;
FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Bolepix: o que é e como funciona?

Bolepix: o que é e como funciona?

Compartilhe esse post:

O Bolepix se assemelhará ao já conhecido boleto bancário, mas com o acréscimo de agilidade, já que os pagamentos serão liquidados de forma instantânea.

O Pix se tornou o meio de pagamento mais utilizado entre os brasileiros, e fechou 2022 com mais de 24 bilhões de transações concluídas. A nível de comparação, o Febraban mostrou que, juntos, cartão de crédito, débito, boleto, TED e DOC totalizaram quase 21 milhões de operações.

Desde quando foi lançado, o sistema de pagamentos instantâneos Pix já contou com diversas implementações e aprimoramentos. Recentemente, inclusive, veio à tona o Bolepix, com previsão de lançamento em 2024.

Qual é a diferença entre Pix Parcelado e o cartão de crédito?

O que é e como funciona o Bolepix?

O Bolepix funcionará de forma similar aos boletos, mas que poderão ser pagos via Pix. Ou seja, ao invés do código de barras, será apresentado o QR Code, que por sua vez, poderá ser lido através do Pix. A principal diferença do boleto comum é que, ao efetuar o pagamento, a quitação é instantânea, bem como já ocorre com as transferências Pix.

O meio de pagamento se mostra vantajoso, principalmente, para as empresas, já que estas poderão usufruir de uma forma de pagamento mais dinâmica, sem a necessidade de alterar os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning). Isso porque, o boleto é um tipo de documento que traz informações completas sobre a operação, como valor original, acréscimo de multa, juros, descontos e, também, número de nota fiscal, dados do pagador e afins.

Os pagamentos via Pix, entretanto, são considerados como operações simples, que não abrangem a mesma complexidade de dados do boleto. Ou seja, a proposta é unificar as funcionalidades do boleto com a agilidade do pagamento via Pix.

O Bolepix será cobrado?

Ainda não há informações suficientes sobre cobrança para uso do Bolepix, entretanto, supõe-se que para pessoas físicas o serviço será gratuito, bem como já ocorre nas demais funcionalidades do Pix. Já no caso de pessoa jurídica, o Bolepix pode ser cobrado, também como já acontece em algumas situações, pois as contas de pessoas jurídicas contam com tarifas diferentes.

De todo o modo, é necessário aguardar a divulgação de mais detalhes sobre o serviço.

Quando será lançado o Bolepix?

O Banco Central do Brasil não divulgou a data específica de lançamento do Bolepix, sabe-se, no entanto, que o serviço será disponibilizado no ano que vem.

Como conseguir empréstimo para capital de giro?

Outras novidades do Pix

Lançado em novembro de 2020, o Pix acumula diversos outros serviços relacionados que já foram lançados, como o Pix Parcelado, Pix Saque e Pix Troco. Além disso, há outros com previsão de lançamento em 2024, como é o caso do Pix Automático e o Pix Garantido.

Pix Automático

O Pix Automático funcionará de forma similar ao hoje conhecido débito automático, dessa forma, o usuário poderá programar o pagamento de diversos tipos de contas, como as de internet, água, energia, streaming e afins. Sendo assim, na data estipulada pelo titular, a quantia será debitada automaticamente e o boleto será pago.

Pix Garantido

Já o Pix Garantido tem o propósito de funcionar de maneira similar ao cartão de crédito, portanto, o usuário adquire um produto ou serviço e agenda o pagamento para uma data mais à frente. Na data em questão, o dinheiro será debitado da conta automaticamente e enviado ao credor.

Além disso, também será possível parcelar o pagamento, assim, ao indicar a data de vencimento da primeira parcela, as demais seguirão a mesma lógica. O serviço ainda está sendo estudado pelo Banco Central do Brasil.

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. Ah, e acompanhe a FinanZero nas redes sociais, também: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como conseguir empréstimo para capital de giro?

Veja o que é empréstimo para capital de juro, como funciona, o que é, como simular e como fazer o pedido nos bancos.

Ler artigo completo

0 respostas para “Bolepix: o que é e como funciona?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo