FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Após quanto tempo trabalhando CLT tenho direito ao FGTS?

Após quanto tempo trabalhando CLT tenho direito ao FGTS?

Compartilhe esse post:

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é direito de todo trabalhador demitido sem justa causa.

Todo trabalhador tem direito ao FGTS desde que tenha trabalhado com carteira assinada por pelo menos um mês. Para conseguir receber o benefício, o trabalhador deve ir à uma agência da Caixa Econômica Federal com o Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho em mãos.

Ademais, segundo a Lei 8.036, todo trabalhador tem direito ao benefício ao longo de todo o período em que estiver contratado.

O FGTS é composto por depósitos que são efetuados todos os meses em uma conta vinculada ao contrato de trabalho, na qual o empregador precisa depositar 8% do salário bruto.

Tendo isto em vista, quanto maior for o tempo de atividades laborais exercidas, maior será a quantia que o trabalhador terá nas contas vinculadas ao FGTS.

É importante destacar que o Fundo conta com dois tipos de contas, a ativa, correspondente ao emprego atual e a inativa, correspondente a empregos anteriores.

FGTS libera saque calamidade. Entenda

Quais trabalhadores tem direito ao FGTS?

Todos os trabalhadores que exercem suas atividades laborais sob o Regime Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) têm direito ao FGTS. São eles:

  • Trabalhadores rurais, inclusive safreiros;
  • Trabalhadores contratados sob regime temporário;
  • Trabalhadores contratados sob regime intermitente;
  • Trabalhadores avulsos;
  • Trabalhadores que exercem atividades no lar;
  • Diretores não empregados;
  • Atletas profissionais.

Limite do cartão de crédito vs limite de saque, tem diferença?

Não trabalho CLT, posso receber o benefício?

Não. Todos aqueles que não tem vínculo empregatício e não trabalham sob o regime CLT não podem receber o FGTS.

É o que acontece no caso de autônomos, freelancers e estagiários.

Se tenho direito ao FGTS, tenho também ao saque?

O FGTS e o saque do FGTS são coisas diferentes. Não é porque o trabalhador tem direito ao FGTS, que ele poderá receber o saque.

Caso a demissão ocorra por justa causa, o trabalhador não pode realizar o saque e nem tem direito a multa de 40% do Fundo.

O mesmo acontece nos casos de demissão voluntária, em que o trabalhador é quem se demite. Nesta situação também não há o direito ao FGTS.

Apesar disso, com a implementação da Demissão Consensual, após a reforma trabalhista em 2019, agora existe a possibilidade de mesmo nos casos em que o trabalhador peça demissão, ele receba 50% da multa rescisória sobre o saldo do FGTS.

Não consigo desbloquear o cartão Santander SX. O que fazer?

Ficou com mais alguma dúvida sobre após quanto tempo trabalhando CLT se adquire o direito ao FGTS ou alguma outra? Deixa nos comentários. Além disso, acompanhe a FinanZero nas redes sociais, para ficar por dentro desse e outros assuntos: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Tem como cancelar um Pix errado?

De acordo com o Banco Central, não é possível cancelar uma transação via Pix já […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Após quanto tempo trabalhando CLT tenho direito ao FGTS?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresas
Solicite seu empréstimo