O saque extraordinário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) vem sendo liberado pela Caixa Econômica Federal a mais de 42 milhões brasileiros.

O valor do saque extraordinário é de até R$ 1 mil por trabalhador, levando em conta a soma dos saldos disponíveis de todas as suas contas do FGTS. O benefício é depositado na conta poupança social digital e caso o trabalhador não tenha uma, ela será aberta automaticamente pela CAIXA em seu nome.

O calendário do saque extraordinário do FGTS foi definido de acordo com o mês de nascimento do trabalhador e a data inicial foi 20 de abril deste ano.

Muitos trabalhadores têm dúvidas do que fazer se perderam a data de saque ou caso venham a perder. Caso a data estipulada para saque no calendário seja perdida, não é preciso se preocupar, visto que o calendário indica somente a data em que o dinheiro será liberado para saque.

O saque extraordinário tem uma data limite para saque, que oferece um prazo bastante longo para o trabalhador. O benefício poderá ser sacado até 15 de dezembro e depois deste dia, o crédito não sacado vai retornar ao FGTS.

Como vai funcionar o saque duplo do FGTS?

Não quero receber o FGTS extraordinário, o que fazer?

O trabalhador que deseja não receber o saque extraordinário deve acessar o aplicativo do FGTS ou ir até uma agência CAIXA para informar que não quer receber o benefício.

É importante destacar que o crédito feito de maneira automática tem um prazo limite para ser desfeito, este, é até o dia 10 de novembro.

Como aumentar o limite do cartão de crédito do Santander?

Como consultar o valor que vou receber do FGTS extraordinário?

A consulta ao valor do saque extraordinário do FGTS foi liberada pela CAIXA logo no início do programa. No aplicativo FGTS, os trabalhadores que têm direito ao saque podem consultar a data prevista e o valor que vai ser creditado.

Além disso, o app ainda permite a possibilidade de realizar a inclusão de informações cadastrais para criação da conta poupança social digital, na qual o dinheiro será depositado.

Caso haja problemas em realizar a consulta ao saque extraordinário do FGTS no app, a mesma também pode ser feita pelo site fgts.caixa.gov.br.

FGTS vai poder ser usado para pagar creches. Veja mais

Como vai funcionar o FGTS extraordinário?

O benefício vai ocorrer uma única vez, levando em conta o saldo disponível na data de realização do débito na conta do Fundo, até o limite de R$ 1 mil por trabalhador.

Caso o trabalhador possua mais de uma conta do FGTS, o saque é feito nesta ordem: primeiro, as contas inativas, correspondentes a contratos de trabalho extintos, iniciando pela conta que tiver o menor saldo; em seguida, as outras contas vinculadas, iniciando pela que tiver o menor saldo.

O que é um consórcio e como funciona?

Ficou com mais alguma dúvida sobre o que fazer caso a data do FGTS extraordinário seja perdida ou alguma outra? Deixa nos comentários. Além disso, acompanhe a FinanZero nas redes sociais, para ficar por dentro desse e outros assuntos: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.