A correção de dados dentro da carteira de trabalho digital causam dúvidas recorrentes nos cidadãos. Saiba como resolver esses problemas

Desde que a carteira de trabalho passou a ser digital muitas dúvidas têm surgido entre a população que agora precisam se adaptar ao novo modelo.

Dessa forma, saber como corrigir dados errados na carteira de trabalho digital é de extrema importância.

Abaixo estão listados alguns principais erros e como corrigi-los:

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Como corrigir o nome da mãe na carteira de trabalho digital?

Para corrigir erros que estão localizados no cadastro, como:

  • Número de RG;
  • CPF;
  • Nome;
  • Nome da mãe;
  • Data de nascimento;

Esses dados precisam ser corrigidos em conjunto com a Receita Federal e o INSS. Sendo importante realizar a alteração nos dois órgãos.

Para alterações de dados pela Receita Federal basta seguir os passos:

  1. Entre no site da Receita Federal;
  2. Vá até a aba “Cadastro de Pessoas Físicas – CPF”;
  3. Selecione o item desejado;
  4. E por fim, altere os dados;

Porém, para alterações de nome social a solicitação deverá ser realizada de forma presencial.

Para a correção pelo INSS, basta seguir os passos:

Pela web:

  1. Primeiramente, acesse o site MEU INSS e em seguinte vá até a opção “Agendamento/solicitações”;
  2. Logo depois vá até “Novo Requerimento”;
  3. Por fim clique em “Atualização dos Dados Cadastrais”;

Pelo aplicativo:

  1. No seu perfil vá até “Meu cadastro”;
  2. Em seguida clique em “Complementar”;
  3. Por fim em “Atualizar Dados cadastrais”;

Como corrigir divergências na carteira de trabalho digital?

Para casos de divergência em dados de trabalho, como por exemplo:

  • Período trabalhado;
  • Remuneração;
  • Ocupação;
  • Tempo de serviço;

Para a correção de dados de trabalho é necessário informar a empresa que possui essas informações, dessa forma ela poderá enviar os dados corretos para o órgão responsável.

As solicitações para correções de dados empregatícios são feitas pelas empresas.

Elas precisam enviar informações sobre os seus funcionários para o eSocial que alimenta as informações que estão presentes no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

O CNIS é o responsável por obter as informações que constam na carteira de trabalho.

Os sistemas que geram os dados da Carteira de Trabalho Digital são atualizados de maneira constante, por isso, algumas inconsistências serão atualizadas automaticamente.

Portanto, não será necessário o comparecimento em nenhuma unidade de atendimento. Apenas informar à empresa sobre os dados que estão incorretos.

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Quando as alterações irão constar na carteira de trabalho?

As alterações nos dados, tanto pessoais quanto empregatícios, segundo o Governo Federal, não são atualizadas de forma imediata.

Contudo, para dados pessoais o Governo federal dá um prazo de até 72 horas.

A atualização pode demorar algumas horas porque dependerá de alguns fatores como a data de emissão do pedido e o processo para que os órgãos responsáveis passem as informações para a carteira de trabalho digital.

Dessa forma, o indicado é informar o quanto antes aos órgãos responsáveis sobre as alterações de dados, tanto para cadastrais quanto para os empregatícios.

E então, restou mais alguma dúvida sobre a correção dos dados na carteira digital? Se sim, enfim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

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