Índice de conteúdo
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é isento de imposto, por isso muitos têm dúvidas se ao sacá-lo é preciso declarar no Imposto de Renda.
Apesar do recurso FGTS ser isento de imposto, todo trabalhador que realizou o saque de recursos do fundo deve informar obrigatoriamente os valores na declaração de Imposto de Renda, pois estes precisam ser declarados para justificar a variação patrimonial na declaração.
A declaração deve ser feita independente do motivo do saque, podendo este ser de saque aniversário, compra de um imóvel ou saque emergencial, por exemplo.
Devem realizar a declaração os contribuintes que já são obrigados a fazer a declaração do Imposto de Renda. É importante lembrar que os valores resgatados não alteram o cálculo do Imposto.
Destaca-se contudo que o saque extraordinário de até 1.000 reais que vem sendo liberado este ano só precisará ser declarado no ano que vem, em 2023.
FGTS libera saque calamidade. Entenda
Como dito anteriormente, o valor sacado do FGTS pode justificar uma variação patrimonial, visto que o valor sacado terá uma finalidade.
Exemplificando, quando contribuinte utiliza recursos do FGTS para quitar financiamentos imobiliários, por exemplo, o valor resgatado deve ser informado para a variação na situação do imóvel seja justificada.
Perdi a data de saque do FGTS extraordinário, o que fazer?
O passo a passo para realizar a declaração do saque do FGTS é bem simples. Os valores devem ser informados na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”. Veja abaixo como realizar o processo:
Feito isto, a declaração do saque do FGTS estará completa.
Aderi ao saque aniversário, tenho direito ao FGTS extraordinário?
Em 2022, é obrigatório declarar o Imposto de Renda:
FGTS Extraordinário: Ter saldo na conta não libera o benefício
Ficou com mais alguma dúvida sobre se é preciso declarar o saque do FGTS no Imposto de Renda ou alguma outra? Deixa nos comentários. Além disso, acompanhe a FinanZero nas redes sociais, para ficar por dentro desse e outros assuntos: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios