Cartão pré-pago: vale a pena ter um?
Índice de conteúdo
Cartão pré-pago: como funciona essa modalidade e quais são as vantagens e desvantagens deste produto. Vale a pena ter um?
O cartão de crédito pré-pago é um produto relativamente novo no Brasil. Por essa razão, muitas pessoas ainda têm dúvidas com relação ao seu funcionamento.
Essa modalidade possui algumas diferenças com relação ao cartão de crédito tradicional. Por isso vamos falar um pouco mais sobre esse tema. Continue a leitura.
Como parcelar a fatura do cartão Nubank?
Como funciona o cartão pré-pago?
No Brasil, o cartão pré-pago foi autorizado pelo Banco Central em 2014. Esse produto tem uma forma de uso diferente do cartão de crédito já conhecido pelo grande público.
No cartão pré-pago o cliente precisa fazer uma recarga prévia para utilizá-lo. Dessa forma, o consumidor é quem define o limite disponível para uso.
Vale lembrar que ele possui bandeiras iguais aos dos outros cartões, como a Mastercard, Visa, Elo, entre outras.
Muitos procuram esse produto por não ter uma fatura e isso facilita na hora de controlar os gastos. Afinal, o cliente só consegue usar o que foi inserido como crédito no cartão.
As pessoas costumam usar o cartão pré-pago quando precisam fazer alguma compra que exige esse tipo de pagamento.
Cada instituição financeira pode definir o limite do seu cartão pré-pago, porém a média é que esse valor seja de, no máximo, R$ 3 mil.
Como aumentar o limite do cartão de crédito Neon?
Quais são as vantagens e desvantagens do cartão pré-pago?
O cartão pré-pago possui suas particularidades e dentre elas estão algumas bem vantajosas. Mas como nem tudo são flores, esse produto possui algumas desvantagens também. Veja um pouco mais sobre isso abaixo:
Vantagens
Menor burocracia
Uma das principais vantagens é a falta de burocracia para conseguir o cartão pré-pago. Nessa modalidade não é necessário ter análise de crédito, assim, fica mais rápido e fácil conseguir o cartão.
Sem anuidade
Muitos cartões de crédito possuem cobrança de anuidade e isso é algo que acaba afastando os consumidores. Já no caso do pré-pago isso não existe, o cartão é totalmente livre de taxas.
Negativados podem pedir
Mesmo quem está inadimplente e inscrito nos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e Serasa, podem solicitar o cartão pré-pago.
Limite pré-definido
Por ser um cartão com recarga prévia, o consumidor consegue garantir qual limite será usado. Assim, o controle de gastos é maior e não há risco de gastar mais do que deveria.
Sem comprovação de renda
Outro ponto importante é que não há necessidade de comprovar renda. Em resumo, o cliente pode pedir o cartão sem precisar apresentar documento que prove rendimento mensal.
Boa opção para filhos
O cartão pré-pago é uma ótima opção para quem quer liberar um cartão para os filhos, sobrinhos etc. Como possui um limite pré-estabelecido fica mais fácil garantis que eles não vão ultrapassar o valor imposto.
Desvantagens
Taxas
Este cartão não possui anuidade, como já citamos, porém, as financeiras têm o direito de cobrar as taxas que desejarem. É muito importante ficar atento na hora de contratar o serviço.
Sem parcelamento
Outra desvantagem deste cartão é que não há possibilidade de parcelar compras. No pré-pago as compras só podem ser pagas à vista.
Limite do saldo
O consumidor só consegue utilizar o valor disponibilizado no saldo, ou seja, só é possível comprar com o valor inserido na recarga.
Saque são cobrados
Caso resolva sacar o dinheiro inserido no cartão, as chances de pagar taxas são grandes. Normalmente os saques são feitos em caixas 24 horas e as operadoras cobram taxas para esta movimentação.
Limite
Outro fator importante é que o limite máximo é de R$ 3 mil. Apenas algumas instituições oferecem mais que isso, mas não é algo muito comum.
Afinal, ter ou não um cartão pré-pago?
Em resumo, o cartão pré-pago pode ser uma ótima alternativa para quem está negativado e não consegue aprovação para um cartão de crédito comum.
Ele também serve para aqueles que não querem correr o risco de endividamento. O produto pode ser utilizado para compras simples, sem serviços de streaming, por exemplo.
Para aqueles que podem escolher entre cartão de crédito e cartão pré-pago, o ideal é analisar todas as vantagens e desvantagens antes de tomar uma decisão.
Você tem mais alguma dúvida sobre o cartão pré-pago? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
0 respostas para “Cartão pré-pago: vale a pena ter um?”:
- Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios