Nova forma de pagamento do Bolsa Família. Saiba mais

Em 26 de agosto, em uma coletiva virtual para apresentação dos resultados fiscais da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, presidente da instituição, anunciou que o banco planeja utilizar o aplicativo Caixa TEM para realizar pagamento do Bolsa Família aos beneficiários.

“O Bolsa Família, até hoje, foi pago na boca do caixa e no ATM. Vamos oferecer a conta digital, mas com tranquilidade, porque é um público mais sensível a essa questão de tecnologias”, destacou.

Glossário: O que é ATM?
ATM é uma sigla para Automated Teller Machine, nada mais é do que um Caixa Eletrônico, que pode ser utilizado para realizar operações bancárias, como saques, depósitos e transfêrencias.

Veja mais – Simule seu empréstimo e encontre as melhores taxas de juros do mercado!

Ainda vou poder receber o Bolsa Família da forma tradicional?

Sim. De acordo com o presidente da Caixa, a instituição deve adicionar o Caixa TEM como mais uma possibilidade para os beneficiários do programa, ou seja, os meios de saques tradicionais poderão continuar sendo utilizados.

Além disso, para Guimarães, a nova possibilidade é importante por desobrigar beneficiários de irem até uma agência bancária para receber o Bolsa Família. Isso porque muitos brasileiros vivem em cidades que não têm nenhuma agência da Caixa e precisam se deslocar para municípios vizinhos.

O objetivo é que o aplicativo seja apenas mais uma opção para aqueles que preferem não ir até uma agência da Caixa, principalmente durante a pandemia da covid-19.

No entanto, até o momento, ainda não foi divulgado quando a medida terá início.

O que é o Caixa TEM?

O Caixa TEM é um aplicativo de serviço e transações bancárias. É utilizando principalmente por beneficiários que recebem benefícios de programas sociais, criados para conter os impactos econômicos da pandemia do novo coronavírus:

Glossário: O que é Auxílio Emergencial Residual?
O Auxílio Emergencial Residual nada mais é do que a prorrogação do auxílio emergencial por mais quatro meses (até dezembro), com valor reduzido para R$ 300

Além disso, por meio do Caixa TEM é possível realizar pagamentos e transferências, fazer compras na internet por meio do cartão de débito virtual e compras no comércio a partir de um código gerado pelo lojista nas maquinhas do estabelecimento.

O objetivo, é que futuramente, o aplicativo reúna todos os programas sociais do governo, pagos pela Caixa Econômica, para que o acesso aos recursos seja de uma forma mais simples e rápida.

Saiba mais em – Auxílio emergencial: 6ª parcela para beneficiários do Bolsa Família

Até quando o Caixa TEM poderá ser utilizado?

Ainda de acordo com Pedro Guimarães, apesar de o aplicativo ter sido disponibilizado em um primeiro momento por conta da pandemia da covid-19, os serviços serão mantidos mesmo depois de terminar o estado de calamidade pública.

“Esse aplicativo é o nosso banco digital para [pessoas de] menor renda, que é 90% da base de clientes da Caixa”, ressalta Guimarães.

Além disso, Guimarães também ressaltou a possibilidade de futuramente novos produtos serem incluídos no Caixa TEM, como: seguros, cartões e microcrédito.

Como solicitar um cartão digital?

Quando abrir o aplicativo, basta:

  1. Acessar sua conta, com número do CPF e senha;
  2. Na tela inicial procure por um ícone “Cartão de Débito Virtual”;
  3. Clique nele;
  4. O aplicativo abrirá uma nova tela, clique na opção “usar agora meu cartão de débito virtual”;
  5. Coloque a senha do aplicativo,
  6. Por fim, o cartão será gerado – anote as informações do cartão – número, nome, validade e código de segurança.

Ficou com mais alguma dúvida sobre os pagamentos do Bolsa Família? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.