Índice de conteúdo
O Instituto Nacional do Segur.o Social (INSS) liberou a consulta ao consignado aos aposentados e pensionistas.
Esta consulta, permite aos aposentados e pensionistas que contrataram um empréstimo consignado, verificá-lo, emitir certificados e até realizar cursos virtuais a distância.
Agora, os segurados que têm contratos de crédito ativos ou suspensos com os bancos C6 Bank, PAN, BMG e Agibank que começaram a partir de 1° de outubro de 2021, podem consultar a cópia do contrato através da plataforma “Meu INSS”. Além disso, os dados de identificação coletados na contratação do crédito também podem ser verificados.
De acordo com o Governo Federal, logo será possível consultar empréstimos feitos em outros bancos e instituições financeiras, até mesmo os contratos inativos.
Todas estas consultas podem ser feitas através da plataforma “Meu INSS”, seja pelo site ou pelo app, disponível para Android e IOS. Pra consultar, basta acessar a plataforma e clicar em “Extrato de empréstimo”, depois, é só selecionar o empréstimo desejado.
Como se cadastrar na plataforma Meu INSS?
Consultar o contrato de consignado do INSS é essencial para aqueles que já contrataram esta modalidade de crédito e também para os que pretendem contratar.
A consulta permite conseguir informações sobre os valores descontados no benefício também identificar outros contratos que possam ter sido feitos sem o conhecimento do segurado.
Ademais, realizando a consulta, os segurados poderão acompanhar todas as movimentações do crédito.
São até 10 ofertas pré-aprovadas de empréstimo consignado para você comparar, vem para a FinanZero!
Muitos segurados informam que um empréstimo consignado caiu na conta sem que eles tenham solicitado. O que fazer quando isso acontecer?
O INSS tem um roteiro divulgado, que informa como o segurado deve prosseguir nestes casos. O primeiro a se fazer é procurar o mais rápido possível a instituição financeira responsável pela liberação do crédito para informar que nenhuma solicitação de consignado foi feita.
Depois, o segurado deve acessar o site consumidor.gov.br e registrar uma reclamação oficial. O segurado deve fazer isto para fins de tratamento e exclusão de descontos.
Seguindo o roteiro do INSS, o segurado pode ainda solicitar formalmente um bloqueio de contratação de operações de crédito, através da plataforma “Meu INSS” ou por meio da central de atendimento, pelo número 135.
Como funciona a aposentadoria especial do INSS?
O INSS oferece um guia com dicas de como evitar golpes não apenas no caso do empréstimo consignado, mas em diversos outros serviços. O INSS indica:
Auxílio emergencial retroativo: quem tem direito?
Tem mais alguma dúvida se viúvas podem acumular mais de um benefício do INSS ou alguma outra? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios