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Minha chave pix foi cadastrada por outra pessoa, o que fazer?

Minha chave pix foi cadastrada por outra pessoa, o que fazer?

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Às vezes, alguma chave pix sua pode ser cadastrada por outra pessoa, então, o que fazer?

O cadastramento de uma chave pix sua por outra pessoa pode acontecer acidentalmente ou por má índole. Geralmente, as pessoas só descobrem isso quando tentam cadastrar a chave e recebem a informação de que ela já está cadastrada em outra conta.

Nos casos em que isso acontece, o usuário precisa reivindicar o uso da chave, dentro do próprio aplicativo do banco, mas para isso, é preciso comprovar que você é o titular daquela
determinada chave.

Após reivindicar a chave, a pessoa que está em posse dela vai receber uma notificação informando sobre a reivindicação. A partir desta data, ela terá um tempo determinado, que vai variar de banco para banco, para comprovar que a chave lhe pertence. Caso não comprove, a reivindicação será concluída com sucesso.

O banco pode cobrar de quem envia um pix?

Como consultar as chaves pix que eu tenho?

Por meio do site oficial, é possível consultar todas as chaves pix em seu nome e ver em quais instituições financeiras elas estão cadastradas, além de serem exibidos também os números das contas e agências.

O relatório de chaves pix pode ser consultado seguindo o passo a passo abaixo:

  • Acessar o site do Banco Central;
  • Selecionar a opção “Acesso à informação”;
  • Selecionar a opção “Minha vida financeira”;
  • Clicar em “Chave Pix”;
  • Ir até a seção: “Consulta ao Relatório de Chaves Pix”;
  • Fazer login com “gov.br”.

Pronto, basta seguir esses passos para realizar a consulta.

Pagamento do décimo terceiro começa esse mês. Veja mais

Existe limite de chaves pix?

Sim, pessoas físicas podem criar até 5 chaves, já jurídicas, até 20. Esses números são válidos para uma mesma conta bancária, ou seja, se o usuário tiver 5 chaves cadastradas no Banco Bradesco e nenhuma cadastrada no Banco Santander, por exemplo, ele ainda pode cadastrar chaves na instituição, mas existe um detalhe. As chaves não podem ser repetidas nos bancos, portanto, se o CPF está cadastrado no Bradesco, ele não pode ser repetido no Santander.

Banco Bradesco permite pix com saldos de outros bancos. Confira

Quais os tipos de chaves existentes?

Atualmente, o sistema pix oferece a possibilidade de o usuário realizar o cadastramento de quatro tipos de chaves. São elas:

  • CPF ou CNPJ;
  • Celular;
  • Email.
  • Chave aleatória.

Como funciona a chave aleatória?

As chaves aleatórias são geradas pelo próprio sistema bancário e nenhuma é igual a outra, inclusive por isso, elas são consideradas o tipo de chave pix mais seguro quando comparadas aos outros.

Qual a diferença entre o pix e o real digital?

Esqueci minha chave pix, e agora?

Em caso de esquecimento da chave pix, não há com o que se preocupar, basta entrar no aplicativo do banco, ir até a seção “Pix” e realizar a consulta de todas as chaves cadastradas naquela instituição financeira.

Ficou com mais alguma dúvida sobre o que fazer quando sua chave pix é cadastrada por outra pessoa? Tem alguma outra dúvida? Deixa nos comentários. Além disso, acompanhe a FinanZero nas redes sociais, para ficar por dentro desse e outros assuntos: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Perguntas frequentes sobre a FinanZero

A FinanZero cobra algum depósito antecipado?

A FinanZero não cobra nenhum depósito antecipado, seguindo a norma estabelecida pelo Banco Central (BC). De acordo com tal norma, quaisquer taxas cobradas pelos nossos parceiros já estão inclusas no parcelamento do empréstimo solicitado.

A FinanZero atua como correspondente bancário no Brasil, tendo um marketplace que conecta clientes às instituições financeiras. Para os clientes, o nosso serviço é 100% gratuito, não havendo qualquer tipo de cobrança ou pedido de depósito antecipado por qualquer integrante do nosso time em todo o processo de contratação do empréstimo.

Alertamos ainda para que os clientes fiquem atentos a possíveis estelionatários, os “golpistas”, que utilizam termos como estes abaixo para solicitar cobranças indevidas e que caracterizam crime, conforme o artigo 171 do Código Penal:

  1. “Taxa de avalista”;
  2. “Tarifa pelo score baixo”;
  3. “Taxa antecipada de contratação do seguro do crédito”;
  4. “Depósito de liberação”;
  5. “Depósito antecipado”;
  6. “Juros antecipados.

Para mais informações, confira o post do blog “Como identificar golpes do empréstimo?”. Além disso, fique atento às comunicações oficiais da FinanZero:

  1. Selo de verificação nas redes sociais: nossas contas no Instagram e no Facebook são verificadas pelas redes sociais;
  2. E-mails da empresa possuem domínio próprio: a comunicação oficial da FinanZero por e-mail parte de contas com a terminação @finanzero.com.br;

Portanto, caso alguém solicite a você um depósito antecipado para liberação de empréstimo, fique atento! E lembre-se que nós não realizamos esse tipo de cobrança. Uma dica extra que deixamos para os nossos clientes é consultar o CNPJ da empresa na Receita Federal antes de fechar qualquer negociação de cunho financeiro.

Como desbloquear a câmera do celular?

Na hora de solicitar uma selfie (foto do rosto) para validar o contrato de empréstimo uma mensagem com seguinte frase irá aparecer na tela do celular:

“Finanzero.com.br quer usar a sua câmera”.

Para prosseguir é necessário que o usuário clique em “permitir”. Dessa forma, o celular poderá enviar uma imagem* tirada no mesmo momento para o site da FinanZero, validando os dados do cliente.

*Essa imagem só será utilizada para o cadastro do cliente.

Como tirar a selfie para o empréstimo?

Para tirar uma selfie (foto do rosto) de forma adequada é fácil! Basta seguir os passos:

  1. Como a selfie é uma biometria facial, é importante estar em um local com boa iluminação e com fundo branco, preferencialmente.
  2. Posicionar o seu rosto dentro da marcação que o site oferece.
  3. Estique o braço a frente do seu rosto para tirar a foto.
  4. Não use acessórios e nem faça caretas.

O seu rosto precisa estar nítido para conseguir a aprovação do crédito.

Quais são os canais oficiais de atendimento da FinanZero?

Os canais oficiais de atendimento da FinanZero são:

  • Messenger do Facebook: a conta oficial da FinanZero no Facebook é verificada. Desta forma, há um selo de verificação azul acompanhado do nome da empresa na rede social.
  • Inbox do Instagram: a conta oficial da FinanZero no Instagram é verificada também. Desta forma, há um selo de verificação azul acompanhado do nome da empresa na rede social.
  • Assistente virtual (chat): na página de login do nosso site é possível obter ajuda da nossa assistente virtual, que pode direcionar o cliente ao nosso time de Customer Success caso seja necessário.
  • Telefone: 0800 607 3001 (funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Atendemos a todo o Brasil).
  • WhatsApp: contato feito somente para envio de ofertas ao cliente e/ou formalização do pedido.

Atenção! NUNCA solicitamos valores antecipados via WhatsApp.

Conforme normas do Banco Central (BC), quaisquer cobranças de taxas e demais tarifas dos serviços já estão inclusas diretamente nas parcelas do crédito contratado. Antes disso não há nenhum pagamento a ser feito pelos clientes. Portanto, caso alguém solicite a você um depósito antecipado, fique atento aos nossos canais de atendimento!

Para mais informações, confira o post do blog “A Finanzero é confiável?“.

Recebi a oferta de um parceiro, mas ele pede a senha do Internet Banking. Isso é seguro?

A senha do Internet Banking pode ser solicitada por nossos parceiros durante a análise de crédito. As ofertas enviadas pela FinanZero pelos seus canais (e-mail e SMS) são pré-aprovadas. Ou seja, de acordo com os dados coletados do seu perfil, a proposta foi feita por um de nossos parceiros. Entretanto, para a oferta ser aprovada e o crédito poder ser contratado pelo cliente, o mesmo deverá confirmar os dados informados por meio do envio de documentos.

Em alguns casos, o comprovante de renda é o extrato bancário do cliente, e por isso nossos parceiros solicitam a senha do Internet Banking:

  1. para verificar o comprovante de renda;
  2. o histórico de pagamentos;
  3. receitas, dívidas;

A senha do Internet Banking NÃO permite que as instituições financeiras façam qualquer movimentação na conta bancária do consumidor, tal senha nunca é solicitada pela FinanZero ou por seus parceiros.

Para mais informações, confira o post do blog “5 dicas para não cair em fraudes bancárias“.

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