FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Como acessar o extrato de contribuição do INSS?

Como acessar o extrato de contribuição do INSS?

Compartilhe esse post:

O Extrato de contribuição (CNIS) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um dos documentos principais utilizados durante o processo de um benefício.

Durante o processo de requerer um benefício, o INSS pode indeferir o pedido devido a alguma pendência apresentada no Extrato de contribuição ou verificando informações apresentadas que não condizem com a realidade.

Na maioria das vezes, o segurado não entende porque seu requerimento foi indeferido e não chega nem a pensar que o extrato de contribuição pode ter sido a razão.

Existem algumas maneiras de acessar o extrato CNIS. Ele pode ser obtido presencialmente, indo até uma agência do INSS, através do site da Caixa Econômica e Banco do Brasil, para correntistas destes bancos e pela plataforma “Meu INSS”.

Agência do INSS

Para obter o extrato CNIS indo até uma agência do INSS, primeiro é necessário realizar o agendamento pela plataforma “Meu INSS” ou pelo número 135.

Ao ir agência, o segurado deve ter em mãos os documentos necessários, são eles: RG, CPF e Carteira de Trabalho.

Caixa Econômica Federal

Para acessar o extrato CNIS pela Caixa, o segurado deve logar no app e na tela inicial clicar em “FGTS”, depois em “Extrato/INSS” e logo após em “Extrato Previdenciário”. Feito isso, o segurado terá acesso ao extrato e poderá baixá-lo ou imprimi-lo.

Banco do Brasil

Para realizar o procedimento pelo Banco do Brasil, basta que o segurado acesse o app do banco e siga os passos: clicar em “Menu”, “Serviços”, depois em “Demais Extratos” e “Contribuições para a Previdência Social” e em seguida clicar m “Continuar”.

Feito isso, o segurado terá acesso ao extrato CNIS.

Plataforma “Meu INSS”

Através do “Meu INSS”, por meio do site ou app, o extrato CNIS pode ser facilmente obtido. Basta seguir os passos:

  • Logar na plataforma;
  • Clicar em “Extrato de contribuição”;
  • Clicar em “Baixar PDF”
  • Selecionar a opção “Versão completa (vínculos e remunerações)”.

Empréstimo pessoal sem burocracia e 100% online é com a FinanZero, acesse e faça o seu pedido!

O que é o extrato CNIS?

Este é um documento que funciona como um banco de dados, no qual constam informações sobre o segurado. O CNIS coleta e reúne informações trabalhistas e previdenciárias que resumam a vida do segurado. Este documento pode ser usado pelo segurado e pelo INSS para analisar o requerimento de um benefício. Veja abaixo a imagem do extrato CNIS.

extrato

Como é possível ver na imagem, no extrato CNIS constam informações cadastrais básicas dos segurados, como, nome, nome da mãe, data de nascimento e NIT.

Para que serve o CNIS?

O que o INSS pode ver através do extrato CNIS?

Com este documento, o INSS tem acesso a todos os registros trabalhistas e previdenciários do segurado, além de saber qual o valor de sua remuneração mensal. O INSS então pode confirmar:

  • A data do registro do segurado na Previdência Social;
  • Os valores dos salários recebidos a partir de julho de 1994;
  • O tempo de contribuição e o período de carência que o segurado tem;
  • Os períodos em que o segurado recebeu benefício da Previdência, como aposentadoria por tempo de contribuição e auxílio doença.

Extrato de empréstimo consignado: o que é e como emitir?

O extrato CNIS é importante?

A importância deste documento é enorme. No momento de requerer um benefício do INSS, o CNIS é o documento oficial mais importante.

Através dele, o INSS poderá comprovar o direito do segurado a determinado benefício, portanto, a apresentação deste documento é essencial para a concessão ou não do benefício.

Quem tem direito ao saque extraordinário do FGTS 2022?

Tem mais alguma dúvida sobre como acessar o extrato de contribuição do INSS ou alguma outra? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Quem tem direito ao saque extraordinário do FGTS 2022?

Saque extraordinário do FGTS disponibilizado pelo governo já tem consulta aberta a datas e valores […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Como acessar o extrato de contribuição do INSS?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo