FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Contestação em análise do auxílio emergencial: o que fazer?

Contestação em análise do auxílio emergencial: o que fazer?

Compartilhe esse post:WhatsappFacebookLinkedInTwitter

Após o pedido do auxílio emergencial ter sido negado o usuário pode solicitar a contestação para que haja uma nova análise

Usuários das redes sociais reclamam sempre do status de “Contestação em análise” do auxílio emergencial. O qual mostra que o benefício foi negado e está passando por uma nova avaliação, mesmo após o término das inscrições.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, o banco responsável pelos depósitos do auxílio emergencial, essa é uma nova funcionalidade adicionada ao app do Auxílio Emergencial (Android e iOS).

A mensagem de “Contestação em análise” aparece para o usuário assim que o mesmo decide passar por uma nova avaliação, a qual tem o intuito de determinar se o cidadão vai receber o auxílio.

Compare ofertas de empréstimo pessoal com taxas de juros a partir de 1,49% ao mês!

Quanto tempo a contestação fica em análise?

Assim quer o auxílio emergencial constar como negado, o cidadão tem a opção de solicitar a análise de novo para conseguir acesso ao auxílio.

Caso todos os dados estejam certos, o tempo médio para resposta com resultado da análise é de dois a quatro dias. Já quando a análise é concluída e o benefício, aprovado, a liberação do crédito é feita pela Caixa de acordo com o cronograma divulgado.

Entretanto, com o alto número de pedidos o tempo de resposta pode sim variar, e não tem muito o que fazer além de esperar o retorno da Caixa pelo aplicativo auxílio emergencial.

Veja também – Auxílio emergencial não caiu no Nubank e no PicPay, e agora?

Como fazer contestação extrajudicial do Auxílio Emergencial negado?

Se acaso você está entre as pessoas que tiveram o benefício negado e ainda está dentro dos requisitos para receber o benefício, pode contar com ajuda judicial para realizar o pedido. O Ministério da Cidadania e a Defensoria Pública da União (DPU) firmaram uma parceria para contestações extrajudiciais do indeferimento.

Para isso, é necessário entrar em contato com a DPU mais próxima.

O cidadão deverá iniciar o contato pelo site da Defensoria Pública da União. O atendimento ocorrerá de forma remota, devido ao isolamento social (via telefone, e-mail e WhatsApp) para formalização do Processo de Assistência Jurídica (PAJ).

Veja abaixo o passo a passo para entrar em contato com o DPU:

  • Antes de tudo acesse o site da DPU;
  • Selecione a região em que reside e em seguida clique no Estado;
  • Escolha a cidade, caso necessário, e logo depois clique para preencher o formulário, quando disponível ou entrar em contato pelos endereços e telefones indicados.

Qual o limite de atendimentos da Defensoria Pública da União?

Embora seja uma opção, nem todos os beneficiários poderão contar com o auxílio da Defensoria Pública da União. Recentemente, a DPU publicou uma nota de esclarecimento para ressaltar que não tem “estrutura material e humana para atender os milhões de indeferimentos de Auxílio Emergencial”.

E que a procura pela DPU nestes casos tem se apresentado infinitamente superior à capacidade da instituição. Por isso, apenas os casos mais sérios devem se solicitar ajuda do órgão em questão.

Veja também – Qual o melhor horário para acessar o Caixa Tem?

O que devo fazer se eu tiver um problema no meu cadastro ou no aplicativo/site?

Os únicos meios de atualização do cadastro de pessoa física para receber o benefício do auxílio emergencial são:

  • O site voltado para solicitação do auxílio;
  • Bem como o app do auxílio emergencial disponível para sistema Android e iOS;

Vele ressaltar que o número 111 é apenas para dúvidas e informações sobre o status da solicitação. E, também, só conta com atendimento automatizado.

Caso o usuário tenha algum problema que leve a:

  • dados inconclusivos;
  • benefício não aprovado.

Contestação em análise por mais de um mês. O que pode ser feito?

No caso de a contestação estar em análise por um longo tempo é possível que o sistema possa estar com alguma falha. Nesse caso o telefone de atendimento da Caixa 3004 1104 pode ajudar.

Isso porque há alguns atendentes que estão ajudando as pessoas com possíveis erros e dúvidas. Entretanto o tempo de espera nesse canal pode ser longo.

Veja também – Calendário do auxílio emergencial para os novos aprovados

Pagamento de auxílio emergencial para quem contestou

Se acaso você foi uma das pessoas que contestou o auxílio emergencial negado, os pagamentos acontecem em 28 de janeiro. Mas diferente das parcelas de 2020, o depósito delas será feito de uma vez.

Ou seja, se você deixou de receber três parcelas porque teve o auxílio suspenso, o governo irá depositar todas as três de uma vez. Bem como em 2020 você pode sacar ou usar o app Caixa Tem e pagar contas com o benefício.

Entretanto nesse pagamento você não vai precisar esperar por uma outra data para sacar, a partir de hoje, 28 de janeiro, você pode pagar contas, transferir e sacar seu dinheiro.

Auxílio emergencial negado é liberado para 196 mil pessoas

Ficou com mais alguma dúvida sobre como declarar Imposto de Renda atrasado?? Deixe nos comentários, e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como resolver o “sistema modificado” no Caixa TEM?

“Não é permitido acesso ao aplicativo Caixa TEM com o sistema modificado”Outros […]

Ler artigo completo

57 respostas para “Contestação em análise do auxílio emergencial: o que fazer?

  1. Maria Madalena Teixeira da Silva disse:

    Esse ano não recebi nenhuma parcela do auxílio só aparece que está em análise eu não tenho renda nenhuma 😔

    • Curso Terapia Capilar disse:

      Sou a Amanda Da Silva, gostei muito do seu artigo tem
      muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.

      • Souza disse:

        Achei muito bom este site! Fizeram um ótimo trabalho.
        Parabéns!!!

        • Maria batista de souza disse:

          Maria eu recebi a última parcela em novembro e foi bloqubloque falaram que estou com emprego formal , estou desempregada

          • Rosani Aparecida Da Silva de Almeida disse:

            Recebi a primeira e a segunda a terceira foi cancelada a quarta ea quinta diz que está prevista consigo receber

            • Romilda silva disse:

              Meu auxílio emergencial foi broquiado, Eu contestei já faz um mês, até hoje não tive resposta, gostaria saber se está em análise, ou não??.

              • Mirela Santosdisse:

                Olá, Romilda. Infelizmente a Caixa Econômica Federal e a Dataprev não dão um tempo limite para responder as análises. Mas você pode recorrer o auxílio emergencial na Justiça. Boa sorte e obrigada pelo comentário 🙂

            • MARCELA disse:

              Recebi a primeira parcela de 600 já a segunda bloqueou dizendo que eu tenho emprego formal ,mas eu estou desempregada o que devo fazer

              • Mirela Santosdisse:

                lá, Marcela. Você pode contestar no aplicativo do Caixa TEM, no site da Dataprev ou recorrer o auxílio emergencial na Justiça. Boa sorte e obrigada pelo comentário 🙂

            • Selio Galvão disse:

              Fiz meu pedido em maio em agosto tive retorno negado contestei ,agora em Dezembro foi aprovado tenho direito a receber os 7 meses?

              Deixe um comentário

              O seu endereço de e-mail não será publicado.

              Navegue por:

              Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
              PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
              Solicite seu empréstimo