razão que pode estar ocasionando o aparecimento deste aviso, é o fato de o cadastro do beneficiário no CadÚnico estar desatualizado, portanto, vale a pena verificar antes de mais de nada se todos os dados cadastrais do CadÚnico estão corretos e atualizados.

Tem mais alguma dúvida sobre o Auxílio Brasil? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.