INSS: por que site não funciona, como acessar pelo CPF, como recuperar acesso e o que fazer quando não é possível acessar o benefício

Segundo dados do Governo Federal, são mais de 30 milhões de cidadãos brasileiros que possuem o direito de receber o benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Entre os amparos oferecidos estão aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade, auxílio-acidente e entre outros. Com isso, grande parte da população acessa o site do INSS.

Com a quantidade de indivíduos que são beneficiados pelo INSS, dúvidas sobre o seu funcionamento são recorrentes, principalmente quando o site não funciona. Por isso, abaixo estão as questões que envolvem o funcionamento da plataforma e o que fazer quando não é possível acessar o benefício.

Veja como desbloquear o Pix da Caixa

Porque meu INSS não está funcionando?

O site do INSS conta com algumas funções que são utilizadas pelos beneficiários, entre elas estão:

  • Consulta do benefício;
  • Busca por informações, como o número do PIS ou documentos;
  • Retirada do extrato;
  • Solicitação de requerimentos;
  • Agendamento e resultados médicos;

A plataforma pode sofrer instabilidades que prejudicam o funcionamento do site. Isso significa que ações solicitadas ao programa podem não ser atendidas. Quando isso acontece o site do INSS pode estar passando por situações como:

  • Muitos acessos ao mesmo tempo;
  • Atualizações;
  • Resolução de algum problema interno;

Além disso, situações externas ao site podem ser a causa do mal funcionamento, como por exemplo instabilidade na rede de internet do usuário.

Como acessar meu INSS com CPF?

O site do INSS é vinculado ao site do Governo Federal e por isso os usuários podem acessa-lo com os mesmos dados utilizados no Gov.br. Para isso, basta indicar o CPF e a senha, conforme descrito no passo a passo baixo:

  1. Acesse o site “Meu INSS“;
  2. Clique na opção “Entrar com Gov”;
  3. Insira o CPF no campo indicado e logo após a senha utilizada no site do Gov.br;

Após seguir os passos será possível acessar a plataforma. A senha utilizada no INSS pode ser recuperada pelo site do Governo, já que qualquer alteração nas informações cadastrais serão feitas pelo Gov.br.

Por que não consigo antecipar meu saque aniversário?

Como recuperar conta de acesso meu INSS?

O INSS utiliza os dados do Gov.br para o acesso, utilizando então o CPF do usuário e uma senha para realizar o login. A senha solicitada é a mesma utilizada no site do Governo e por isso o cidadão não precisa buscar uma combinação diferente para o site do INSS. Em casos de perda da senha é possível recuperá-la das seguintes formas:

  • Internet Banking;
  • Bancos credenciados;
  • E-mail;
  • Validação Facial;
  • Código QR Code;

Para saber o passo a passo de como recuperar a senha do INSS utilizando cada uma das opções citadas, basta clicar aqui.

Em alguns processos é solicitado o e-mail do cidadão e por isso em casos de não acesso é preciso buscar as alternativas de recuperação de senha da conta utilizada.

Como consultar o extrato do INSS

Não consigo acessar meu INSS, o que fazer?

Conforme mencionado, existem inconsistências que fazem os beneficiários do programa não possuírem acesso à plataforma. Então, algumas ações podem ser feitas para resolver o impasse, como por exemplo a verificação da conexão da internet, já que a instabilidade da rede utilizada pode deixar o site lento ou não permitir o acesso.

Além disso, questões internas podem fazer o site não funcionar e quando isso acontece o recomendado é aguardar até que a plataforma volte ao normal. Em resumo, o indivíduo pode tomar as seguintes ações:

  • Verificar a conexão com a internet;
  • Evitar acessar o site em horários ou períodos de muitos acessos;
  • Aguardar que problemas no site sejam resolvidos;

Em último caso ou em situações de emergência o beneficiário pode comparecer em uma agência física do INSS para que o seu problema seja resolvido. Uma segunda alternativa é a ligação aos canais de atendimento do programa, para isso o cidadão deve ligar para o número 135 e aguardar as instruções dos atendentes.

Veja 6 opções para se cadastrar no gov.br

E então, restou mais alguma dúvida sobre o que fazer quando não conseguir acessar o INSS? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.