Autofinanciamento: o que é e como funciona
Índice de conteúdo
Saiba o que é autofinanciamento, como funciona e quais são suas vantagens
Adquirir um veículo, a casa própria ou até mesmo fazer uma viagem não são coisas fáceis de se fazer. Afinal de contas, estamos falando de itens que são considerados sonhos para boa parte dos brasileiros.
Uma das principais razões para isso é que todos esses itens demandam um bom investimento, além de necessitarem de um planejamento financeiro adequado.
`Para contornar essa situação, uma alternativa é o autofinanciamento. Sendo assim, mostraremos o que é essa modalidade e como ela funciona. Acompanhe:
Como consultar o saldo do Cartão Cidadão pelo aplicativo?
O que é autofinanciamento?
Na explicação mais lógica, autofinanciamento seria custear suas conquistas por conta própria, sem a colaboração de instituições financeiras ou de outras pessoas. Porém, isso não é necessariamente pagar tudo à vista e nem fazer tudo isso sozinho. Ficou confuso?
Bom, a verdade é que o autofinanciamento pode ser considerado como um investimento em grupo. Basicamente, algumas pessoas se unem com a intenção de comprar um mesmo bem.
Vamos a um exemplo prático: 10 amigos formam um grupo com o intuito de que cada um compre uma motocicleta que custa R$ 10 mil. Dessa forma, cada um deles paga R$ 500 todo mês para que um dos participantes consiga ter acesso ao bem. Em resumo, ao fim de 20 meses, todos os envolvidos terão acesso ao veículo.
Nessa modalidade, conhecida como autofinanciamento ou consórcio, as pessoas montam um grupo para poupar uma determinada quantia mês a mês. O tempo para que isso aconteça é variável, pois depende da quantidade de indivíduos que integram o grupo.
Todos os meses há um sorteio que define quem será o contemplado a receber o bem. Nesse caso, a pessoa recebe o valor total para adquirir o que deseja, mas precisa continuar contribuindo até o fim do contrato, quanto todos os participantes têm acesso ao item de desejo.
Como funciona o melhor dia de compra do cartão?
Quais são as vantagens do autofinanciamento?
Agora que você já sabe o que é o autofinanciamento e como ele funciona, é hora de entender suas vantagens. Veja:
- Taxas de juros menores que as cobradas pelos bancos;
- Menor gasto com tributos e IOF;
- Menor burocracia;
- Sem a necessidade de pagamento de entrada.
Muitas pessoas desistem de outros processos de financiamento por conta da burocracia. Afinal de contas, é necessário apresentar uma série de documentos, preencher formulários, aguardar análise de crédito, entre outros.
No autofinanciamento, todas essas questões são reduzidas, fazendo com que o processo seja mais simples. Por isso, trata-se de uma modalidade ideal para quem precisa do bem, mas não tem urgência em recebê-lo.
Como fazer uma simulação de refinanciamento de veículos?
Consórcio é um tipo de autofinanciamento?
Sim. Isso porque não há o envolvimento de nenhuma instituição financeira na negociação.
O consórcio se iniciou no Brasil ainda nos anos 1960, quando funcionários do Banco do Brasil resolveram adquirir um veículo e se uniram para isso.
No processo, todos os participantes do grupo tinham que contribuir mensalmente se quisessem participar do sorteio. Ao juntar o valor pago em um mês, era possível comprar um automóvel, que seria dado ao sorteado.
Em resumo, para que todos fossem contemplados e tivessem as mesmas oportunidades, os sorteios eram realizados todos os meses. O contemplado tinha a oportunidade de ‘adquirir’ o veículo com a quantia reunida.
A ideia da carta de crédito aconteceu porque cada um dos integrantes do grupo tinha o desejo por um modelo diferente de automóvel. Ela servia para que o sorteado pudesse fazer a compra à vista.
A verdade é que nesse período, o país demonstrava chances de crescimento, mas ainda assim era muito difícil para a maioria das pessoas poder comprar imóveis, automóveis, entre outros bens de grande valor. Por essa razão, esse modelo de compra chamou a atenção e se tornou uma forma de ter acesso a esses bens.
O consórcio teve início com os carros, mas hoje é possível comprar imóveis, eletroeletrônicos, viagens e até mesmo serviços. Mesmo com essas mudanças, a modalidade segue com a mesma premissa, sendo um tipo de autofinanciamento.
Qual a diferença entre parcelado lojista e parcelado emissor?
Quem organiza o consórcio?
A grande dúvida das pessoas é: quem organiza o processo para que todos paguem o consórcio em dia?
Essa modalidade tem como responsável uma administradora, responsável por organizar os pagamentos, entregar as cartas de crédito, entre outros itens importantes para que o autofinanciamento funcione de forma adequada.
É preciso que haja esse planejamento evitar que algum participante seja prejudicado. Por isso, há a criação de um fundo de reserva, para ser usado caso haja algum inadimplente no grupo.
Você tem mais alguma dúvida sobre o que é, como funciona o autofinanciamento? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero
0 respostas para “Autofinanciamento: o que é e como funciona”:
- Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios