;
FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Como consultar o extrato do INSS

Como consultar o extrato do INSS

Compartilhe esse post:

O extrato do INSS pode ser utilizado pelo segurado para comprovar renda, bem como conferir detalhamento dos valores, data de recebimento e banco de pagamento.

Todos os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm o direito de acessar o extrato de pagamento do benefício. É através desse documento que o segurado tem informações detalhadas sobre os recebimentos, como valores, datas, banco responsável pelo pagamento e décimo terceiro.

Além disso, na hora de solicitar empréstimos ou realizar qualquer aquisição, por exemplo, é comum que aposentados e pensionistas tenham que comprovar renda, logo, o extrato do INSS também é essencial. Pensando nisso, separamos 4 opções para consultar o extrato do INSS.

Todos os beneficiários do INSS podem solicitar o empréstimo consignado?

Como consultar o extrato do INSS

Atualmente existem quatro maneiras de acessar o extrato do INSS, são elas: através do Portal Meu INSS, em uma das unidades INSS, no caixa eletrônico ou ainda pelo aplicativo. A seguir, explicamos cada uma delas.

Extrato do INSS pelo Portal Meu INSS

A plataforma Meu INSS começou a funcionar em 2019 e está disponível para acesso via computador e celular. Para obter o extrato, basta acessar o Portal Meu INSS e clicar no botão “entrar com gov.br”, então, é só inserir CPF e senha. O portal gov.br foi criado com o objetivo de unificar serviços e informações relacionados ao governo federal. Dessa forma, ao criar a conta gov.br o usuário tem acesso digital a diversos serviços públicos, como e-CAC, Carteira de Trabalho Digital, Imposto de Renda e o próprio INSS.

Sendo assim, quem ainda não possui a conta gov.br deverá criar no momento de acesso ao site do Meu INSS. Para saber como, recomendamos o texto 6 opções para se cadastrar no gov.br.

Ao acessar a página inicial do Portal Meu INSS, clique em “Serviços”, disponível no canto superior esquerdo, em seguida clique em “Extratos/Certidões/Declarações” e, por fim, selecione “Extrato de Pagamento de Benefício”, conforme mostrado abaixo.

Extrato do INSS - Meu Portal INSS

Na tela seguinte aparecem os últimos dois meses do benefício, contudo, é possível selecionar o período desejado através da ilustração de lápis, disponível logo acima. Após definir o período desejado, é só clicar no botão “Baixar PDF”, disponível abaixo. O extrato do INSS será baixado automaticamente para o computador ou celular, com os rendimentos e descontos do período definido pelo segurado.

Aprenda a tirar o extrato do FGTS.

Extrato do INSS nas agências do INSS

Solicitar o extrato do INSS nas agências é uma prática mais conhecida entre os segurados, no entanto, é preciso agendar o atendimento presencial. Portanto, ao acessar a página inicial do Portal Meu INSS é preciso acessar a aba “Outros Serviços”, disponível mais abaixo, e clicar em “Agendamentos/Solicitações”, conforme mostrado a seguir.

Extrato do INSS - Agendamento presencial

Na tela seguinte é só clicar no botão “Novo requerimento” e selecionar o serviço. Depois, basta seguir as orientações, inclusive anotar os documentos que devem ser levados no dia da retirada do extrato.

Extrato do INSS no caixa eletrônico

Beneficiários que possuem conta corrente no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal podem consultar o extrato em uma das unidades, utilizando o caixa eletrônico. Além disso, também é possível utilizar o Home Banking das instituições em questão.

Se for o caso, ao acessar o aplicativo do Banco do Brasil é só buscar pela opção “Previdência Social”. Já no app da Caixa o documento está disponível na opção “Extrato Previdenciário”.

Empréstimo consignado sem burocracia e 100% online é com a FinanZero, acesse e faça já o seu pedido!

Extrato do INSS pelo aplicativo

O aplicativo Meu INSS está disponível para Android e iOS, e assim como no Portal, para acessá-lo é necessário realizar o login com a conta gov.br. Ao chegar na página inicial do aplicativo, é preciso clicar nas três barras disponíveis no canto superior esquerdo. Em seguida, é só clicar em “Extratos/Certidões/Declarações” e “Extrato de Pagamento de Benefício”.

As informações mostradas inicialmente serão referentes aos últimos dois meses, no entanto, é possível acessar os dados de qualquer período, desde o início de recebimento. Para obter essas informações de forma personalizada, é só clicar na ilustração de lápis, localizada na parte superior direita, e definir o período. Depois, clicar no botão “Baixar PDF”.

Vale dizer que enquanto no Portal Meu INSS o extrato é baixado automaticamente para o dispositivo, no aplicativo é possível escolher entre baixar o extrato do INSS ou compartilhá-lo via WhatsApp, e-mail e outras plataformas.

Ficou mais alguma dúvida sobre como consultar o extrato do INSS? Deixa nos comentários. E para ficar por dentro desse e outros assuntos, não deixe de nos acompanhar aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Aprenda como tirar o extrato do FGTS

Quem trabalha com carteira assinada pode acessar o extrato do FGTS através do site da […]

Ler artigo completo

1 resposta para “Como consultar o extrato do INSS”:

  1. Jose Carlos Pacheco disse:

    Hoje que éu entrei nesta página achei interessante e bem explicado irei sempre que precisar fazer uso da mesma.
    Obrigado

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Navegue por:

    Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
    PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
    Solicite seu empréstimo