;
FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Como aderir ao Saque-Aniversário pela internet?

Como aderir ao Saque-Aniversário pela internet?

Compartilhe esse post:

A adesão ao Saque-Aniversário pode ser feita através do aplicativo FGTS e presencialmente, em uma das agências da Caixa Econômica Federal.

Os recursos disponíveis nas contas FGTS são de propriedade do trabalhador, ainda que as quantias sejam oriundas do depósito dos empregadores. O saque desses valores, por sua vez, são liberados em situações específicas, como demissão sem justa causa, aposentadoria e na compra de imóvel para fins de moradia.

No entanto, desde 2020 passou a vigorar a Lei n° 13.932, que instituiu o Saque-Aniversário. Nessa modalidade, o titular abre mão do Saque-Rescisão e passa a ter o direito de receber um determinado percentual sobre o valor disponível em todas as suas contas. Esse pagamento ocorre anualmente, a partir do primeiro dia útil do mês de seu aniversário.

Vale dizer que o valor para retirada é inversamente proporcional à quantidade de dinheiro disponível, ou seja, quanto maior o valor na conta FGTS, menor será o percentual aplicado para saque. Sendo assim, a alíquota começa em 50%, para trabalhadores com até R$500 de saldo, e termina em 5%, para aqueles que possuem mais de R$20 mil.

Prazo do FGTS extraordinário 2022 acaba em dezembro; veja quem ainda pode sacar.

Quem pode aderir ao Saque-Aniversário?

A adesão ao Saque-Aniversário pode ser feita por qualquer pessoa que possua uma conta atrelada ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), desde que haja saldo. Além disso, são consideradas todas as contas, seja ativa ou inativa, que correspondem à conta vinculada ao atual emprego e a conta referente às contratações anteriores, respectivamente.

Como aderir ao Saque-Aniversário pela internet?

Atualmente, a única forma de aderir ao Saque-Aniversário pela internet é através do aplicativo FGTS, disponível para Android e iOS. Entretanto, quem preferir, pode realizar o processo presencialmente, em uma agência da Caixa Econômica Federal, conforme explicamos a seguir.

Aplicativo

Para aderir ao Saque-Aniversário pela internet, a opção disponibilizada pela Caixa é o aplicativo FGTS. Portanto, para acessá-lo, é preciso informar o número do CPF e senha previamente cadastrados. Então, é só fazer o seguinte:

  • na tela inicial, clique em “Meus saques”, disponível na parte inferior;
  • clique na opção “saque-aniversário”;
  • após ler as informações, ative o botão “Li e aceito os termos e condições” e clique em “Optar pelo saque-aniversário”.

Cabe destacar que ao aderir ao Saque-Aniversário, o trabalhador só poderá retornar à modalidade Saque-Rescisão após dois anos e um mês.

Agência da Caixa Econômica Federal

Como mencionado, quem preferir, pode realizar a adesão ao Saque-Aniversário presencialmente, em uma agência da Caixa Econômica. Para isso, é só localizar a unidade mais próxima e se dirigir até o local com um documento de identificação com foto, como RG ou CNH, e o número do NIS ou NIT.

Minha chave Pix foi cadastrada por outra pessoa, o que fazer?

Posso cancelar a adesão ao Saque-Aniversário?

Sim, o titular da conta pode cancelar a adesão ao Saque-Aniversário e retornar à modalidade de Saque-Rescisão. Contudo, essa ação só poderá ser feita após 25 meses da adesão ao Saque-Aniversário, ou seja, pouco mais de dois anos. Sendo assim, a recomendação é que o trabalhador avalie se essa opção é vantajosa para si, pois se houver arrependimento, o retorno ao modelo de saque anterior não poderá ser feito de forma imediata.

Quanto tempo tenho para sacar o Saque-Aniversário?

O dinheiro do Saque-Aniversário é liberado anualmente, no primeiro dia útil do mês de aniversário do titular, e pode ser sacado em até 90 dias subsequentes. Portanto, que faz aniversário em abril, por exemplo, poderá sacar a quantia durante os meses de abril, maio e junho.

Ficou mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários que a gente te ajuda. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Minha chave pix foi cadastrada por outra pessoa, o que fazer?

Veja agora o que fazer se a sua chave pix foi cadastrada por outra pessoa, quais os tipos de chave existentes e mais.

Ler artigo completo

0 respostas para “Como aderir ao Saque-Aniversário pela internet?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo