FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Como conseguir o extrato do CNIS?

Como conseguir o extrato do CNIS?

Compartilhe esse post:

O extrato do CNIS é um documento que reúne informações sobre os vínculos empregatícios e previdenciários de uma pessoa.

É comum que alguns trabalhadores não conheçam, mas o extrato do CNIS é considerado um dos documentos mais importantes durante a solicitação da aposentadoria. Isso porque, é a partir dele que é feita a análise do pedido, já que ali constam informações relacionadas aos vínculos empregatícios e previdenciários do trabalhador.

A seguir, vamos explicar melhor como obter o extrato do CNIS e o que é esse documento.

Não consigo acessar o Meu INSS, o que fazer?

O que é o CNIS

A sigla CNIS se refere a Cadastro Nacional de Informações Sociais, que como dito inicialmente, se trata de um documento com todas as informações relacionadas aos vínculos trabalhistas e previdenciários do trabalhador.

Na prática, o CNIS funciona como um banco de dados do trabalhador, onde este consegue comprovar, através do extrato do CNIS, os vínculos, as remunerações e os recolhimentos no momento de solicitar benefícios do INSS, como a aposentadoria, por exemplo.

De modo geral, no extrato do CNIS constam as seguintes informações:

  • todos os vínculos empregatícios a partir de 1976, desde trabalhadores em regime CLT, até mesmo trabalhadores avulsos e empregados domésticos;
  • os recolhimentos realizados como contribuinte individual a partir de 1979;
  • o valor das remunerações mensais a partir de 1990.

No caso de trabalhadores que desejam comprovar informações anteriores a esses períodos, é possível utilizar também a Carteira de Trabalho e contratos de trabalho.

Também é a partir desse extrato que são comprovados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a data de filiação do trabalhador à Previdência Social, tempo de contribuição e períodos de recebimento de benefícios previdenciários, como Auxílio Doença.

Como corrigir dados bancários na carteira de trabalho digital?

Como conseguir o extrato do CNIS

O extrato do CNIS pode ser obtido através do site ou aplicativo Meu INSS e também em uma das agências do INSS.

Site Meu INSS

Para conseguir o extrato do CNIS por meio do site Meu INSS, é preciso acessá-lo com CPF e senha. Na página inicial, é preciso clicar na opção “Serviços”, disponível na parte superior da tela. Depois, é só clicar em “Extratos/certidões/declarações” e, em seguida, selecionar “Extrato de contribuições (CNIS)”, conforme mostrado abaixo:

Como conseguir o extrato do CNIS no meu inss

Na tela seguinte, é só clicar em “Baixar PDF”, disponível no final da página. Também é possível escolher entre a versão completa, que possui vínculos e remunerações, e a versão resumida, que apresenta somente os vínculos. Pronto, o extrato do CNIS será baixado para o computador.

Aplicativo Meu INSS

O processo no aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS, é parecido ao site. Portanto, ao baixá-lo, o acesso é realizado através do cadastro gov.br, que exige senha e CPF para login. Em seguida, na página inicial, é só clicar nas três barras disponíveis no canto superior esquerdo e, depois, clicar na opção “Extrato de Contribuições (CNIS)”.

Extrato do CNIS app Meu INSS

Da mesma forma, haverá o botão para “Baixar PDF” no final da tela, e também é possível escolher entre a versão completa e a resumida.

Precisando de dinheiro rápido? Simule, confira as ofertas e peça o seu empréstimo consignado sem burocracia!

Agência do INSS

Outra possibilidade para conseguir o extrato do CNIS é ir até uma agência do INSS. Contudo, neste caso, é necessário realizar um agendamento através do portal Meu INSS. Sendo assim, após realizar o login, é preciso descer até a opção “Agendamentos/Solicitações”.

Agendamento INSS

Então, é só clicar no botão “Novo requerimento” e escrever o serviço desejado, neste caso, “Extrato Previdenciário CNIS”. Nas telas seguintes haverá instruções do INSS para o dia da retirada do documento.

Ficou mais alguma dúvida sobre como conseguir o extrato do CNIS? Deixa nos comentários! Ah, e não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Não consigo acessar meu INSS, o que fazer?

Porque meu INSS não está funcionando?Como acessar meu INSS com CPF?Como recuperar […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Como conseguir o extrato do CNIS?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
Solicite seu empréstimo