Índice de conteúdo
Novo app da Receita Federal possibilita consulta de CPF digital e CNH
A Receita Federal disponibilizou um novo aplicativo para quem precisa do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nos formatos digitais. O uso de aplicativos para acessar documentos é uma prática que está ficando cada vez mais comum devido ao isolamento social.
O novo app se chama CPF Digital e permite guardar e acessar o próprio CPF no celular, além da carteira de motorista. A autenticidade dos documentos é verificada através de QR Code, o qual também fica disponível no app. Dessa forma, ambos os documentos são legítimos e podem ser apresentados sempre que houver necessidade.
Contudo, essa tecnologia só pode ser usada por pessoas que já possuem CNH, pois o app requer identificação biométrica. No caso de quem não tem carteira de motorista, verá a seguinte mensagem de erro da tela do Smartphone: “validação biométrica indisponível, por favor procure atendimento com a Receita Federal do Brasil“.
Veja também – Como solicitar a Carteira de Trabalho durante a quarentena?
Desde 2019, o CPF se tornou obrigatório para várias operações governamentais, e não pode ser substituído por nenhum outro documento. Isso porque, ele é um documento único e intransferível o qual pode ser acessado por órgãos federais para:
A CNH ainda é necessária por todos os motoristas que estejam em território nacional, por isso também foi integrada ao CPF Digital.
O Artigo 162 do Código de Trânsito Brasileiro é bem claro sobre a precisão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dentro do prazo de validade enquanto a pessoa estiver conduzindo um veículo.
Qualquer situação que saia dessa circunstância é considerada infração e pode trazer penalidades graves, e dependendo do caso, até prisão ao condutor.
Além do CPF Digital, há um app chamado Carteira Digital de Trânsito que guarda a CNH e a CRLV.
Compare ofertas de empréstimo pessoal com taxas de juros a partir de 1,49% ao mês!
O CPF Digital está disponível para download na plataforma do Google Play (Android) e na App Store (iOS). Para utilizar, é necessário seguir as instruções abaixo:
O novo aplicativo conta também com um chatbot, que funciona em tempo real, para resolver dúvidas sobre o aplicativo. Além disso, é possível conversar também sobre a declaração do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física), que pode ser entregue até junho; o prazo foi estendido devido à pandemia do novo coronavírus, causador da COVID-19.
Confira como tirar o CPF pela internet durante o período de quarentena:
No caso de a inscrição ser feita com sucesso, será gerado o número de inscrição no CPF e o comprovante de forma automática.
Anote o número ou imprima o comprovante, que já poderá ser utilizado como oficial. Isso porque, a Receita não emite mais o cartão do CPF em plástico (desde o ano 2000).
Entretanto, caso haja problemas nos dados informados, o contribuinte será orientado a dirigir-se a uma unidade conveniada de um dos seguintes terminais:
Os menores de 16 anos e dependentes também podem tirar o CPF de forma gratuita, mas de outra forma, é preciso ir a uma unidade conveniada.
Ficou com mais alguma dúvida sobre como consultar CPF e CNH por aplicativo? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
Tirar minha habilitação gratuito grátis
muito interessante gostei