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Limite do cartão de crédito vs limite de saque, tem diferença?

Limite do cartão de crédito vs limite de saque, tem diferença?

Atualizado em: Sexta-feira, 17/06/2022 às 17h13
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Algumas pessoas confundem o limite do cartão de crédito com o limite de saque, mas existem diferenças entre eles.

O limite do cartão de crédito é o valor total que a instituição financeira disponibiliza para o cliente gastar por mês. Ele é definido de acordo com o perfil do cliente, considerando sua renda mensal, entre outros fatores.

A cada compra realizada, o limite diminui e para liberar o limite total do cartão para o próximo mês, a fatura deve ser paga em seu valor integral dentro do vencimento determinado.

O limite de saque é oferecido por algumas instituições financeiras e está disponível apenas em determinados cartões.

Este, funciona como um saque emergencial e geralmente não tem vínculo algum com o limite do cartão de crédito, o que permite que o cliente utilize este limite sem interferir no limite do cartão.

O cliente que utiliza o limite de saque está sujeito a juros e taxas, o que torna estes tipo de saque mais emergencial.

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Como funciona o limite do cartão de crédito disponível?

O limite do cartão de crédito disponível é o valor que ainda pode ser utilizado pelo cliente para a realização de compras.

A cada compra feita, o limite vai diminuindo. Exemplificando, se o limite do cartão é de 1.000 reais e uma compra de 500 reais foi feita à vista, o limite passará a ser de 500 reais e este será o valor que o cliente poderá utilizar, até que a fatura seja quitada por completo e o limite volte ao seu valor total.

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Como o limite do cartão de crédito é calculado?

O limite do cartão é calculado com base no perfil do cliente, através de uma análise de diversos pontos, que apontam se ele é um bom ou mau pagador.

A instituição financeira, para determinar o limite, precisa saber o valo máximo que o cliente pode pagar, sem correr riscos de endividamento.

Normalmente, os pontos financeiros mais analisados são:

  • Renda mensal;
  • Histórico de pagamento de contas;
  • Score de crédito;
  • Restrições de crédito, se houverem;
  • Comprometimento da renda.

Esta análise precisa ser feita, a fim de evitar quaisquer riscos de inadimplência.

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É possível aumentar o limite do cartão de crédito?

Sim, para isto, o cliente deve praticar o que as instituições financeiras chamam de bom comportamento, a fim de comprovar que a sua renda mensal é suficiente para arcar com o valor a mais que lhe for oferecido. Veja abaixo alguns destes bons comportamentos que podem fazer com que haja um aumento no limite do cartão de crédito:

  • Pagar as faturas dentro da data de vencimento;
  • Manter o cadastro do banco atualizado;
  • Aumentar a renda mensal;
  • Ter contas e boletos no próprio nome;
  • Efetuar compras no cartão de crédito;
  • Não ter restrições no CPF/CNPJ;
  • Aumentar o score de crédito.

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É possível que o limite do cartão de crédito seja reduzido?

Sim. Dependendo da situação, a instituição financeira pode reduzir o limite do cartão do cliente de forma automática. Isto é mais comum de acontecer quando o cliente atrasa o pagamento da fatura, realiza o seu pagamento de maneira parcelada, se endivida ou passa a ter restrições em seu CPF.

Algumas instituições financeiras também permitem que o próprio cliente controle os seus gastos, oferecendo a ele o ajuste de limite, de modo que o limite pode ser reduzido a qualquer momento.

Para saber se a instituição financeira do seu cartão permite que este ajuste no limite seja feito, é preciso entrar em contato com ela, através da central de atendimento, indo até uma agência bancária ou pelo aplicativo ou internet banking.

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O limite do cartão pode ficar negativo?

Caso o valor máximo de limite disponibilizado pela instituição financeira emissora do cartão seja ultrapassado, o limite ficará negativo.

O limite do cartão pode aumentar de maneira automática?

Sim. Muitas vezes o cliente não precisa realizar a solicitação de um aumento no limite. Se os bons comportamentos citados acima são exercidos, é provável que a instituição financeira aumente o limite do cartão de maneira automática.

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Quando solicitar um aumento no limite do cartão?

A solicitação de um aumento no limite deve ser feita no momento certo. Se o cliente apenas solicitar um aumento, sem seguir os bons comportamentos recomendados, muito provavelmente terá a solicitação negada.

O momento certo de pedir um aumento no limite é aquele após uns 6 meses seguindo as práticas recomendadas. Realizar a solicitação no momento ideal, aumenta significativamente as chances de aprovação.

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Como descobrir o limite do cartão de crédito?

O limite do cartão pode ser consultado através dos aplicativos de cada banco, do Internet Banking ou até mesmo nas agências bancárias.

Ter conhecimento do limite é essencial, pois deste modo, há como ter um controle financeiro assertivo e planejar as compras.

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Ficou com mais alguma dúvida se existe alguma diferença entre o limite do cartão de crédito e o limite de saque ou alguma outra? Deixa nos comentários. Além disso, acompanhe a FinanZero nas redes sociais, para ficar por dentro desse e outros assuntos: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

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