Índice de conteúdo
O limite para transferências Pix pode ser alterado no aplicativo da instituição financeira ou presencialmente, em uma agência.
Lançado em novembro de 2020, o Pix é um sistema de pagamentos instantâneos que permite a realização de transferências e pagamentos a qualquer hora do dia e em qualquer dia da semana. O reconhecimento da transação, por sua vez, leva até 10 segundos para acontecer, ou seja, a quantia é disponibilizada de forma imediata ao recebedor.
De acordo com as Estatísticas do Banco Central do Brasil, somente em agosto de 2022 foram feitas mais de 985 milhões de transações através do Pix, considerado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) um dos principais instrumentos de pagamento brasileiro, junto ao cartão de crédito.
Como sacar dinheiro do Pix na Lotérica?
No segundo semestre de 2021, o Banco Central estabeleceu limite de valor para transações noturnas, isso é, que são realizadas entre 20h e 5h59. Sendo assim, as transferências e pagamentos feitos neste período têm limite de R$1 mil. A regra vale para pessoas físicas e Microempreendedores Individuais (MEIs), mas não abrange as contas de pessoas jurídicas.
O limite também agrega os demais meios de pagamentos, como transferências entre contas da mesma instituição financeira e de instituições diferentes, via TED ou DOC, pagamentos de boletos e compras com cartões de débito.
Por outro lado, as transações realizadas no período diurno, considerado entre 6h e 19h59, podem contar com limites estipulados por cada instituição financeira, desde que seja compatível com o limite das transferências TED e DOC e do cartão de débito. Portanto, neste caso, o cliente deve consultar o banco ou fintech em que possui conta para verificar a informação.
O limite para transferências e pagamentos via Pix pode ser alterado diretamente pelo aplicativo da instituição financeira em que o usuário possui conta. Para isso, é preciso fazer o seguinte:
Em alguns casos, o aplicativo pode solicitar a senha, leitura biométrica ou Face ID para confirmar a solicitação. Além disso, a solicitações de alteração de limite para operações noturnas passará por análise da instituição financeira, logo, não é liberada instantaneamente, como acontece às transações diurnas.
Quais são os grupos que podem sacar o FGTS calamidade?
Sim, é possível diminuir o limite para transferências e pagamentos via Pix, inclusive, a alteração é feita pelo próprio aplicativo. Para realizá-la, o procedimento é similar ao citado anteriormente, portanto, é só acessar a opção “Meu limite Pix” e diminuir o valor referente às transações diurnas e noturnas.
Vale lembrar que diferente dos pedidos de aumento, para diminuir o limite não é preciso análise da instituição financeira, logo, a solicitação é concluída e efetivada automaticamente, após confirmação do titular da conta.
Conforme mencionado, o pedido para diminuição do limite das transações Pix é concluído automaticamente, de forma instantânea, após o pedido do correntista. Por outro lado, a solicitação de aumento do limite pode demorar, no mínimo, 24 horas e, no máximo, 48 horas para efetivação após o pedido, pois a instituição financeira realizará a análise.
Entretanto, se a solicitação for realizada de forma física, isso é, presencialmente em uma agência bancária, a alteração é imediata. Vale ressaltar que o intuito dessa regra é impedir o aumento do limite em situações de risco para o usuário.
Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. Ah, e acompanhe a FinanZero nas redes sociais, também: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios