FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Como cadastrar conta bancária para receber o FGTS?

Como cadastrar conta bancária para receber o FGTS?

Compartilhe esse post:

O cadastramento de conta bancária para recebimento do Fundo de Garantia pode ser feito pelo aplicativo FGTS.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito trabalhista e funciona como uma reserva financeira. Desse modo, ao iniciar um novo emprego, é criada uma conta FGTS para o funcionário, vinculada àquela empresa. Essa conta, por sua vez, recebe depósitos mensais, feitos pelo empregador, num valor equivalente a 8% do salário. No caso de trabalhadores domésticos, o percentual é 11,2%, e para os chamados jovens aprendizes a quantia corresponde a 2% do salário bruto.

Vale lembrar que os percentuais são calculados com base no salário e outros valores adicionais, como abonos e décimo terceiro, por exemplo. Além disso, o depósito do FGTS não é descontado do salário, pois conforme mencionado, é um direito do trabalhador e obrigação do empregador.

Como tirar a certidão para saque do FGTS?

Como cadastrar conta bancária para receber o FGTS?

O cadastramento de uma conta bancária para recebimento do Fundo de Garantia é feito através do aplicativo FGTS, disponível para Android e iOS. Portanto, após baixá-lo, é preciso realizar login no app com CPF e senha previamente cadastrados, então, é só fazer o seguinte:

  • na tela inicial, clique em “Meus saques”, disponível na parte inferior;
  • selecione a opção “Minha conta bancária”;
  • clique em “Cadastrar conta bancária”;
  • selecione se a conta é da Caixa ou de outros bancos;
  • digite o nome da instituição financeira;
  • informe se é conta corrente ou poupança;
  • nos campos seguintes, informe o número da agência, sem dígito, e o número da conta, dessa vez com dígito.

Feito este passo a passo, será necessário validar a identidade do usuário, portanto, será solicitada uma foto frente e verso de um documento de identificação, que pode ser o RG ou CNH. Na etapa seguinte, é exigido o envio de uma selfie do titular da conta, segurando o documento em questão. Depois, é só enviar as imagens e dados bancários à Caixa e aguardar a análise e conclusão do processo, que pode demorar até dois dias.

Após aprovação, quando o beneficiário solicitar o saque do FGTS, a quantia será automaticamente transferida para a conta bancária cadastrada.

Qual tipo de conta pode ser cadastrada para receber o FGTS?

De acordo com a Caixa Econômica Federal, é possível cadastrar somente contas corrente e poupança, de qualquer instituição financeira, para recebimento do benefício. Além disso, não é aceito conta salário, bem como conta conjunta, isso porque, a conta cadastrada deve estar no nome do beneficiário, pois deve ser de sua titularidade e individual.

Quem recebe BPC tem direito ao Auxílio Brasil?

Como alterar conta bancária cadastrada no FGTS?

Após efetivação do cadastro da conta bancária, o usuário pode alterá-la a qualquer momento. O processo, inclusive, é semelhante ao de cadastramento. Dessa forma, após realizar login no aplicativo, faça o seguinte:

  • clique em “Meus saques”, na parte inferior;
  • selecione a opção “Minha conta bancária”;
  • clique no botão “Alterar conta bancária”;
  • selecione se a conta será da Caixa ou de outra instituição;
  • então, escolha a instituição, informe os dados bancários, tipo de conta e clique em “Confirmar”;
  • por fim, é só completar a etapa de validação da identidade que, conforme já mencionado, exige o envio de fotos do documento de identificação e uma selfie.

O prazo para efetivar a alteração da conta bancária no aplicativo FGTS é de dois dias.

Quanto tempo demora para cair o dinheiro do FGTS na conta bancária?

Após solicitação de saque do FGTS pelo trabalhador, o dinheiro será debitado na conta bancária cadastrada pelo mesmo e estará disponível em até 5 dias úteis para movimentação e saque. Entretanto, caso não haja uma conta bancária cadastrada, a quantia poderá ser sacada nos caixas eletrônicos da Caixa, Casas Lotéricas, Correspondentes Caixa Aqui e agências da instituição, junto à chave de acesso, contrato de rescisão, documento de identificação com foto e Carteira de Trabalho.

Como funciona o cartão consignado do Banco Pan?

Quem tem direito ao recebimento do FGTS?

O saque do valor disponível no FGTS é permitido em situações específicas, estipuladas em Lei, como demissão sem justa causa, aposentadoria e calamidade pública, por exemplo. Além disso, o benefício é um direito dos seguintes trabalhadores:

  • profissionais em regime de contratação CLT, ou seja, com carteira assinada;
  • trabalhadores domésticos;
  • trabalhadores temporários;
  • trabalhadores em contrato intermitente;
  • trabalhadores avulsos;
  • trabalhadores rurais que atuam em período de colheita;
  • atletas profissionais.

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. Ah, e acompanhe a FinanZero nas redes sociais, também: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como liberar o primeiro acesso do Caixa Tem?

Veja o passo a passo de como liberar o primeiro acesso do Caixa Tem. Saiba também como fazer o download do aplicativo pela App Store.

Ler artigo completo

0 respostas para “Como cadastrar conta bancária para receber o FGTS?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo