FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Como consultar PIS esquecido?

Como consultar PIS esquecido?

Compartilhe esse post:

PIS: quem tem direito, como sacar, como consultar e demais questões sobre o benefício trabalhista que foi esquecido pelo indivíduo

O Programa de Integração Social (PIS) é um benefício trabalhista pago pelo Governo Federal aos trabalhadores do setor privado. Da mesma forma, o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASSEP) é destinado aos servidores públicos. Ambas os amparos são relacionados ao tempo de contribuição, ou seja, ao período trabalhado pelos cidadãos.

É possível que esse valor não tenha sido sacado em alguns anos por esquecimento do trabalhador. Ainda que o período de saque teha sido encerrado, é possível consultar o valor do PIS esquecido e assim sacar o dinheiro. Abaixo estão as principais questões sobre o assunto.

Empréstimo pessoal sem burocracia e 100% online é com a FinanZero, acesse e faça o seu pedido!

Quem pode resgatar o PIS esquecido?

Podem receber o PIS esquecido aqueles que tinham o direito de saque, mas que por algum motivo não tiveram acesso ao valor. Em 2022 a Caixa Econômica liberou o recebimento do benefício para os anos de 2019 e 2020, para os cidadãos que não sacaram o valor no período mencionado.

Dessa maneira o indivíduo que possui ainda dinheiro do PIS do ano de 2019 e/ou 2020, podem sacar o benefício nesse ano. Além disso a Caixa liberou o resgate do benefício pago nos anos de 1970 a 1988, também para os indivíduos que não sacaram o PIS nessa época. Portanto, podem receber o saque triplo do PIS aqueles que não sacaram o benefícios nos anos de 1970 a 1988, 2019 e 2020.

Quem tem direito ao PIS?

Possuem direito ao PIS os trabalhadores que se encaixam nas seguintes categorias:

  • Estarem cadastrados no PIS/PASEP há pelo menos 5 anos;
  • Terem exercido atividade remunerada para pessoa jurídica por 30 dias consecutivos ou não, no ano base para o recebimento do benefício;
  • Terem recebido até 2 salários mínimos mensais;
  • Estarem com os dados corretos e atualizados no eSocial;

Perdi a data de saque do FGTS extraordinário, o que fazer?

Como receber o PIS esquecido?

Para receber os benefícios é preciso entrar em contato com uma agência da Caixa Econômica ou do ministério do trabalho e também por meio do e-mail:

  • contato trabalho.uf@economia.gov.br;

É necessário que a sigla do estado do indivíduo seja indicado na parte “uf”. O indivíduo deve ter em mãos documentos oficiais com foto e comprovante de residência. Após o contato, o trabalhador receberá as indicações de como sacar o PIS esquecido.

Como consultar PIS esquecido?

O indivíduo que deseja consultar se possui algum benefício para receber pode entrar em contato por dois meios, são eles:

  • Telefone: 158;
  • Aplicativo Carteira de Trabalho Digital;

Dessa maneira, o telefone para consulta do PIS esquecido é 158 e o aplicativo da carteira de trabalho pode ser baixado em IOS ou Android. Basta que o trabalhador entre em contato ou acesse seu documento digital para encontrar as informações referentes ao seu benefício.

Como funciona pagar só o mínimo do cartão de crédito?

Como tirar a carteira de trabalho digital pela primeira vez?

A carteira de trabalho em sua versão digital não precisa ser solicitada em poupatempos ou cartórios, como a versão anterior. O documento é gerado automaticamente de acordo com o CPF dos cidadãos e o cadastrado realizado no Gov.br, canal do Governo Federal.

Então, para acessar a carteira online basta que o trabalhador baixe o aplicativo e insira os dados solicitados para fazer o login, conforme indicado abaixo:

  1. Baixe o aplicativo pela Play Store (Android) ou App Store (IOS) buscando por “Carteira de trabalho digital”;
  2. Ao baixar, abra o aplicativo e clique em “Entrar”;
  3. Coloque o seu CPF e a senha cadastrada no site do Gov br;
  4. E por fim informe alguns dados pessoais que serão solicitados;

Ao seguir os passos, o cidadão pode acessar o documento e verificar as informações disponíveis. Além disso, é possível entrar na carteira de trabalho digital por meio do site, basta seguir o passo a passo:

  1. Acesse o site do ministério da economia e clique em “Entrar com gov.br”;
  2. Será solicitado o CPF do cidadão e a senha cadastrada no site do Governo e ao informar o acesso a carteira será liberado;

Como saber o número do PIS na carteira digital?

O número do PIS pode ser solicitado para a consulta do benefício esquecido, para encontrá-lo na carteira de trabalho digital basta seguir os passos abaixo:

  1. Após entrar no aplicativo acesse a opção “Contratos” e os contratos registrados em sua carteira serão exibidos;
  2. Na empresa em que trabalha, clique no ícone “+” e o número do PIS/PASEP será exibido em conjunto com outros dados;

Como consultar o número do PIS pelo CPF?

E então, restou mais alguma dúvida sobre a consulta do PIS esquecido? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Quem tem direito ao saque triplo do PIS?

PIS: como funciona, quem tem direito e como sacar e consultar o benefício triplo destinado […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Como consultar PIS esquecido?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo