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PIS: quem tem direito, como sacar, como consultar e demais questões sobre o benefício trabalhista que foi esquecido pelo indivíduo
O Programa de Integração Social (PIS) é um benefício trabalhista pago pelo Governo Federal aos trabalhadores do setor privado. Da mesma forma, o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASSEP) é destinado aos servidores públicos. Ambas os amparos são relacionados ao tempo de contribuição, ou seja, ao período trabalhado pelos cidadãos.
É possível que esse valor não tenha sido sacado em alguns anos por esquecimento do trabalhador. Ainda que o período de saque teha sido encerrado, é possível consultar o valor do PIS esquecido e assim sacar o dinheiro. Abaixo estão as principais questões sobre o assunto.
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Podem receber o PIS esquecido aqueles que tinham o direito de saque, mas que por algum motivo não tiveram acesso ao valor. Em 2022 a Caixa Econômica liberou o recebimento do benefício para os anos de 2019 e 2020, para os cidadãos que não sacaram o valor no período mencionado.
Dessa maneira o indivíduo que possui ainda dinheiro do PIS do ano de 2019 e/ou 2020, podem sacar o benefício nesse ano. Além disso a Caixa liberou o resgate do benefício pago nos anos de 1970 a 1988, também para os indivíduos que não sacaram o PIS nessa época. Portanto, podem receber o saque triplo do PIS aqueles que não sacaram o benefícios nos anos de 1970 a 1988, 2019 e 2020.
Possuem direito ao PIS os trabalhadores que se encaixam nas seguintes categorias:
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Para receber os benefícios é preciso entrar em contato com uma agência da Caixa Econômica ou do ministério do trabalho e também por meio do e-mail:
É necessário que a sigla do estado do indivíduo seja indicado na parte “uf”. O indivíduo deve ter em mãos documentos oficiais com foto e comprovante de residência. Após o contato, o trabalhador receberá as indicações de como sacar o PIS esquecido.
O indivíduo que deseja consultar se possui algum benefício para receber pode entrar em contato por dois meios, são eles:
Dessa maneira, o telefone para consulta do PIS esquecido é 158 e o aplicativo da carteira de trabalho pode ser baixado em IOS ou Android. Basta que o trabalhador entre em contato ou acesse seu documento digital para encontrar as informações referentes ao seu benefício.
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A carteira de trabalho em sua versão digital não precisa ser solicitada em poupatempos ou cartórios, como a versão anterior. O documento é gerado automaticamente de acordo com o CPF dos cidadãos e o cadastrado realizado no Gov.br, canal do Governo Federal.
Então, para acessar a carteira online basta que o trabalhador baixe o aplicativo e insira os dados solicitados para fazer o login, conforme indicado abaixo:
Ao seguir os passos, o cidadão pode acessar o documento e verificar as informações disponíveis. Além disso, é possível entrar na carteira de trabalho digital por meio do site, basta seguir o passo a passo:
O número do PIS pode ser solicitado para a consulta do benefício esquecido, para encontrá-lo na carteira de trabalho digital basta seguir os passos abaixo:
Como consultar o número do PIS pelo CPF?
E então, restou mais alguma dúvida sobre a consulta do PIS esquecido? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.
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