Veja quem pode fazer o saque extraordinário do FGTS até dezembro
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Saque extraordinário: saiba quem são os trabalhadores que ainda podem sacar o valor de R$ 1 mil das contas do Fundo de Garantia.
O saque extraordinário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), liberado desde abril deste ano, ainda pode ser feito.
Muitos trabalhadores ainda não sacaram o benefício de R$ 1 mil. Essas pessoas poderão fazer isso até o dia 15 de dezembro. Esse novo prazo foi estipulado porque mais de R$ 9,2 bilhões de recursos não foram movimentados.
Nesse post, vamos falar um pouco mais sobre quem pode fazer o saque extraordinário do FGTS até o fim do ano. Acompanhe:
Como pagar a fatura do cartão de crédito com outro cartão?
O que é o saque extraordinário do FGTS?
Trata-se de um saque instituído pela Medida Provisória nº 1.105/22, que permite ao trabalhador movimentar uma determinada quantia de sua conta no FGTS.
Essa movimentação tem o limite de até R$ 1 mil, desde que o cidadão tenha saldo disponível.
Em 2022, os saques foram liberados em abril e seguiram até junho, sempre usando o mês de nascimento no cronograma de beneficiários.
Muitos trabalhadores não mexeram neste valor e o governo resolveu estender o prazo para movimentação, que agora segue até dezembro.
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Como movimentar esse dinheiro?
Para fazer o saque extraordinário, os trabalhadores não precisam fazer nada. Basicamente, o valor é depositado de forma automática na conta poupança social digital de cada pessoa.
Essa conta é criada, gratuitamente, para o trabalhador e pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.
Vale ressaltar que esse aplicativo é gratuito e pode ser encontrado na Google Play Store (Android) e Apple Store (iOS).
Como alterar a conta bancária para receber o FGTS?
Quem poderá receber o saque extraordinário?
Todos os trabalhadores que ainda não movimentaram a quantia de R$ 1 mil, liberada na data definida pelo calendário.
Essa movimentação só pode ser feita se o cidadão tiver saldo em suas contas. Mas vale lembrar que o valor pode ser até R$ 1 mil, de acordo com o valor disponível.
Em resumo, todos os trabalhadores que possuem contas do FGTS com saldo disponível têm direito ao saque extraordinário.
Como citamos, o valor é depositado automaticamente, mas se isso não ocorrer, o trabalhador deve entrar em contato com a Caixa Econômica Federal (CEF).
Não tive acesso ao saque do FGTS. O que pode ter acontecido?
Existem algumas questões que podem bloquear o valor do FGTS do trabalhador. Veja quais são as possibilidades:
- Conta com saldo insuficiente;
- Valor bloqueado como garantia para saque aniversário antecipado.
- Solicitação de devolução de valores recolhidos pelo empregador;
- Bloqueio judicial;
- Dados inconsistentes.
Em caso de dúvidas, o ideal é entrar em contato com a Caixa, sempre através de seus canais oficiais.
Como consultar o saldo disponível nas contas do FGTS?
Para saber o valor disponível nas contas, o trabalhador pode optar entre verificar pelo site, aplicativo ou em uma agência da Caixa.
Através do site do FGTS, o trabalhador consegue saber o valor disponível no saldo e se tem ou não direito ao saque extraordinário. Além disso, é possível saber a data em que o valor será disponibilizado no Caixa Tem.
Pelo aplicativo e pela agência, as informações são mais completas. O usuário pode consultar valor, data de recebimento, alterar cadastro na conta poupança social digital e ainda informar que não quer fazer o saque extraordinário.
Se não quiser movimentar o dinheiro, o trabalhador pode solicitar que o valor seja enviado para as contas do fundo novamente. Isso pode ser feito pelo app ou pela agência.
Você tem mais alguma dúvida sobre o saque extraordinário do FGTS? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.
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Perguntas frequentes sobre a FinanZero
O que é análise de crédito?
A análise de crédito é a forma como as instituições financeiras conseguem analisar o perfil do consumidor e verificar se o mesmo possui um bom ou mau histórico de pagamentos. Por meio dessa análise que os bancos e fintechs verificam as probabilidades de adimplência ou inadimplência do tomador de crédito. Ou seja, quais as chances do cliente pagar as parcelas do empréstimo em dia, uma vez que o crédito for aprovado e concedido.
Assim sendo, essa análise é aplicada em quase todas as solicitações financeiras feitas pelos clientes. Só para exemplificar, podemos citar além dos pedidos de empréstimo, a obtenção de cartões de crédito, financiamentos, limite de cheque especial e até mesmo abertura de conta em bancos.
Já que cada banco possui uma política interna, os motivos específicos que podem reprovar algum pedido do cliente durante a análise de crédito variam muito. Todavia, abaixo listamos alguns pontos que são levados em consideração para a aprovação – ou não – das ofertas:
- Histórico de pagamento;
- Pontuação do score;
- Comprometimento da renda em mais de 30%;
- Vínculos profissionais;
- Compatibilidade das informações;
- Histórico de residência;
- Ocupação e comprovante de renda.
A redação da FinanZero já fez um post detalhado sobre cada um desses pontos e como eles impactam na sua análise de crédito. Para mais informações, confira o post do blog “O que é análise de crédito?“.
O que é score?
O score de crédito é uma pontuação que determina os hábitos de pagamento dos indivíduos no mercado de crédito. Mensurado por bureaus de crédito (os “birôs”), o score tende a variar entre 0 a 1000, sendo 0 o mais próximo do perfil inadimplente, e 1000 o mais próximo do perfil adimplente.
Em outros termos, o perfil inadimplente seria o “mau pagador”. E o perfil adimplente seria o “bom pagador”. A pontuação do score é definida por meio da coleta de diversos dados pessoais do consumidor, como a quantidade de cartões de crédito que o mesmo possui, o histórico de residência, o histórico de crédito, etc.
Desde que o Cadastro Positivo se tornou automático e foi aplicado à toda população brasileira, os serviços de proteção ao crédito obtêm acesso aos perfis das pessoas de maneira mais abrangente. E mais CPFs podem ter o score consultado nas plataformas digitais dos birôs.
Antes de aprovar algum crédito ao consumidor, as instituições financeiras realizam a análise de crédito do cliente, e um dos itens analisados é a pontuação do score desse cliente. Esse é um dado importante que determina o perfil completo e o histórico de pagamento do consumidor, tais como:
- pagamento das contas em dia;
- atraso de algum boleto;
- limite disponível em cartões de crédito;
- quitação antecipada de alguma compra;
- etc.
Para mais informações, confira o post do blog “O que é score? Como funciona?“.
Sou negativado. Posso conseguir um empréstimo pessoal?
Sim, pessoas com restrição no CPF também podem conseguir um empréstimo. Entretanto, a análise de crédito feita por nossos parceiros será mais criteriosa para as pessoas com algum tipo de inadimplência.
A FinanZero conta com parceiros que trabalham exclusivamente para o público que possui alguma restrição no nome. Nesses casos, por exemplo, é possível deixar o celular como garantia do empréstimo ou financiar o pagamento das parcelas por meio das contas de luz. Desse modo, nossos parceiros conseguem uma precaução mais assertiva que o valor concedido, será ressarcido.
Além disso, é importante ressaltar que as taxas podem ser mais altas devido ao risco de inadimplência. Os valores variam de acordo com a política interna de cada parceiro e os critérios estabelecidos são vinculados com o histórico de pagamento do consumidor. Por isso, as taxas para negativados podem ser mais altas e o processo de aprovação mais moroso.
Para mais informações, confira o post do blog “Como fazer empréstimo mesmo estando negativado(a)?“.
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