FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Após quanto tempo trabalhando CLT tenho direito ao FGTS?

Após quanto tempo trabalhando CLT tenho direito ao FGTS?

Compartilhe esse post:

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é direito de todo trabalhador demitido sem justa causa.

Todo trabalhador tem direito ao FGTS desde que tenha trabalhado com carteira assinada por pelo menos um mês. Para conseguir receber o benefício, o trabalhador deve ir à uma agência da Caixa Econômica Federal com o Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho em mãos.

Ademais, segundo a Lei 8.036, todo trabalhador tem direito ao benefício ao longo de todo o período em que estiver contratado.

O FGTS é composto por depósitos que são efetuados todos os meses em uma conta vinculada ao contrato de trabalho, na qual o empregador precisa depositar 8% do salário bruto.

Tendo isto em vista, quanto maior for o tempo de atividades laborais exercidas, maior será a quantia que o trabalhador terá nas contas vinculadas ao FGTS.

É importante destacar que o Fundo conta com dois tipos de contas, a ativa, correspondente ao emprego atual e a inativa, correspondente a empregos anteriores.

FGTS libera saque calamidade. Entenda

Quais trabalhadores tem direito ao FGTS?

Todos os trabalhadores que exercem suas atividades laborais sob o Regime Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) têm direito ao FGTS. São eles:

  • Trabalhadores rurais, inclusive safreiros;
  • Trabalhadores contratados sob regime temporário;
  • Trabalhadores contratados sob regime intermitente;
  • Trabalhadores avulsos;
  • Trabalhadores que exercem atividades no lar;
  • Diretores não empregados;
  • Atletas profissionais.

Limite do cartão de crédito vs limite de saque, tem diferença?

Não trabalho CLT, posso receber o benefício?

Não. Todos aqueles que não tem vínculo empregatício e não trabalham sob o regime CLT não podem receber o FGTS.

É o que acontece no caso de autônomos, freelancers e estagiários.

Se tenho direito ao FGTS, tenho também ao saque?

O FGTS e o saque do FGTS são coisas diferentes. Não é porque o trabalhador tem direito ao FGTS, que ele poderá receber o saque.

Caso a demissão ocorra por justa causa, o trabalhador não pode realizar o saque e nem tem direito a multa de 40% do Fundo.

O mesmo acontece nos casos de demissão voluntária, em que o trabalhador é quem se demite. Nesta situação também não há o direito ao FGTS.

Apesar disso, com a implementação da Demissão Consensual, após a reforma trabalhista em 2019, agora existe a possibilidade de mesmo nos casos em que o trabalhador peça demissão, ele receba 50% da multa rescisória sobre o saldo do FGTS.

Não consigo desbloquear o cartão Santander SX. O que fazer?

Ficou com mais alguma dúvida sobre após quanto tempo trabalhando CLT se adquire o direito ao FGTS ou alguma outra? Deixa nos comentários. Além disso, acompanhe a FinanZero nas redes sociais, para ficar por dentro desse e outros assuntos: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Tem como cancelar um Pix errado?

De acordo com o Banco Central, não é possível cancelar uma transação via Pix já […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Após quanto tempo trabalhando CLT tenho direito ao FGTS?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo