FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Veja como desbloquear o Pix da Caixa

Veja como desbloquear o Pix da Caixa

Compartilhe esse post:

O Pix da Caixa está disponível desde 2020, quando o sistema de pagamentos foi lançado pelo Banco Central do Brasil. O desbloqueio, no entanto, pode variar de acordo com a situação do usuário.

O Pix é um meio de pagamentos criado pelo Banco Central que começou a funcionar em 16 de novembro de 2020. Com ele, usuários podem realizar pagamentos e transferências bancárias de forma instantânea, ou seja, o sistema está disponível 24 horas por dia, a qualquer dia da semana, inclusive finais de semana e feriados.

Sendo assim, dentre as funcionalidades, é possível realizar as operações em até dez segundos, mesmo que entre instituições financeiras distintas, ou seja, diferente do modelo tradicional de DOC, por exemplo, em que é comum o dinheiro cair na conta somente no dia útil posterior, nas transações realizadas através do Pix, o valor é disponibilizado na conta do receber dez segundos após a operação.

Isso acontece porque o reconhecimento acontece em tempo real, logo, não há restrições relacionadas ao dia e/ou horário da operação. Portanto, de modo geral, o Pix permite:

  • transações entre pessoas físicas;
  • transações entre pessoas físicas e jurídicas, incluindo o comércio eletrônico;
  • transações entre pessoas jurídicas;
  • pagamentos a órgãos governamentais, como no caso de recolhimento de impostos e outros tributos ou taxas.

Realize uma simulação de empréstimo pessoal online e tenha acesso a até 10 ofertas pré-aprovadas.

Passo a passo para desbloquear o Pix da Caixa

Antes de explicar como desbloquear o Pix da Caixa, é importante ressaltar que não é necessário baixar um aplicativo específico para utilizar o Pix. É preciso, apenas, que o usuário tenha uma conta corrente ou poupança na Caixa, inclusive também é válida a conta no Caixa TEM, e tenha o aplicativo Caixa ou Caixa TEM instalado no celular.

Primeiro acesso

O Pix foi incluído pela Caixa em seus aplicativos, portanto, em caso de primeiro acesso, para desbloqueá-lo basta acessar o app e clicar na opção “Pix”. Haverá algumas instruções sobre o uso do sistema e, em seguida, será possível cadastrar a chave Pix, que é o nome dado para a identificação de uma conta. Isso significa que, ao cadastrar uma ou mais chaves Pix, o usuário não precisa informar a conta e agência durante as transações, basta informar a chave.

Para cadastrar a chave Pix o usuário pode utilizar o CPF/CNPJ, e-mail, número de celular e chave aleatória. Essa última se trata de uma sequência de números e letras gerada automaticamente. Portanto, para cadastrar a chave Pix no aplicativo Caixa, basta seguir o seguinte passo a passo:

  • acesse o app e clique na opção “Pix”,
  • selecione “cadastrar chave” e escolha uma das opções que deseja cadastrar: CPF, número de celular, e-mail ou chave aleatória;
  • em alguns casos, é possível que a Caixa envie um código de segurança por e-mail ou SMS, se for o caso, basta inseri-lo na etapa seguinte;
  • então, é só ler os termos e condições de uso e clicar na confirmação de leitura;
  • por fim, informe a senha da conta e aguarde a mensagem de confirmação do Pix da Caixa.

Quem utiliza o app Caixa TEM, por sua vez, deverá seguir o passo a passo a seguir:

  • ao acessar o app, selecione na opção “Pix” e clique no botão “Vamos lá”;
  • escolha quais chaves deseja cadastrar, se CPF, e-mail, número de celular ou chave aleatória, e clique em “cadastrar chaves selecionadas”;
  • digite a senha do Caixa Tem e clique no botão “Ok, entendi”. Pronto, as chaves serão cadastradas.

É importante ressaltar que não é obrigatório cadastrar uma chave, isso é, para desbloquear o Pix da Caixa basta acessar a opção Pix, no aplicativo, e permitir o acesso. Com isso, quem não cadastrar a chave Pix poderá utilizar o sistema de pagamentos normalmente, com a diferença de que, ao receber qualquer quantia, o pagador deverá inserir o número da conta e agência, ao invés da chave. Da mesma forma, será possível realizar pagamentos ou envio de dinheiro para outras pessoas e estabelecimentos através da chave Pix destes.

Por que não consigo antecipar meu saque aniversário?

Por que meu Pix da Caixa foi bloqueado?

Quem já realizou o desbloqueio do Pix da Caixa no primeiro acesso, mas se deparou com o sistema bloqueado posteriormente, precisa verificar o motivo diretamente no aplicativo da instituição. Isso porque o bloqueio da conta pode estar relacionado a diversos fatores, inclusive à prevenção à fraude.

De modo geral, é comum o próprio aplicativo apresentar uma notificação, explicando o possível motivo do bloqueio temporário. Contudo, vamos listar a seguir 5 possíveis causas de bloqueio do Pix da Caixa e o que fazer.

Quais são as novas regras do Pix.

Bloqueio por medida judicial: se o usuário estiver respondendo por algum processo junto a órgãos como Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), Receita Federal ou Polícia Federal, o juiz pode solicitar o bloqueio de suas contas. Em situações assim, a instituição financeira não pode recusar o pedido, e o usuário, por sua vez, deve aguardar até que o processo jurídico se resolva.

Bloqueio por segurança: esse tipo de bloqueio, também conhecido como bloqueio por análise de segurança, acontece para evitar fraudes, então é realizada uma análise de segurança, logo, alguns recursos ficam indisponíveis. Para desbloquear, é comum que as instituições financeiras, como a Caixa, solicitem que o usuário faça o procedimento de verificação, que consiste em enviar uma selfie e também uma foto de documento de identificação.

Limite excedido: todos os usuários Pix têm um limite diário estabelecido para realizar transferências e/ou pagamentos, portanto, ao exceder esse valor, o banco bloqueará transações posteriores. Neste caso, o usuário pode aguardar o dia seguinte, quando haverá disponível um novo limite diário, ou solicitar o aumento do limite. No entanto, é importante destacar que, por motivos de segurança, a liberação de aumento no limite Pix não é automática e pode demorar até 48 horas para ser aprovada.

Bloqueio por retenção: o bloqueio por retenção acontece se houver suspeita, por parte do banco, de que a transação é oriunda de uma fraude. Com isso, o pagamento ou transferência fica retido por 30 minutos, durante o dia, ou uma hora, no período da noite, para que a instituição realize uma análise mais detalhada. Nessas situações, o usuário deve aguardar a análise e liberação do serviço.

Bloqueio cautelar: o bloqueio cautelar também é voltado à prevenção à fraude, no entanto, o bloqueio é realizado na conta do recebedor. Ou seja, a instituição que detém a conta de quem recebeu a quantia bloqueia os recursos por até 72 horas, se houver suspeita. Assim como no bloqueio por retenção, o usuário deve aguardar a análise do banco, que se compreender que não há problema na transação, realizará o desbloqueio.

Por fim, caso o bloqueio da conta permanece e não se encaixe em nenhuma das possíveis causas citadas acima, a recomendação é entrar em contato com a Caixa, através de um dos telefones listados a seguir:

4004-0104, para capitais e regiões metropolitanas

0800-104-0104 para demais regiões.

Precisa de dinheiro para quitar as dívidas? Solicite um empréstimo pessoal com a FinanZero. 

Ficou mais alguma dúvida sobre como desbloquear o Pix da Caixa? Deixa nos comentários! e não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Por que não consigo antecipar meu saque aniversário?

Saque aniversário: como funciona a antecipação, qual banco faz, onde e como fazer, valor obrigatório […]

Ler artigo completo

5 respostas para “Veja como desbloquear o Pix da Caixa”:

  1. MALVINA ERCILIA FERREIRA disse:

    Quero desbloquear.mei pix

    • Rubens campos de almeida disse:

      Desbloquear meu pix da caixa econômica

      • Marcos José de lima disse:

        Quero recuperar meu pix

        • Maurício Borges Leal disse:

          Recuperar meu pix

          • Filipe Araújo silva Batista disse:

            Ótimo

            Deixe um comentário

            O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

            Navegue por:

            Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
            PáginasMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoKeycash – Financiamento e Crédito ImobiliárioSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosCredistar: Empréstimo Pessoal OnlineWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de Empréstimo
            Solicite seu empréstimo