FinanzeroBlogCrédito

Alugar ou financiar um imóvel: o que é melhor?

Alugar ou financiar um imóvel: o que é melhor?

Compartilhe esse post:

Saiba como escolher entre alugar ou financiar um imóvel e o que considerar nessa decisão

Ter a casa própria é o sonho de milhões de brasileiros, mas nem todos conseguem realizá-lo. Afinal de contas, um imóvel não é um item de baixo valor, ficando inacessível para muita gente.

Para ter o próprio lar, as pessoas costumam apostar no financiamento, mas também é algo que não está disponível para todos. Nesse caso, a solução restante é o aluguel. Mas qual dessas opções é a melhor?

Neste post, falaremos sobre esse tema e explicaremos mais sobre cada uma das modalidades e qual a ideal para cada caso. Acompanhe:

O que muda entre alugar ou financiar um imóvel?

A principal diferença é que o valor pago mensalmente em um aluguel serve apenas para um período em questão. Já no financiamento de imóvel, o valor conta como uma parte do pagamento para que ele se torne propriedade do pagador.

Outro ponto importante é que, para financiar o imóvel, o consumidor precisa ter um valor para entrada. Já na locação, é necessário pagar o que chamamos de depósito, um valor que serve como garantia contra a inadimplência.

Como consultar o saldo do Cartão Cidadão pelo aplicativo?

Quando vale a pena alugar um imóvel?

Como em qualquer transação financeira, a locação de um imóvel tem suas vantagens e desvantagens.

Um dos benefícios dessa modalidade é a mobilidade, pois você passa ter mais facilidade para se mudar, caso seja necessário. Afinal de contas, a burocracia para sair da casa é menor. Essa é uma boa opção para pessoas que costumam se mudar com frequência, seja por conta do trabalho ou por preferência.

Outra vantagem é a possibilidade de locar um imóvel, caso o cenário econômico não seja o ideal. Assim, você pode pensar em uma casa menor para pagar menos.

Mas é preciso ressaltar que, para saber se o aluguel é viável para seu bolso e se vale a pena. Por isso é importante colocar na ponta do lápis todos os pontos antes de tomar uma decisão.

Como gerar um link de pagamento para os meus clientes?

Quando o financiamento é mais vantajoso?

Para que um financiamento imobiliário valha a pena é preciso analisar quatro pontos muito importantes:

– Ter a certeza de que a família pretende viver boa parte da vida no imóvel adquirido;

– Saber que a parcela do financiamento não será muito acima do que seria pago em um aluguel;

– Que o imóvel adquirido tem qualidade para ser moradia definitiva;

– Se ter o próprio imóvel é um desejo de toda a família.

Caso todas essas questões tenham resposta positiva, com certeza o financiamento de imóvel pode ser uma boa opção.

Já a grande dificuldade do financiamento são as taxas de juros, que podem ser altas, fazendo com que o valor do imóvel fique muito acima do ideal. Mas é preciso avaliar todos os custos que envolvem a negociação, como a documentação, possível reforma, entrega das chaves, entre outras.

Dívidas de cartão? Confira algumas dicas de como não cair nessa cilada

Dicas na hora de escolher entre alugar ou financiar um imóvel

Analise qual opção se encaixa nos seus planos

Antes de escolher entre alugar ou financiar um imóvel é imprescindível pensar em todos os seus planos a médio e longo prazo. Você pensa em mudar de cidade ou trocar de emprego? Caso a resposta seja sim, talvez o financiamento não seja a melhor opção, pois isso acaba diminuindo as chances de se mudar com mais facilidade.

Se planeje financeiramente

Seja na locação ou no financiamento, saiba que o ideal é fazer um planejamento financeiro. Isso é importante para que tenha condições de arcar com a despesa mensal que o imóvel terá.

No caso do financiamento imobiliário, é importante que você não comprometa mais que 30% da sua renda mensal.

Saiba se é o melhor momento para financiar

Se você resolveu financiar o imóvel, saiba que o ideal é avaliar as taxas de jutos videntes, afinal, no mercado imobiliário, as oscilações são constantes. Por isso, antes de fechar contrato, observe a taxa básica de juros (Selic).

Confira todos os gastos antes de escolher entre alugar ou financiar um imóvel

Comprar um imóvel é o sonho de muita gente, mas quando isso não é possível, as pessoas optam pelo aluguel. Caso você consiga financiar, saiba que é essencial colocar na ponta do lápis todas as despesas extras com a aquisição de um bem desse porte.

Você terá gastos com manutenção, condomínio, IPTU, documentos de registro, entre outros.

Você tem mais alguma dúvida sobre o que é melhor entre alugar ou financiar um imóvel? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero

Próximo artigo

Autofinanciamento: o que é e como funciona

Autofinanciamento: o que é, como funciona, quais são as vantagens e quais as semelhanças com o consórcio. Saiba mais!

Ler artigo completo

0 respostas para “Alugar ou financiar um imóvel: o que é melhor?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresas
Solicite seu empréstimo