Índice de conteúdo
Capital de giro: o que é, sua importância, como conseguir de forma rápida, como calcular de demais questões sobre o investimento
De acordo com dados do Serasa Experian, de janeiro a junho de 2021 foram registrados cerca de 2.070.817 novos negócios. Aliado a informação o Governo Federal comenta que, no ano de 2021 o Brasil bateu um record com a abertura de mais de 4 milhões de empresas. Com o alto número de novos negócios, é possível que muitos autônomos tenham dúvidas sobre o capital de giro.
Esse termo está relacionado ao valor destinado a manutenção de uma empresa, sendo então um investimento que servirá de auxílio em situações inesperadas. A seguir estão listadas as principais informações sobre o tema, focando no cálculo e gerenciamento do capital de giro.
O capital de giro é uma quantia destinada a manutenção de um negócio, ou seja, é o valor utilizado para manter ainda uma empresa em funcionamento. Esse investimento pode ser acionado em situações de crise, onde as vendas são baixas e consequentemente impactam na renda utilizada para a sua manutenção.
A importancia desse dinheiro se dá em momentos inesperados, onde existe um grande impacto nas vendas do produto ou serviço oferecido pela empresa. Independente do tamanho ou tempo de negócio as empresas são impactadas por questões que estão fora do seu controle, como pandemias, crises econômicas e demais exemplos.
O capital de giro pode ser comparado com uma reserva de emergencia, já que é um valor destinado a manutenção de um negócio por um determinado período de tempo. Isso significa que uma das opções para aquisição desse investimento é o acumulo de dinheiro. Então a empresa pode guardar uma quantia por mês até que o capital de giro seja formado.
Esse processo pode ser lento e por isso uma outra opção para a sua aquisição é a solicitação de um empréstimo. Os bancos oferecem opções destinadas a empresas e autônomos que podem ser usadas para esse destino.
Saquei o FGTS, preciso declarar no Imposto de Renda?
Uma empresa que não possui um capital de giro pode ainda sobreviver e realizar suas atividades normalmente. Contudo, em momentos de crise, a falta dessa reserva de emergência pode gerar algumas consequências, como:
Portanto, o capital de giro pode evitar que a empresa seja prejudicada e consiga se manter por um período mesmo com crises econômicas, alta concorrência ou baixas buscas pelo serviço ou produto oferecido.
O gerenciamento do capital de giro baixo precisa ser feito para evitar o seu esgotamento e assim as consequências para a empresa. Com isso, podemos citar algumas dicas que podem contribuir para a sua manutenção e ainda o seu aumento, se possível.
Como funciona o cashback em cartões de crédito?
O capital de giro é um investimento que pode salvar uma empresa do seu fechamento, mantendo a seu funcionamento mesmo em momentos de baixas vendas. Por isso, o primeiro passo para quem não possui a quantia é encontrar uma maneira de adquirí-la. Para isso temos duas opções: guardar dinheiro ou pedir um empréstimo.
Até que o capital de giro seja obtido pela empresa, algumas ações de economia também são bem vindas por auxiliar no acumulo do valor necessário em situações inesperadas. Então, os donos de empresa podem optar por cortar alguns gastos e negociar dívidas até que o capital de giro possa ser adquirido.
Uma outra opção para as empresas é aquisição de um empréstimo. Porém, é preciso analisar as opções e contratar aquele que melhor atende a situação financeira vivida. Nesse caso, a FinanZero pode ser uma aliada, já que com um único cadastro é possível ter acesso a até 10 ofertas pré-aprovadas de empréstimo. Para simular basta seguir os passos abaixo:
O valor do capital de giro varia conforme as empresas que o possuem, não existindo um valor mínimo ou máximo estipulado. Isso acontece pois cada negócio apresenta gastos diferentes, que estão relacionados com o seu segmento, serviço ou produto oferecido, tempo de vida, lucro, segmento de mercado e entre outros fatores.
Dessa forma, esse valor tem a sua variação de acordo com cada empresa. Então, os autônomos precisam levar em consideração os principais gastos para realizar esse o cálculo do capital de giro. São relevantes tudo aquilo que é necessário para manter o funcionamento da empresa, podemos citar como exemplo:
Além do que foi mencionado, o indivíduo ainda deve considerar o tempo de manutenção que o capital de giro contribuirá. Isso porque, a quantia acumulada poderá ser usadada apenas por um período de tempo.
Como conseguir capital de giro para empresa MEI?
E então, restou mais alguma dúvida sobre o cálculo do capital de giro? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios