Após o pedido do auxílio emergencial ter sido negado o usuário pode solicitar a contestação para que haja uma nova análise
Usuários das redes sociais reclamam constantemente do status de “Contestação em análise” do auxílio emergencial. O qual demonstra que o benefício foi negado e está passando por uma nova avaliação, mesmo após o término das inscrições.
E sobre as contestações? Ninguém fala nada? Cadê os resultados????
— Lívia (@Lvia72618958) July 7, 2020
Estamos sem respostas!
LIBEREM O RESULTADO DAS CONTESTAÇÕES#auxilioemergencial#contestacaoauxilio @Caixa @dataprev @onyxlorenzoni
Segundo a Caixa Econômica Federal, o banco responsável pelos depósitos do auxílio emergencial, essa é uma nova funcionalidade adicionada ao aplicativo do Auxílio Emergencial.
A mensagem de “Contestação em análise” aparece para o usuário assim que o mesmo decide passar por uma nova avaliação, a qual tem o intuito de determinar se o cidadão vai receber o auxílio.
Veja também – Faça a cotação e receba ofertas pré-aprovadas com o simulador de empréstimo pessoal!
Quanto tempo a contestação fica em análise?
Assim quer o auxílio emergencial constar como negado, o cidadão tem a opção de solicitar novamente a análise para conseguir acesso ao auxílio.
Caso todos os dados inseridos estejam corretos, o tempo médio para resposta do resultado da análise é de dois a quatro dias. Já quando a análise é concluída e o benefício, aprovado, a liberação do crédito é feita pela Caixa de acordo com o cronograma divulgado.
Entretanto, com o alto número de pedidos de contestação o tempo de resposta pode sim variar, e não tem muito o que fazer além de esperar o retorno da Caixa pelo aplicativo auxílio emergencial.
Veja também – Auxílio emergencial não caiu no Nubank e no PicPay, e agora?
Como fazer contestação extrajudicial do Auxílio Emergencial negado?
As pessoas que tiveram o benefício negado e ainda está dentro dos requisitos para receber o benefício podem contar com ajuda judicial para realizar o pedido. O Ministério da Cidadania e a Defensoria Pública da União (DPU) firmaram uma parceria para contestações extrajudiciais do indeferimento.
Para isso, é necessário entrar em contato com a DPU mais próximo.
O cidadão deverá iniciar o contato pelo site da Defensoria Pública da União. O atendimento ocorrerá totalmente remota, devido ao isolamento social (via telefone, e-mail e WhatsApp) para formalização do Processo de Assistência Jurídica (PAJ).
Veja abaixo o passo a passo para entrar em contato com o DPU:
- Acesse o site da DPU;
- Selecione a região em que reside e em seguida clique no Estado;
- Escolha a cidade, caso necessário e depois clique para preencher o formulário, quando disponível ou entrar em contato pelos endereços e telefones indicados.
Qual o limite de atendimentos da Defensoria Pública da União?
Nem todos os beneficiários poderão contar com o auxílio da Defensoria Pública da União. Recentemente, a DPU publicou uma nota de esclarecimento para ressaltar que não tem “estrutura material e humana para atender os milhões de indeferimentos de Auxílio Emergencial”.
E que a procura pela DPU nestes casos tem se apresentado infinitamente superior à capacidade de atendimento da instituição. Por isso, apenas os casos mais sérios devem se solicitar ajuda do órgão em questão.
Veja também – Qual o melhor horário para acessar o Caixa Tem?
O que devo fazer se eu tiver um problema no meu cadastro ou no aplicativo/site?
Os únicos meios de atualização do cadastro de pessoa física para receber o benefício do auxílio emergencial são:
- o site voltado para solicitação do auxílio;
- o aplicativo do auxílio emergencial disponível para sistema Android e iOS;
Vele ressaltar que o número 111 é apenas para esclarecimento de dúvidas e informações sobre o status da solicitação. E, também, só conta com atendimento automatizado.
Caso o usuário tenha algum problema que leve a:
- dados inconclusivos;
- benefício não aprovado.
Contestação em análise por mais de um mês. O que pode ser feito?
No caso de a contestação estar em, análise por um longo tempo é possível que o sistema possa ter apresentado alguma falha. Nesse caso o telefone de atendimento da Caixa 3004 1104 pode ajudar.
Isso porque há alguns atendentes que estão auxiliando as pessoas sobre possíveis erros e dúvidas. Entretanto o tempo de espera nesse canal pode ser longo.
Veja também – Calendário do auxílio emergencial para os novos aprovados
Ficou com mais alguma dúvida sobre como declarar Imposto de Renda atrasado?? Deixe nos comentários, e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Recebi a primeira e a segunda a terceira foi cancelada a quarta ea quinta diz que está prevista consigo receber
Olá, Rosani. Infelizmente a Caixa Econômica Federal e a Dataprev não dão um tempo limite para responder as análises ou previsões de pagamento. Mas você pode recorrer o auxílio emergencial na Justiça. Boa sorte e obrigada pelo comentário 🙂
Meu auxílio emergencial foi broquiado, Eu contestei já faz um mês, até hoje não tive resposta, gostaria saber se está em análise, ou não??.
Olá, Romilda. Infelizmente a Caixa Econômica Federal e a Dataprev não dão um tempo limite para responder as análises. Mas você pode recorrer o auxílio emergencial na Justiça. Boa sorte e obrigada pelo comentário 🙂
Recebi a primeira parcela de 600 já a segunda bloqueou dizendo que eu tenho emprego formal ,mas eu estou desempregada o que devo fazer
lá, Marcela. Você pode contestar no aplicativo do Caixa TEM, no site da Dataprev ou recorrer o auxílio emergencial na Justiça. Boa sorte e obrigada pelo comentário 🙂
Fiz meu pedido em maio em agosto tive retorno negado contestei ,agora em Dezembro foi aprovado tenho direito a receber os 7 meses?
O auxílio emergencial pela 2 vez em avaliação .só que da segunda vez está em reavaliação tem meses vi que estava derando de mais liguei no ministério da cidadania com muita dificuldade consegui falar com uma atendente e a mesma conferiu meus dados que o auxílio estava cancelado mas consultei o dataprev no seit ,no aplicativo do meu auxilio e também no número 111 e está em avaliação
Estou quase 4 meses em análise de contestação
Pq de tanta demora???
Não há um prazo para o resultado da contestação sair. Caso o governo federal aceite o questionamento, o benefício voltará a ser pago no mês seguinte.
Estou a 3 meses já em análise de contestação
Pq da demora
Não há um prazo para o resultado da contestação sair. Caso o governo federal aceite o questionamento, o benefício voltará a ser pago no mês seguinte.
Meu auxílio foi bloqueado está em análise depois que recebi treis parcelas sou cadastrada no cadastro único
Olha. Peguei as cinco parcelas aí cortou o auxílio de 300nao peguei nen uma
Olá. Recomendo que você ligue na Central de Atendimento da Caixa, número 111, para confirmar a situação do seu auxílio emergencial. Boa sorte e obrigada pelo comentário 🙂
Já está acabando o ano, e o governo disse que só serão pagas as parcelas até dezembro. E quem está com a contestação em análise como fica? Não temos nenhum retorno e o site da dataprev também não está funcionando. Como as pessoas vão ficar? Ninguém vai receber?
O meu foi negado duas vezes aí contestei está em análise já faz 2 meses quando fiz o cadastro nego dizendo que eu estava recebendo seguro desempregado e na vdd já tinha recebido já fazia dois meses que não tava recebendo nada na conta fui dispensada em dezembro recebi 5 parcelas então em maio foi a última parcela que recebi poderia avaliar novamente e aprova pois não tenho renda nem uma nem bolsa família eu recebo 😞
Fiz minha contestação e até agora nada nenhuma resposta,o que fazer para ver a resposta nem sei se tá em análise, não recebi nenhuma parcela de 300 e estou precisando,pois não trabalho, não ganho bolsa família,moro com uma irmã desempregada, não temos nem o que comer,estou vivendo de ajudas de amigos
Olá eu não consegui receber o auxílio extensão pq disseram que eu estou trabalhando com carteira assinada mais eu não tou oque eu faço
Eu sou do bolsa família e a minha 5 parcela do auxílio emergencial foi cancelada e eu já tentei pedi uma solicitação e nada de dá certo e hoje apareceu a mensagem no dataprev pra pedi solicitação e eu clico e fala q já expirou q não tem como solicitar mais e o q q eu faço agora
meu auxílio emergencial só fica em contestação, nada de resposta ,sempre em análise.
Eu estou a 5 meses sem receber o auxílio emergencial, sendo que eu tenho direito! Todos os dias eu acompanhando e nunca apareceu a opção contestar; por fim agora em outubro apareceu essa opção, contestei e até agora nada…
o meu auxílio emergencial desde julho que está em contestação e nunca saiu eu preciso muito desse dinheiro estou desempregada tenho aluguel para pagar não sei mais o que eu faço eles fala que eu recebo seguro-desemprego eu não recebo seguro-desemprego e nem
recebo outro auxílio
o meu auxílio emergencial desde julho que está em contestação e nunca saiu eu preciso muito desse dinheiro estou desempregada tenho aluguel para pagar não sei mais o que eu faço eles fala que eu recebo seguro-desemprego eu não recebo seguro-desemprego e nem recebo outro auxílio
Eu recebi as 3 primeiras parcelas do auxílio, ai veio uma mensagem dizendo que eu tinha trabalho com carteira assinada, ai foi bloqueada,fiz minha constatação, mas até agora nada,tem 2 meses já isso.oque devo fazer?
Contestei a resposta do auxilio emergencial em 28/08/2020 e consta até hoje em análise. A resposta foi que eu recebia seguro desemprego quando na verdade as parcelas do seguro ja tinham acabado. Então contestei mas até o momento não tive retorno. Alguém sabe o que eu devo fazer?
Olá, Diana. Infelizmente a Caixa e a Dataprev não dão um tempo limite para responder as análises. Mas você pode recorrer o auxílio emergencial na Justiça. Boa sorte e obrigada pelo comentário 🙂
Meu auxílio foi bloqueado fui na caixa eles falaram pra eu refazer de novo será que isso proceder
Meu auxílio emergencial foi cortado não recebi nenhuma parcela de 300
Olá, Emivania. Como podemos te ajudar?
Gente tem quase dois meses q não recebo nada do auxílio já contestei mil vezes e nada
Olá, Regiane. Infelizmente a Caixa Econômica Federal e a Dataprev não dão um tempo limite para responder as análises. Mas você pode recorrer o auxílio emergencial na Justiça. Boa sorte e obrigada pelo comentário 🙂
Nao tenho carteira assinada e fui bloquiada
Olá, Maristela. Você pode contestar ou recorrer o auxílio emergencial na Justiça. Boa sorte e obrigada pelo comentário 🙂
PREZADOS BOA TARDE. ESTOU DESEMPREGADA E HA MESES ATRÁS, FIZ UMA CONTESTAÇÃO ATRAVÉS DO APP AUXILIO EMERGENCIAL. PORÉM LA DIZ ” RECEBIMENTO DO AUXÍLIO, VOCÊ ESTA NO CADASTRO ÚNICO. GOSTARIA DE SABER SE FOI APROVADO E QUANDO VOU RECEBER, HÁ MESES QUE ESTA COM ESSA INFORMAÇÃO.
Olá, Ana. Infelizmente não temos acesso aos dados da Dataprev e por isso não temos essas informações. Recomendo que você ligue na Central de Atendimento da Caixa, número 111. Boa sorte e obrigada pelo comentário 🙂
Eu recebi seguro desemprego até o mês de Agosto, fiz o pedido do auxilio no mês de setembro e foi negado alegando que recebia seguro desemprego, mas já não tinha mais parcela do seguro a receber, contestei mas até hj está em analise, oque faço?
Olá, Rosana. Infelizmente a Caixa Econômica Federal e a Dataprev não dão um tempo limite para responder as análises. Mas você pode recorrer o auxílio emergencial na Justiça. Boa sorte e obrigada pelo comentário 🙂
Meu marido recebeu até a terceira parcela normal,na quarta apareceu um descomprimento,com a lei,bom sabermos da nossa verdade,ontem meu filho protestou,agora não sei mais o que fazer,pois chegamos ir até uma agência da Caixa econômica,deram um número de telefone que não funciona,e precisamos do auxilio, só Deus na causa!
Olá, Felipe. Infelizmente a Caixa Econômica Federal e a Dataprev não dão um tempo limite para responder as análises. Mas você pode recorrer o auxílio emergencial na Justiça. Boa sorte e obrigada pelo comentário 🙂
Eu recebi a primeira parcela do auxílio emergencial dia 5de outubro agora a segunda parcela foi bloqueado fui na caixa não sobre mim explicar o gerente oque eu faço
Olá, Elisangela. Normalmente o motivo do bloqueio aparece no aplicativo Caixa TEM. Você também pode ligar na Central de Atendimento da Caixa, número 111. Boa sorte e obrigada pelo comentário 🙂
Preciso de um resposta não trabalho e contaram meu auxílio
Olá, Márcia. Infelizmente a Caixa Econômica Federal e a Dataprev não dão um tempo limite para responder as análises. Mas você pode recorrer o auxílio emergencial na Justiça. Boa sorte e obrigada pelo comentário 🙂
Oi boa
bom dia recibi as 5 parcelas do auxílio de 1.800 e depois não recebi mais nada não tenho emprego e foi cancelado em setembro
Olá, Márcia. Você pode contestar ou recorrer o auxílio emergencial na Justiça. Boa sorte e obrigada pelo comentário 🙂
Meu auxilio foi negado porque 2 meses antes tavo pegando auxilio maternidade. Mas quando fiz o processo nao tavo recebendo mais e ja tem 3 meses que entrei com uma contestação e enviei documento q comprove q nao tavo mais recebendo e ate hoje ta em análise
Olá, Daniele. Infelizmente a Caixa Econômica Federal e a Dataprev não dão um tempo limite para responder as análises. Mas você pode recorrer o auxílio emergencial na Justiça. Boa sorte e obrigada pelo comentário 🙂
Tive a 5° parcela do auxilio bloqueda, desde mês 08 !!!! E está em avaliação, e só consegui contestar ontem, 08/11/2020 !!! Minha situação não mudou nada, e só agora foi bloqueado, não entendi !!!!
Procure uma agência, de acordo com o seu calendário de recebimento”. Não tem jeito: é necessário ir até uma agência bancária, munido de seus documentos, para explicar a situação e reverter o bloqueio
Estou até a data de hoje em “contestação em análise” desde julho não entendo a demora…
Olá, Mairane. Infelizmente a Caixa Econômica Federal e a Dataprev não dão um tempo limite para responder as análises. Mas você pode recorrer o auxílio emergencial na Justiça. Boa sorte e obrigada pelo comentário 🙂
As pessoas que deixaram de receber a parcela residual e ainda estão dentro dos requisitos para ter direito ao dinheiro, podem recorrer. O recurso pode ser feito por meio dos Juizados Especiais Federais, pela Defensoria Pública da União ou, ainda, pelo site da Dataprev.
Oi bom dia não estou entendo nada eu quero contestar mas nao estou conseguindo
Olá, Crislaine. Você pode contestar no aplicativo do Caixa TEM, no site da Dataprev ou recorrer o auxílio emergencial na Justiça. Boa sorte e obrigada pelo comentário 🙂
contestacao em análise de do dia 2 de setembro que devo fazer
Olá, Adriano. Infelizmente a Caixa Econômica Federal e a Dataprev não dão um tempo limite para responder as análises. Mas você pode recorrer o auxílio emergencial na Justiça. Boa sorte e obrigada pelo comentário 🙂
Ola. Meu auxilio foi negado. Entrei com a contestacao e ja tem quase 2 meses ue esta em analise. No nome da minja2 filha aparece nao elegivel. O que devo fazer? Obg
Olá, Aline. Infelizmente a Caixa Econômica Federal e a Dataprev não dão um tempo limite para responder as análises. Mas você pode recorrer o auxílio emergencial na Justiça. Boa sorte e obrigada pelo comentário 🙂
Roubaram minha terceira e quarta parcela fiço a segunda contestação fez dois meses nenhuma resposta fica análises quando sai algumas resposta eles roubar aí fico no prejuízos não pode ficar assim preciso muito desse dinheiro
As pessoas que deixaram de receber a parcela residual e ainda estão dentro dos requisitos para ter direito ao dinheiro, podem recorrer. O recurso pode ser feito por meio dos Juizados Especiais Federais, pela Defensoria Pública da União ou, ainda, pelo site da Dataprev.
Auxílio negado 3 vezes e fiz a contestação em 28 de agosto e ainda tá em análise, está dizendo que possuo emprego formal, mas não possuo!!! O que posso fazer? Pois estou sem nenhuma renda e tá muito difícil.
Olá, Paulo. Infelizmente a Caixa Econômica Federal e a Dataprev não dão um tempo limite para responder as análises. Mas você pode recorrer o auxílio emergencial na Justiça. Boa sorte e obrigada pelo comentário 🙂
Com ajente pode sabe que ta aprovado
Olá, Tatiana. Para saber se a contestação foi aprovada basta abrir o aplicativo Caixa Tem ou o site da Dataprev. Obrigada pelo comentário! 🙂
Até hoje não recebi nem a primeira parcela do auxílio ,pois fui negada sendo que estou desempregada a um ano fiz a contestação já fez 90 dias e até hoje do fica em análise
Olá, Ednéia. Infelizmente a Caixa Econômica Federal e a Dataprev não dão um tempo limite para responder as análises. Mas você pode recorrer o auxílio emergencial na Justiça. Boa sorte e obrigada pelo comentário 🙂
Ótimo artigo! Acredito que sem o auxílio emergencial as dificuldades econômicas já encontradas seriam imensamente superiores. Talvez uma prorrogação em 2021 seria de grande valia.
O meu auxílio emergencial em analise foi contestação e ja ta com mais dois meses