FinanzeroBlogNegócios

Capital de Giro: como calcular e gerenciar?

Capital de Giro: como calcular e gerenciar?

Atualizado em: Terça-feira, 17/05/2022 às 17h30
Compartilhe esse post:WhatsappFacebookLinkedInTwitter

Sinto muito, seu dispositivo não suporta leitura de texto

Capital de giro: o que é, sua importância, como conseguir de forma rápida, como calcular de demais questões sobre o investimento

De acordo com dados do Serasa Experian, de janeiro a junho de 2021 foram registrados cerca de 2.070.817 novos negócios. Aliado a informação o Governo Federal comenta que, no ano de 2021 o Brasil bateu um record com a abertura de mais de 4 milhões de empresas. Com o alto número de novos negócios, é possível que muitos autônomos tenham dúvidas sobre o capital de giro.

Esse termo está relacionado ao valor destinado a manutenção de uma empresa, sendo então um investimento que servirá de auxílio em situações inesperadas. A seguir estão listadas as principais informações sobre o tema, focando no cálculo e gerenciamento do capital de giro.

São até 10 ofertas pré-aprovadas de empréstimo para empresa para você comparar, vem para a FinanZero!

O que é capital de giro e qual a sua importância?

O capital de giro é uma quantia destinada a manutenção de um negócio, ou seja, é o valor utilizado para manter ainda uma empresa em funcionamento. Esse investimento pode ser acionado em situações de crise, onde as vendas são baixas e consequentemente impactam na renda utilizada para a sua manutenção.

A importancia desse dinheiro se dá em momentos inesperados, onde existe um grande impacto nas vendas do produto ou serviço oferecido pela empresa. Independente do tamanho ou tempo de negócio as empresas são impactadas por questões que estão fora do seu controle, como pandemias, crises econômicas e demais exemplos.

Como conseguir capital de giro rápido?

O capital de giro pode ser comparado com uma reserva de emergencia, já que é um valor destinado a manutenção de um negócio por um determinado período de tempo. Isso significa que uma das opções para aquisição desse investimento é o acumulo de dinheiro. Então a empresa pode guardar uma quantia por mês até que o capital de giro seja formado.

Esse processo pode ser lento e por isso uma outra opção para a sua aquisição é a solicitação de um empréstimo. Os bancos oferecem opções destinadas a empresas e autônomos que podem ser usadas para esse destino.

Saquei o FGTS, preciso declarar no Imposto de Renda?

Quais são os problemas encontrados em uma empresa que tem falta de capital de giro?

Uma empresa que não possui um capital de giro pode ainda sobreviver e realizar suas atividades normalmente. Contudo, em momentos de crise, a falta dessa reserva de emergência pode gerar algumas consequências, como:

  • Dificuldade em pagar o aluguel do estabelecimento;
  • Pagamento de salarios dos funcionários atrasados;
  • Problemas em manter o estoque da loja;
  • Pagamentos atrasados de contas;

Portanto, o capital de giro pode evitar que a empresa seja prejudicada e consiga se manter por um período mesmo com crises econômicas, alta concorrência ou baixas buscas pelo serviço ou produto oferecido.

Como gerenciar a empresa quando ela está com pouco capital de giro?

O gerenciamento do capital de giro baixo precisa ser feito para evitar o seu esgotamento e assim as consequências para a empresa. Com isso, podemos citar algumas dicas que podem contribuir para a sua manutenção e ainda o seu aumento, se possível.

  • Encontrar e diminuir gastos desnecessários;
  • Solicitar um empréstimo;
  • Negociar dívidas;
  • Buscar alternativas que diminuam o custo de produção, sem prejudicar a qualidade do produto ou serviço;

Como funciona o cashback em cartões de crédito?

O que fazer quando não se tem capital de giro?

O capital de giro é um investimento que pode salvar uma empresa do seu fechamento, mantendo a seu funcionamento mesmo em momentos de baixas vendas. Por isso, o primeiro passo para quem não possui a quantia é encontrar uma maneira de adquirí-la. Para isso temos duas opções: guardar dinheiro ou pedir um empréstimo.

Até que o capital de giro seja obtido pela empresa, algumas ações de economia também são bem vindas por auxiliar no acumulo do valor necessário em situações inesperadas. Então, os donos de empresa podem optar por cortar alguns gastos e negociar dívidas até que o capital de giro possa ser adquirido.

Uma outra opção para as empresas é aquisição de um empréstimo. Porém, é preciso analisar as opções e contratar aquele que melhor atende a situação financeira vivida. Nesse caso, a FinanZero pode ser uma aliada, já que com um único cadastro é possível ter acesso a até 10 ofertas pré-aprovadas de empréstimo. Para simular basta seguir os passos abaixo:

  1. Entre no site da FinanZero;
  2. Escolha o valor que deseja emprestado no simulador encontrado ao abrir o site, o valor pode ser escolhido ao movimentar a linha ou nos botões de (-) para diminuir ou no (+) para aumentar o valor;
  3. Após a escolha do valor clique em “Avançar”;
  4. Informe os dados pessoais que serão solicitados e aguarde as propostas serem enviadas;

Como se calcula o capital de giro de uma empresa?

O valor do capital de giro varia conforme as empresas que o possuem, não existindo um valor mínimo ou máximo estipulado. Isso acontece pois cada negócio apresenta gastos diferentes, que estão relacionados com o seu segmento, serviço ou produto oferecido, tempo de vida, lucro, segmento de mercado e entre outros fatores.

Dessa forma, esse valor tem a sua variação de acordo com cada empresa. Então, os autônomos precisam levar em consideração os principais gastos para realizar esse o cálculo do capital de giro. São relevantes tudo aquilo que é necessário para manter o funcionamento da empresa, podemos citar como exemplo:

  • Aluguel do espaço;
  • Mantimento o estoque;
  • Pagamento de Impostos;
  • Pagamento de salário dos funcionários;

Além do que foi mencionado, o indivíduo ainda deve considerar o tempo de manutenção que o capital de giro contribuirá. Isso porque, a quantia acumulada poderá ser usadada apenas por um período de tempo.

Como conseguir capital de giro para empresa MEI?

E então, restou mais alguma dúvida sobre o cálculo do capital de giro? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como funciona o cashback em cartões de crédito?

O que é cashback?Cashback em cartões de créditoQuais operadoras oferecem cashback em […]

Ler artigo completo

respostas para “Capital de Giro: como calcular e gerenciar?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Navegue por:

    Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
    PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
    Solicite seu empréstimo