Beneficiários que desejam consultar o saldo do Cartão Cidadão podem utilizar o site da Caixa Econômica Federal ou entrar em contato através do Atendimento Caixa Cidadão.

O Cartão Cidadão foi criado com o objetivo de unificar as contas de pessoas que têm direito a benefícios sociais e/ou trabalhistas. Administrado pela Caixa Econômica Federal, em parceria com o governo federal, o Cartão Cidadão permite que beneficiários realizem o saque de benefícios como:

  • Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);
  • parcelas do seguro desemprego;
  • abono salarial;
  • Bolsa Família;
  • Rendimentos do Programa de Integração Social (PIS).

Isso significa que é possível utilizar um mesmo cartão para obter acesso a esses valores. Por outro lado, o Cartão Cidadão é direito somente de pessoas que têm direito a um dos benefícios oferecidos. Além disso, quem já possui conta na Caixa, seja corrente ou poupança, não deve solicitar o Cartão Cidadão, pois o benefício será debitado automaticamente na conta em questão.

Como fazer o Cartão Cidadão pela internet?

Como sacar dinheiro com o Cartão Cidadão?

Para sacar dinheiro com o Cartão Cidadão, os beneficiários podem utilizar os caixas eletrônicos das agências da Caixa Econômica Federal, os correspondentes bancários Caixa Aqui e também as Casas Lotéricas.

Em todos os casos, é necessário fornecer a senha de seis dígitos numéricos. Além disso, ao realizar o saque na Lotérica, em alguns casos, é necessário apresentar um documento de identificação com foto.

Como consultar o saldo do Cartão Cidadão?

Para consultar o saldo disponível no Cartão Cidadão, os beneficiários podem utilizar o site da Caixa Econômica Federal ou ainda entrar em contato no Atendimento Caixa ao Cidadão.

Site Caixa Econômica Federal

No site da Caixa Econômica Federal é possível verificar o saldo disponível para saque do FGTS, do seguro desemprego e também do PIS. Para isso, é preciso criar um cadastro, se for o primeiro acesso. Portanto, informe o CPF ou NIS e clique no botão “Não sou um robô”. Em seguida, clique na opção “Cadastrar/esqueci senha”, disponível logo abaixo.

Na tela seguinte, o beneficiário precisa ler e aceitar os termos de uso, preencher os campos com dados pessoais e criar uma senha. Após confirmar o cadastro, será feito o redirecionamento para a tela inicial de acesso, então, basta informar o CPF, NIS ou e-mail e senha cadastrada.

Já na tela inicial do Portal Caixa, na parte superior, é só escolher qual benefício deseja consultar. No caso do FGTS, por exemplo, é possível ainda obter o extrato simplificado e o extrato completo, em ambos os casos disponíveis para contas inativas e ativas.

No caso do seguro desemprego, é possível consultar a situação do benefício, como se a solicitação foi aprovada ou se as parcelas estão liberadas.

Telefone Caixa

Outra opção para consultar o saldo do Cartão Cidadão é através do Atendimento Caixa Cidadão, no número 0800-726-0207 e selecionar a opção “consulta ao saldo”. Vale ressaltar que o atendimento eletrônico está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.

No entanto, caso prefira falar com um atendente, o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h.

Não consigo entrar no Caixa Tem, como vou receber?

Cartão Cidadão bloqueado, o que fazer?

Existem dois possíveis motivos para que o Cartão Cidadão esteja bloqueado: quando o beneficiário não realizou o cadastramento da senha ou se houve erro de digitação da senha cinco vezes consecutivas. Por isso, a seguir vamos explicar o que fazer em cada uma das situações.

Cadastrar senha do Cartão Cidadão

Ao solicitar o Cartão Cidadão, é preciso cadastrar uma senha, pois a partir dela será possível realizar o saque dos benefícios disponíveis. Dessa forma, para cadastrar a senha pela primeira vez, é possível se dirigir a uma agência Caixa ou Lotérica.

Contudo, os procedimentos são diferentes, isso porque, quem optar pelo cadastramento da senha através de uma agência Caixa, deverá comparecer a uma unidade de preferência, munido de um documento de identificação com foto, como RG, Carteira de Trabalho Digital ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Neste caso, não é obrigatório apresentar o Cartão Cidadão.

Por outro lado, quem preferir cadastrar a senha do Cartão Cidadão em uma lotérica, deve antes ligar para o Atendimento Caixa ao Cidadão, no número 0800 726 0207, e informar que deseja cadastrar uma Senha Cidadão. Feito isso, então é o momento de comparecer à Lotérica mais próxima, munido do Cartão Cidadão e documento de identificação com foto, para realizar o cadastro da senha.

Recuperar a senha do Cartão Cidadão

Se o beneficiário esqueceu a senha ou errou a digitação cinco vezes seguidas, o Cartão Cidadão será bloqueado automaticamente. Essa medida visa impedir que os valores sejam sacados por outra pessoa, sem o consentimento do titular da conta.

Sendo assim, para recuperar a senha do Cartão Cidadão, é preciso entrar em contato com a Caixa Econômica, através do número 0800 726 0207 e escolher a opção “desbloquear Cartão Cidadão”, dentre as disponíveis. Em seguida, haverá o redirecionamento da ligação para um atendente, neste momento, é preciso informar alguns dados pessoais, como nome completo e CPF, a fim de confirmar a identidade do solicitante.

Em seguida, basta informar que deseja cadastrar uma nova senha do Cartão Cidadão, então, o cartão será desbloqueado. No entanto, o titular deverá comparecer em uma Lotérica, com documento de identificação com foto, e concluir o processo de desbloqueio.

Tem mais alguma dúvida sobre o Cartão Cidadão? Deixa nos comentários! E claro, e não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.