Combinação de milhões de acessos no Caixa TEM com as ações de criminosos têm desestabilizado o sistema do aplicativo

Já se passaram mais de 9 dias desde o término do depósito em conta dos R$ 600 do auxílio emergencial para beneficiários que receberam a 1ª, 2ª ou 3ª parcela. Todavia, milhões de brasileiros sequer conseguem visualizar o saldo no aplicativo, conforme apuração feita pela redação da FinanZero na rede social Twitter.

A hashtag da vez, após o crescimento de #CaixaTEMNAOFUNCIONA, é #CaixaTEMNADA. Ao não conseguir visualizar o saldo no app, os cidadãos ficam impossibilitados de realizar pagamentos via QR Code ou por meio do cartão virtual da Poupança Social Digital.

Veja também – Como resolver o “sistema modificado” no Caixa TEM?

O que está acontecendo com o aplicativo Caixa TEM?

Na última terça-feira (15), a colunista do UOL, Carla Araújo, divulgou que ações orquestradas de criminosos foram apuradas pela Caixa Econômica Federal (CEF) próximas às datas do calendário de pagamentos do auxílio emergencial.

De acordo com a instituição financeira, o sistema do Caixa TEM estaria “funcionando normalmente […] e não houve registro de intermitência na função do app”. Assim, a informação da Caixa contradiz diversas reclamações dos beneficiários na internet.

Mas então, o que está acontecendo? A magnitude dos acessos, que segundo a Caixa são de cerca de 500 mil acessos por hora, não é suportada pelo sistema do app. Tal aplicativo foi desenvolvido sem planejamento prévio a fim de atender a demanda da crise do coronavírus.

Veja também – Contestação em análise do auxílio emergencial: o que fazer?

O app é utilizado pelos milhões dos beneficiários do auxílio emergencial, do saque emergencial do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e do Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm). O excesso de acessos simultâneos tem sobrecarregado o software.

Por que o Caixa TEM não mostra meu saldo?

Provavelmente trata-se de uma falha no sistema do aplicativo. Até a publicação deste post, não havia uma solução universal para todos os usuários que não conseguem ver o saldo. Confira abaixo o que tem funcionado para alguns beneficiários.

Veja também – Faça a cotação e receba ofertas pré-aprovadas com o simulador de empréstimo pessoal!

Como verificar o saldo no Caixa TEM?

O passo-a-passo abaixo funcionou para algumas pessoas, enquanto para outras não. Na comunidade da internet, especula-se que as atualizações do Caixa TEM têm tido menor aderência para smartphones com sistema operacional Android mais antigo.

Portanto, possivelmente os técnicos da Caixa resolverão este problema em novas atualizações que ficarão disponíveis futuramente. Confira as instruções (válidas somente para Android):

  1. Desinstale o aplicativo Caixa TEM;
  2. Instale novamente, e certifique-se de que a atualização tenha sido feita;
  3. Acesse as configurações do celular;
  4. Selecione “Aplicativos” ou “Gerenciar Aplicativos”, dependendo do modelo do celular;
  5. Encontre o app Caixa TEM e toque nele;
  6. Selecione “Limpar cache” e em seguida “Limpar dados”;
  7. Acesse o aplicativo com seus dados pessoais e tente consultar o saldo novamente;

Caso consiga visualizar o saldo, existe uma fila virtual para realizar pagamentos com o Caixa TEM. O horário para conseguir fazer os pagamentos é das 7h às 21h.

Após entrar na fila virtual é possível permanecer nela e continuar a mexer no smartphone. Basta não finalizar o aplicativo/terminar sua execução, função ativada quando o usuário “limpa” ou “exclui” o app ou todos os apps em execução no momento. Contudo, caso a conexão com a internet (wi-fi ou dados móveis) esteja ruim, a sessão da fila pode expirar.

Ficou com mais alguma dúvida sobre o Caixa TEM? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.