FinanzeroBlogCrédito

Afinal, fazer empréstimo em nome de idoso crime?

Afinal, fazer empréstimo em nome de idoso crime?

Compartilhe esse post:

Empréstimo em nome de idoso: saiba se essa prática é crime e o que pode acontecer nessa situação

O empréstimo consignado é uma das modalidades de crédito disponível para idosos. Suas condições são as melhores do mercado, tendo taxa de juros mais baixas e prazos mais extensos.

Por conta dessas vantagens, é muito comum ver pessoas apresentando interesse em consegui-lo. Mas ele é voltado para alguns públicos específicos e por isso algumas pessoas podem ter dúvidas se é possível solicitá-lo em nome de um aposentado, por exemplo.

Nesse post, vamos falar se há a possibilidade de fazer empréstimo em nome de idoso e o que pode acontecer nessa situação. Veja:

Dia nacional do livro infantil: confira 5 livros sobre educação financeira para crianças

Posso fazer empréstimo em nome de idoso?

Não. Nenhuma pessoa pode solicitar empréstimo em nome de idoso, pois é configurado crime. Na verdade, toda linha de crédito precisa ser pedida pelo titular e não para terceiros.

No caso dos idosos, a Lei 10.741, de 1º de outubro de 2003 diz o seguinte:

Art. 106-A. Aliciar, induzir ou instigar, por qualquer meio, oidoso a contrair empréstimos de forma fraudulenta que serão deduzidos em seus proventos, rendas, pensões ou aposentadorias.

Pena – detenção, de quatro a seis anos, e multa.

Art. 106-B – Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo de idoso, induzindo-o ou mantendo-o em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento:

Pena – reclusão, de três a dez anos, e multa.”

Financiamento imobiliário: o que é? Vale a pena? Como fazer?

Por que não é possível fazer empréstimo em nome de idoso?

Pedir empréstimo em nome de idoso não é permitido por ser considerado como uma violência financeira. Afinal de contas, isso significa se aproveitar de uma pessoa para obter vantagens.

Infelizmente, boa parte desses casos acontece com parentes dos idosos. A maioria é causada por filhos ou netos. Mas há também casos de golpistas que enganam pessoas mais velhas para utilizar seus dados nestas transações.

Os empréstimos bancários fazem parte dos principais tipos de violência financeira contra aposentados.

Consórcio de carros usados vale a pena?

Por que as pessoas solicitam crédito em nome de idosos?

Existem diversas motivações para que as pessoas solicitem empréstimo em nome de idoso. A primeira delas é a facilidade que os golpistas encontram para enganar pessoas com mais idade.

Muitos idosos não entendem como a tecnologia funciona e assim, acabam passando seus dados para criminosos. Além disso, muitos golpes acontecem em idas ao banco, uma vez que aposentados costumam pedir auxílio para utilizar caixas eletrônicos.

Outro atrativo é que aposentados têm a oportunidade de pedir empréstimo consignado, uma modalidade que tem as parcelas sendo descontadas em folha. Esse tipo de crédito é um dos mais fáceis de se conseguir aprovação, pois ele tem garantia de pagamento.

Outros tipos de violência financeira com idosos

Além do pedido de empréstimo em nome de idoso, existem outros tipos de violência financeira contra estas pessoas. Veja:

Tirar autonomia

Uma das principais formas de causar violência financeira é tirar a autonomia do idoso. Indivíduos golpistas se aproveitam da idade ou de possíveis problemas de saúde para ‘administrar’ o dinheiro da vítima.

Insistência

Nem sempre o golpe do empréstimo vem de pessoas. Algumas instituições financeiras insistem para que o idoso faça o pedido do crédito. O processo acontece de forma tão contundente, que ele acaba aceitando, mesmo não querendo e nem precisando.

Você tem mais alguma dúvida sobre o empréstimo em nome de idoso? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Consórcio de carros usados vale a pena?

Entenda como funciona o consórcio de carros usados, como escolher e quais são as vantagens e desvantagens da opção.

Ler artigo completo

0 respostas para “Afinal, fazer empréstimo em nome de idoso crime?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasMais ValorViaCerta – BankingSuhai – seu veículo protegidoMinuto Seguros – protegendo o seu autoKlubi – Consórcio OnlineKoin – Pague parcelado as suas comprasGalleria Bank – Empréstimo com garantia de imóvelFlow – Empréstimo com garantia de imóvelRegularizzando – Refinanciamento de ImóvelZapay – Refinanciamento de Veículo OnlineSmpCred – Empréstimo Pessoal OnlineCP Assessoria – Refinanciamento de Imóvel OnlineConsiga EmpréstimosCompare em Casa – SegurosZili Cred – Refinanciamento de Imóvel OnlineC6 Bank – Empréstimo Consignado e Cartão de créditoFacio – Empréstimo Pessoal OnlineTermos e condições de usoTermos e condições de usoTermos e condições de usoTermos e condições de usoCrédito PessoalMy Place Office_heMy Place Office_refinMy Place OfficeTermos e condições de usoRevenda de ConsórciosZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveis
Solicite seu empréstimo