Índice de conteúdo
A MP que assegura o novo BEm (Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda) em 2021 já foi aprovada. Agora, é necessário aguardar o início dos pagamentos
Nesta última terça-feira (27), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aprovou a Medida Provisória (MP) 1.045 que institui o novo Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm) em 2021.
A ideia do benefício surgiu em 2020 durante a pandemia do covid-19, mediante a crescente ocorrência de casos trabalhistas. Tais como: redução de salários e jornadas ou a suspensão de contratos.
Segundo um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por exemplo, em julho de 2020 o número de pessoas afastadas do trabalho em detrimento do isolamento social chegou a cerca de 5,8 milhões.
Por isso, o objetivo do BEm 2021 é apoiar esses trabalhadores que foram afastados de seus cargos. O valor pode variar de acordo com a porcentagem de redução da jornada.
Compare já o empréstimo pessoal online ideal para o seu bolso: são mais de 50 parceiros!
O BEm é o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda. Como o próprio nome já sugere, a ideia do benefício é preservar o emprego do trabalhador que teve jornada de trabalho reduzida ou contrato de trabalho suspenso.
Em comum acordo, empregado e empregador decidem os critérios para o afastamento ou redução de jornada e salário, e comunicam a decisão ao Ministério da Economia. Então o pagamento pode ser feito pelo Banco do Brasil ou pela Caixa Econômica Federal (CEF).
BEm 2021: como consultar o meu benefício?
O valor do BEm é calculado pelo Governo Federal e pode variar de R$ 261,25 até R$ 1.813,03. Nos casos de suspensão temporária do contrato de trabalho, o empregado pode receber até 100% do valor do seguro-desemprego.
Por outro lado, para os casos de redução de jornada de trabalho e de salário, o trabalhador recebe um percentual proporcional a sua redução salarial. As reduções podem ser feitas em três tipos: 25%, 50% ou 70%.
Além disso, o depósito não pode ser feito na conta de terceiros. Após a comunicação do acordo ao Ministério da Economia, o governo estipula um prazo de 30 dias para o pagamento do benefício.
Quem tem direito ao benefício emergencial em 2021?
Como a MP foi aprovada e assinada ainda essa semana, o calendário de pagamentos ainda não foi disponibilizado pelo Governo Federal. Contudo, o que se sabe até agora é que a medida prevê a suspensão temporária dos trabalhadores por até 120 dias.
Portanto, os pagamentos devem ser feitos nos próximos 4 meses. Também é válido ressaltar que assim como aconteceu em 2020, após o prazo de 120 dias o governo pode decidir pode prorrogar o benefício.
Como vai funcionar o benefício emergencial em 2021?
Por fim, ficou com dúvidas sobre o BEm 2021? Se sim, deixe aqui nos comentários que a FinanZero te ajuda.
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
Quero
EU não tenho a data da parcela 09/2021 do BEM.
Pensei q o sistema do Ministério da economia JÁ estava disponível para novas inscrições no bem,mas, ainda não. Falta o que ainda?