Índice de conteúdo
Parcelamento da fatura: como funciona, como fica o limite do cartão de crédito, as taxas de juros e demais informações sobre o tema
O cartão de crédito é uma forma de pagamento que facilita as compras no dia a dia. Por isso, ele é a primeira opção de uso para mais de 50 milhões de cidadãos, de acordo com o SPC Brasil. Os inidíduos que utlizam o cartão de crédito podem ainda não conhecer a função de parcelamento da fatura.
Com essa possibilidade, os indivíduos podem parcelar o valor final mensal da fatura e pagar o valor restante em outro mês. A seguir estão as principais características da modalidade a fim de sanar as possíveis dúvidas sobre o assunto.
Peça agora um empréstimo pessoal com as melhores taxas de juros sem sair de casa!
O parcelamento da fatura de um cartão de crédito é uma opção para quem não possui o valor total da dívida no encerramento da fatura. Além de ser também uma possibilidade para quem prefere pagar em prestações para evitar o aperto no final do mês.
Essa opção se trata de parcelar o valor final da fatura, após o seu fechamento. Então, o indivíduo pode escolher a quantidade de parcelas e ainda uma data de vencimento para elas. Contudo, esse serviço apresenta uma taxa de juros que é cobrada por parcela.
Peça já o seu cartão de crédito sem anuidade com a FinanZero!
Como mencionado, a ação de parcelamento de uma fatura apresenta taxas de juros, que são cobradas por prestação. Assim, cada parcela tem o seu valor somado a uma taxa que pode variar de 2 a 5% dependendo da instituição financeira responsável pelo parcelamento.
As taxas de juros são quantias cobradas pelos bancos pelo valor que foi emprestado para pagar a fatura. Assim, ao parcelar o valor cobrado no cartão de crédito, o banco assume a quantia e libera um crédito para que o cliente pague o que deve em um período de tempo.
Qual é a idade mínima para pedir cartão de crédito?
O limite do cartão de crédio no parcelamento da fatura permanece o mesmo. Isso porque, as parcelas ainda estão em aberto e o limite só será restaurado quando o cliente quitar pelo valor restante. Nessa situação, o indivíduo pode ainda solicitar um aumento de seu limite com a instituição financeira que realizou o parcelamento.
Uma outra alternativa ao indivíduo que possui o seu limite restrito pelo parcelamento é a tentativa de quitar a dívida. Por meio de um planejamento financeiro será possível conseguir o valor necessário para pagar pelas parcelas. Esse recurso ainda garante uma quantia total menor, já que os juros não serão mais cobradas nas demais prestações.
Fazer um pagamento parcial ou parcelar a fatura de um cartão é uma decisão que depende de alguns fatores. Cada banco trabalha de uma forma e por isso apresentam condições e regras diferentes em relação aos seus serviços. O pagamento parcial de uma fatura gera uma dívida sobre o valor restante, que será cobrado no mês seguinte com juros.
Nessa situação, o banco define a forma como os juros serão cobrados, se o valor será cobrado para o próximo mês com uma taxa de juros fixa ou com essas quantias sendo acrescentadas por um determinado período. Por isso, para escolher entre as opções é válido entender como cada uma funciona e ainda calcular a dívida que será feita.
O que é parcelamento automático?
Sim, nesse caso, o cartão de crédito ainda pode ser usado normalmente pelo indivíduo. Contudo, o valor de seu limite ficará restrito a uma determinada quantia até que as parcelas restantes sejam totalmente pagas.
Uma outra opção para o indivíduo é utlizar outro cartão ou ainda usar a função de débito do meio de pagamento. É comum que muitos cartões de crédito apresentem ambos os serviços, de crédito e débito. Dessa maneira, o cliente que teve a sua fatura parcelada ainda poderá utilizá-lo como desejar, de acordo com as limitações.
É possível sacar o limite do cartão de crédito?
E então, restou mais alguma dúvida sobre a usabilidade do cartão de crédito após o parcelamento da fatura? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios