FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Como cadastrar conta bancária para receber o FGTS?

Como cadastrar conta bancária para receber o FGTS?

Compartilhe esse post:

O cadastramento de conta bancária para recebimento do Fundo de Garantia pode ser feito pelo aplicativo FGTS.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito trabalhista e funciona como uma reserva financeira. Desse modo, ao iniciar um novo emprego, é criada uma conta FGTS para o funcionário, vinculada àquela empresa. Essa conta, por sua vez, recebe depósitos mensais, feitos pelo empregador, num valor equivalente a 8% do salário. No caso de trabalhadores domésticos, o percentual é 11,2%, e para os chamados jovens aprendizes a quantia corresponde a 2% do salário bruto.

Vale lembrar que os percentuais são calculados com base no salário e outros valores adicionais, como abonos e décimo terceiro, por exemplo. Além disso, o depósito do FGTS não é descontado do salário, pois conforme mencionado, é um direito do trabalhador e obrigação do empregador.

Como tirar a certidão para saque do FGTS?

Como cadastrar conta bancária para receber o FGTS?

O cadastramento de uma conta bancária para recebimento do Fundo de Garantia é feito através do aplicativo FGTS, disponível para Android e iOS. Portanto, após baixá-lo, é preciso realizar login no app com CPF e senha previamente cadastrados, então, é só fazer o seguinte:

  • na tela inicial, clique em “Meus saques”, disponível na parte inferior;
  • selecione a opção “Minha conta bancária”;
  • clique em “Cadastrar conta bancária”;
  • selecione se a conta é da Caixa ou de outros bancos;
  • digite o nome da instituição financeira;
  • informe se é conta corrente ou poupança;
  • nos campos seguintes, informe o número da agência, sem dígito, e o número da conta, dessa vez com dígito.

Feito este passo a passo, será necessário validar a identidade do usuário, portanto, será solicitada uma foto frente e verso de um documento de identificação, que pode ser o RG ou CNH. Na etapa seguinte, é exigido o envio de uma selfie do titular da conta, segurando o documento em questão. Depois, é só enviar as imagens e dados bancários à Caixa e aguardar a análise e conclusão do processo, que pode demorar até dois dias.

Após aprovação, quando o beneficiário solicitar o saque do FGTS, a quantia será automaticamente transferida para a conta bancária cadastrada.

Qual tipo de conta pode ser cadastrada para receber o FGTS?

De acordo com a Caixa Econômica Federal, é possível cadastrar somente contas corrente e poupança, de qualquer instituição financeira, para recebimento do benefício. Além disso, não é aceito conta salário, bem como conta conjunta, isso porque, a conta cadastrada deve estar no nome do beneficiário, pois deve ser de sua titularidade e individual.

Quem recebe BPC tem direito ao Auxílio Brasil?

Como alterar conta bancária cadastrada no FGTS?

Após efetivação do cadastro da conta bancária, o usuário pode alterá-la a qualquer momento. O processo, inclusive, é semelhante ao de cadastramento. Dessa forma, após realizar login no aplicativo, faça o seguinte:

  • clique em “Meus saques”, na parte inferior;
  • selecione a opção “Minha conta bancária”;
  • clique no botão “Alterar conta bancária”;
  • selecione se a conta será da Caixa ou de outra instituição;
  • então, escolha a instituição, informe os dados bancários, tipo de conta e clique em “Confirmar”;
  • por fim, é só completar a etapa de validação da identidade que, conforme já mencionado, exige o envio de fotos do documento de identificação e uma selfie.

O prazo para efetivar a alteração da conta bancária no aplicativo FGTS é de dois dias.

Quanto tempo demora para cair o dinheiro do FGTS na conta bancária?

Após solicitação de saque do FGTS pelo trabalhador, o dinheiro será debitado na conta bancária cadastrada pelo mesmo e estará disponível em até 5 dias úteis para movimentação e saque. Entretanto, caso não haja uma conta bancária cadastrada, a quantia poderá ser sacada nos caixas eletrônicos da Caixa, Casas Lotéricas, Correspondentes Caixa Aqui e agências da instituição, junto à chave de acesso, contrato de rescisão, documento de identificação com foto e Carteira de Trabalho.

Como funciona o cartão consignado do Banco Pan?

Quem tem direito ao recebimento do FGTS?

O saque do valor disponível no FGTS é permitido em situações específicas, estipuladas em Lei, como demissão sem justa causa, aposentadoria e calamidade pública, por exemplo. Além disso, o benefício é um direito dos seguintes trabalhadores:

  • profissionais em regime de contratação CLT, ou seja, com carteira assinada;
  • trabalhadores domésticos;
  • trabalhadores temporários;
  • trabalhadores em contrato intermitente;
  • trabalhadores avulsos;
  • trabalhadores rurais que atuam em período de colheita;
  • atletas profissionais.

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. Ah, e acompanhe a FinanZero nas redes sociais, também: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como liberar o primeiro acesso do Caixa Tem?

Veja o passo a passo de como liberar o primeiro acesso do Caixa Tem. Saiba também como fazer o download do aplicativo pela App Store.

Ler artigo completo

0 respostas para “Como cadastrar conta bancária para receber o FGTS?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresas
Solicite seu empréstimo