Como cancelar o saque-aniversário antes de receber?
Índice de conteúdo
Saque-aniversário: como funciona, a relação com o seguro-desemprego, o que fazer quando não cai na conta e o cancelamento do benefício
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício trabalhista pago aos cidadãos por suas contribuições. O programa conta com a modalidade de saque-aniversário que permite a retirada do benefício apenas uma vez ao ano, lançada em 2019.
Ainda que o saque-aniversário seja conhecido e utilizado pela população, o seu cancelamento ainda é motivo de dúvidas entre os indivíduos que utilizam a modalidade. Por isso, abaixo estão as questões relacionadas à opção de saque e ao seu cancelamento.
Se eu optar pelo saque-aniversário hoje, quando posso sacar?
Como funciona o saque-aniversário?
O saque-aniversário é uma modalidade do FGTS que consiste na retirada do valor uma vez ao ano. O cidadão que utilizar essa opção de saque pode receber o benefício no mês de seu aniversário e nos próximos 2 meses seguintes. O valor do FGTS fica disponível a partir do dia 01 no mês que o solicitante faz aniversário e pode ser sacado por meio do aplicativo FGTS ou caixas eletrônicos da Caixa Econômica.
Para aderir a opção de saque é preciso informar a instituição, caso contrário o saque permanece de forma tradicional, com retirada quando o cidadão desejar. Segundo dados da Caixa, mais de 9,7 milhões de pessoas já aderiram ao saque-aniversário.
Quem optar pelo saque-aniversário perde o Seguro-desemprego?
Os trabalhadores, com carteira assinada, que foram demitidos sem justa causa podem receber todos os direitos trabalhistas previstos por lei, como:
- Aviso prévio;
- 13° salário;
- Multa rescisória de 40%;
- Seguro-desemprego;
Dessa forma, mesmo ao aderir a modalidade de saque-aniversário, o cidadão receberá o seguro-desemprego e demais valores que possui direito.
Encontre as melhores condições para a antecipação do saque-aniversário do FGTS!
O que fazer quando o saque-aniversário não cai na conta?
O saque-aniversário pode não ficar disponível na conta do cidadão e essa situação ocorre, principalmente, por algumas questões, como:
- Dados não atualizados ou com divergências;
- Conta informada para receber o valor seja conjunta;
Então, inconsistências nas informações disponíveis sobre o cidadão podem fazer com que o benefício não seja liberado. Nesse caso, é possível conferir os dados no site da Caixa Econômica e solicitar a alteração via online ou de forma presencial em uma agência da instituição.
A conta solicitada pelo banco para o recebimento do FGTS precisa ser uma conta individual, sendo poupança ou corrente. Sendo assim, as contas em conjunto não poderão receber o valor disponível e o cidadão deve alterá-la em conjunto com a Caixa.
Como obter o extrato do Caixa Tem?
Quem optar pelo saque-aniversário pode cancelar depois?
O saque-aniversário é uma opção de recebimento do FGTS e para ser acionado o beneficiário precisa entrar em contato com a Caixa, da mesma forma para que o modelo de saque seja cancelado. Então, o cidadão pode voltar a modalidade tradicional utilizando o aplicativo do FGTS, conforme indicado abaixo:
- Baixe o aplicativo do FGTS, na Play Store (Android) ou App Store (IOS);
- Faça o login com CPF e senha, caso seja o seu primeiro acesso informe os dados solicitados e aceite os termos de uso;
- Acesse “Saque-aniversário do FGTS”;
- Na página do benefício será possível encontrar a opção de cancelamento, basta clicar nela e aguardar as instruções do aplicativo;
Simule já o empréstimo do FGTS com a FinanZero!
Como cancelar o saque-aniversário antes de receber?
As solicitações de mudança para o saque-aniversário podem ser feitas em qualquer momento, se o pedido for feito até o último dia do mês do solicitante é possível recebê-lo no ano da solicitação. Como comentado, o cancelamento da opção de saque pode ser feito pelo cidadão no momento que desejar. Contudo, após o pedido a modalidade deixará de ser utilizada após 2 anos.
Dessa forma, mesmo que o pedido de cancelamento seja feito no ano de 2021 ele apenas deixará de ser utilizado no ano de 2023.
E então, restou mais alguma dúvida sobre como cancelar o saque-aniversário antes de recebê-lo? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
2 respostas para “Como cancelar o saque-aniversário antes de receber?”:
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
Boa noite. Pelo aplicativo não consigo cancelar o saque aniversário.. estou tentando todos os dias e já caiu a parcela de 2022 na minha conta mas eu não quero utilizar. Estou desempregado e quero pegar o valor total!!
Essa questão do saque aniversário precisa termos um amparo do órgão.
No meu caso nem sabia que existia essa modalidade, ao tentar fazer o saque me fizeram a somente daqui dois anos. Eles não provam que fiz a solicitação