;
FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Como acessar o extrato de rendimentos sendo aposentado ou pensionista?

Como acessar o extrato de rendimentos sendo aposentado ou pensionista?

Compartilhe esse post:

INSS libera novo site para aposentados e pensionistas acessar extrato de rendimentos

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) liberou um novo site dedicado para aposentados e pensionista. Esse site possibilita acessar o extrato de rendimentos sem precisar sair de casa.

Isso porque, a consulta e a impressão do documento podem ser feitas pela internet. Os cidadãos têm mais uma opção para acessar o extrato sem precisar gerar senha.

Veja também – Imposto de Renda 2020: confira as novidades

O que é extrato de rendimento do INSS?

O extrato de rendimentos é um documento de suma importância para diversos cidadãos, pois ele nele consta todas as informações referentes aos rendimentos do individuo do último ano.

Esse documento em questão é usado para fazer a declaração do Imposto de Renda (IR), e precisa ser emitido por aposentados e pensionistas do INSS, pois assim como outras pessoas, eles precisam prestar conta a Receita Federal anualmente.

O informe de rendimento INSS traz informações como:

  • Valores recebidos pelo contribuinte no ano;
  • Quanto ele pagou de imposto na fonte;
  • Parcelas isenta de aposentadoria no caso dos maiores de 65 anos;
  • Dentre outros detalhes.

Onde emitir o extrato de rendimento de aposentado ou pensionista do INSS?

O informe de rendimento INSS dos aposentados e pensionistas do INSS, ou extrato de rendimentos, pode ser emitido de diferentes formas. São elas:

  • Aplicativo ou site “Meu INSS”;
  • No novo site Extrato IR;
  • Na agência bancária.

Leia também – O que é, como pedir e quem tem direito ao salário maternidade?

Como emitir o o extrato de rendimentos no novo site?

O novo endereço para obtenção do informe de rendimentos é Extrato IR, que é uma plataforma com acessibilidade completa. Veja o passo a passo para emitir o documento:

  • Primeiro o novo site ;
  • Ao entrar na página escolha o ano que deseja tirar o extrato;
  • Em seguida, digite o número do seu benefício sem pontos ou barras;
  • Depois coloque a data de seu nascimento;
  • Digite o Cadastro de Perssoa Física (CPF);
  • Por último, faça autenticação clicando na capicha e clique em “consultar”.

Como emitir o o extrato de rendimentos no Meu INSS?

O demonstrativo também pode ser baixado no Portal Meu INSS, com login e senha do site ou aplicativo (que são os mesmos). Caso seja o primeiro acesso da pessoa, é necessário fornecer:

  • dados solicitados na área de login e fazer o cadastro, criando uma senha com, no mínimo, nove caracteres, pelo menos uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número.
  • Colocar informações pessoais, como o nome da mãe e do pai;
  • Preencher um rápido formulário com informações sobre a própria vida trabalhista.

Ao acessar o sistema com a senha, basta escolher a opção Extrato para Imposto de Renda, do lado esquerdo da página, e emitir o documento.

É possível ainda retirar o extrato nas Agências de Previdência Social (APS), com agendamento prévio. Para isso, é necessário:

  • acessar o Meu INSS;
  • informar os dados pessoais na área de login;
  • clicar em “não sou um robô” e depois em “continuar sem login”.

Em seguida, clicar em Novo requerimento e digitar a palavra extrato no campo de pesquisa para selecionar o serviço desejado. Compareça à unidade do INSS indicada no Meu INSS, no dia e hora marcados, com os documentos necessários. Para mais conforto aos cidadãos, porém, o INSS recomenda que a obtenção do extrato seja feita pela internet.

No momento as agências do INSS estão fechadas por tempo indeterminado, devido a pandemia do novo coronavírus.

Veja também – Como declarar o Imposto de Renda?

Ficou com mais alguma dúvida sobre como acessar o extrato de rendimentos sendo aposentado ou pensionista? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Tenho conta na Caixa, o FGTS cai direto?

As contas comuns da Caixa Econômica Federal não irão disponibilizar o valor no novo saque liberado pelo Governo Federal. Veja mais.

Ler artigo completo

0 respostas para “Como acessar o extrato de rendimentos sendo aposentado ou pensionista?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo