FinanzeroBlogBenefícios do Governo

A antecipação do saque-aniversário bloqueia o FGTS?

A antecipação do saque-aniversário bloqueia o FGTS?

Atualizado em: Quarta-feira, 01/06/2022 às 18h54
Compartilhe esse post:WhatsappFacebookLinkedInTwitter

Sinto muito, seu dispositivo não suporta leitura de texto

Saque-aniversário: como solicitar, como funciona o pagamento, quantas vezes pode ser feito e demais informações sobre a modalidade

O saque-aniversário é uma modalidade de saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O benefício trabalhista é pago aos trabalhadores mas só pode ser sacado em algumas situações específicas, como doenças graves, a compra de um imóvel ou aposentadoria. O saque-aniversário permite a retirada desse benefício uma vez por ano.

De acordo com dados da Caixa Econômica Federal, a modalidade já foi adquirida por mais de 21 milhões de trabalhadores. O saque-aniversário conta ainda com uma opção de empréstimo, conhecida como antecipação do benefício. Com o alto número de indivíduos que recebem o FGTS por meio do saque-aniversário é comum que algumas dúvidas surgam em relação a essa modalidade.

Precisando de dinheiro? Encontre as melhores ofertas de antecipação do saque-aniversário com a FinanZero!

Como faço para solicitar a antecipação do saque aniversário?

A antecipação do saque-aniversário é uma modalidade de empréstimo que consiste na antecipação das parcelas recebidas uma vez ao ano. Então, um dos pré-requisitos para conseguir o crédito é adquirir ao saque-aniversário do FGTS. O indivíduo recebe um valor que já estaria em sua conta e já seria pago pela modalidade.

Para fazer a solicitalção desse crédito é preciso encontrar uma instituição financeira que ofereça essa opção de empréstimo. É comum que muitos bancos possuam esse produto, já que apresenta menos chances de inadimplência. O processo de adquisição dessa modalidade pode ser rápido, sendo necessário a comprovação do valor na conta do FGTS.

Como funciona o pagamento do empréstimo do saque aniversário?

O pagamento da antecipação do saque-aniversário é feita de forma automática pelo banco. Então, a partir da liberação do crédito, o cliente recebe o dinheiro desejado em sua conta enquanto a instituição credora passa a ter acesso a conta do FGTS do indivíduo.

O valor que seria depositado anualmente passa a ser recolhido pelo banco, pagando então a quantia do empréstimo. Com isso, a conta do indivíduo ficará restrita ao uso da instituição e voltará a ser liberada ao solicitante após o pagamento total das parcelas do crédito.

Quando será liberado o empréstimo consignado do Auxílio Brasil?

Quantas vezes posso antecipar o saque aniversário?

O número de vezes que é possível antecipar o benefício depende, isso porque o que será avaliado é o valor disponível na conta. Então, o cliente só poderá realizar o empréstimo se o valor solicitado estiver contido na conta do FGTS do indivíduo.

Então, se o empréstimo ainda estiver em processo, não será possível pedir por uma nova antecipação do benefício. Essa ação só ocorrerá após a quitação do crédito e ainda se o cliente tiver o valor desejado em sua conta.

Quem antecipou saque aniversário e ficou com o valor bloqueado não pode receber?

O valor do saque-aniversário que seria depositado uma vez ao ano, passa a ser do banco na antecipação do benefício, até que as parcelas sejam pagas. Dessa forma, o valor do saque-aniversário recebido será usado para o pagamento do emprésimo, de forma automática.

O benefício volta a ser recebido pelo indivíduo após o pagamento total do empréstimo. Então, ao final do pagamento, a conta volta a ser de uso do cidadão e o saque-aniversário passa a ser depositado como normalmente.

Como tirar extrato OFX do Banco Itaú?

Quando é descontado a antecipação do saque aniversário?

Os descontos da antecipação do saque-aniversário são feitos de forma anual. Como mencionado, o banco passa a utilizar o valor depositado na modalidade para pagar o empréstimo concedido. O valor pode ser descontado a partir da primeira parcela do crédito.

É vantajoso antecipar o saque aniversário?

As vantagens da antecipação do saque-aniversário podem variar de acordo com a vida financeira de cada indivíduo, mas assim como outras modalidades a antecipação também apresenta vantagens. Mesmo com o comprometimento da conta do FGTS do cidadão, o banco só descontará o valor da parcela do empréstimo. Quando as parcelas são totalmente pagas, o cidadão volta a ter acesso a sua conta e até mesmo pode solicitar novamente a antecipação.

Entre as vantagens da opção de crédito, podemos citar:

  • Não compromete o orçamento do solicitante;
  • Taxas de juros mais baixas;
  • O valor é depositado em um curto período de tempo;
  • Muitas instituições oferecem a modalidade;

A antecipação do saque-aniversário bloqueia o FGTS?

A antecipação do saque-aniversário é uma modalidade que disponibiliza o valor que seria recebido anualmente pelo indivíduo. Dessa maneira, o valor depositado na conta é usado pelo banco para pagar o crédito, contudo, a instituição apenas descontará a quantia das parcelas do empréstimo.

Com isso, o valor do benefício que não foi usado no pagamento ainda será de direito do indivíduo. Então, ainda que o empréstimo seja feito, é possível ainda ter o valor do FGTS na conta. Porém, só será possível ter acesso a esse valor após a quitação do crédito, nesse momento a conta será liberada para o indivíduo.

Aderi ao saque aniversário, tenho direito ao FGTS extraordinário?

E então, restou mais alguma dúvida sobre o bloqueio do FGTS na antecipação do saque-aniversário? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Quando será liberado o empréstimo consignado do Auxílio Brasil?

Como funciona o empréstimo consignado do Auxílio Brasil?Qual o valor limite para […]

Ler artigo completo

respostas para “A antecipação do saque-aniversário bloqueia o FGTS?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Navegue por:

    Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
    PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
    Solicite seu empréstimo