Como corrigir dados na Receita Federal?
Índice de conteúdo
Receita Federal: como corrigir dados do CPF, como alterar o nome da mãe, como conferir as informações, quanto tempo demora a correção no órgão
A Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, fundada em 1968, é um órgão brasileiro responsável por administrar os tributos federais e o controle aduaneiro. Além disso, o combate a evasão fiscal, contrabando e tráfico de drogas, armas e animais também são de responsabilidade do órgão. Sua plataforma conta com informações referentes ao Imposto de Renda, Reforma tributária e o CPF dos cidadãos.
Desde o ano de 2017, a Receita Federal utiliza o sistema de alteração de dados cadastrados no CPF de forma online. Dessa forma, os cidadãos que possuem informações inconsistentes em seus documentos poderão fazer as mudanças necessárias em qualquer dia da semana, no horário que desejar e de forma gratuita. Abaixo estão as principais questões sobre o assunto a fim de sanar as eventuais dúvidas que possam surgir entre seus usuários.
Precisando quitar suas dívidas? Peça agora um empréstimo pessoal sem sair de casa!
Como corrigir dados do CPF na Receita Federal?
A correção de dados é importante para a regularização do CPF e para que os cidadãos possam ter acesso a benefícios sociais, como:
- Auxílio emergencial;
- Bolsa família;
- Auxílio Gás;
- Benefício emergencial;
- Bolsa do Povo;
Isso porque, o Governo Federal utiliza as informações pessoais de cada beneficiário para distribuir o amparo conforme a sua necessidade. A Receita Federal permite que os dados cadastrados no CPF dos cidadãos possam ser corrigidos de forma online e gratuita, para isso basta seguir os passos abaixo:
- Acesse o site da Receita Federal;
- Clique em CPF e em seguida em “Alterar Cadastro CPF”;
- Serão exibidas as informações sobre o funcionamento da alteração de dados, desça a página até a seção “Onde solicitar a alteração”;
- Em seguida clique no link indicado e preencha todos os campos solicitados;
- Confirme os dados e envie o documento digitando as letras e números que aparecem na tela;
Após seguir os passos o site concluirá a alteração das informações e os dados do cidadão estarão atualizados. Vale ressaltar que é preciso preencher todas as etapas do formulário que são dividas em:
- Dados cadastrais;
- Documentos;
- Endereços;
Como corrigir nome da mãe na Receita Federal?
Informações cadastrais como nome completo, RG, endereço e nome da mãe podem ser alterados no site da Receita Federal. O órgão possui um formulário para que as devidas mudanças possam ser solicitadas. Para corrigir o nome materno no cadastro do CPF basta seguir os passos abaixo:
- Acesse o site da Receita Federal;
- Clique em “CPF” e em seguida em “Alterar Cadastro CPF”;
- Ao acessar a página, desça a tela até a seção “Onde solicitar a alteração” e clique no link;
O link indicado pelo site levará o cidadão até um formulário, na categoria “Alteração de dados cadastrais no CPF” será possível alterar o nome da mãe. É preciso preencher todos os campos e enviar o documento para que as alterações possam ser registradas no sistema.
Não consigo acessar meu INSS, o que fazer?
Como saber meus dados cadastrais na Receita Federal?
Os dados dos cidadãos que estão cadastrados na Receita Federal podem ser acessados da seguinte maneira:
- Faça o Login no site da Receita Federal com o CPF e senha utilizada no Gov.br;
- Na seção “Minha área” clique em “Dados básicos”;
Ao seguir os passos indicados, informações sobre o cadastro do cidadão serão informadas, como:
- CPF;
- Nome completo;
- E-mail;
- Telefone celular;
Os dados do CPF podem ser consultados na aba “Consultar CPF”, na seção “Meu CPF”. Além disso, é possível conferir as informações seguindo as etapas indicadas para a correção. Vale ressaltar que os dados cadastrados na Receita Federal também são os encontrados e registrados pelo Governo Federal. Então, também é possível encontrar os dados disponíveis e utilizados pelo Governo no site Gov.br.
Como saber se meus dados estão errados na Receita Federal?
As informações que constam na Receita Federal podem ser utilizadas em alguns documentos, como na carteira de trabalho. Então, uma das maneiras de conferir se os dados cadastrados no órgão estão corretos é analisando as informações do documento na versão física ou digital.
Se o cidadão verificar algum erro em suas informações pessoais é provável que os dados informados no site da Receita Federal também estejam incorretos. Além disso, é possível verificar as informações no site da Receita Federal ou ao realizar o serviço de regularização do CPF, já que quando os dados do CPF não estão atualizados o documento indica algum impasse.
Como corrigir dados bancários na carteira de trabalho digital?
Quanto tempo leva para atualizar dados na Receita Federal?
Segundo o site da Receita Federal as atualizações e alterações realizadas por meio do formulário comentado acima, levam cerca de segundos para serem constatadas no plataforma. Isso significa que, ao finalizar o processo de mudança dos dados, as novas informações já estarão atualizadas no site do órgão.
Como corrigir dados na receita federal?
Ao acessar a plataforma da Receita Federal é possível verificar algumas opções de serviços oferecidos aos usuários, entre eles estão:
- Regularizar Cadastro CPF;
- Alterar Cadastro CPF;
- Segunda via CPF;
- CPF no Celular;
- Nome Social;
- Perguntas e Respostas;
Para ter acesso os serviços disponibilizados basta que o usuário clique na opção que deseja e verifique as instruções de cada categoria. É possível alterar ou consultar os dados, obter respostas e ainda solicitar pela regularização do CPF utilizando a plataforma.
Como evitar golpes na regularização do CPF?
E então, restou mais alguma dúvida sobre como corrigir dados na Receita Federal? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
6 respostas para “Como corrigir dados na Receita Federal?”:
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
Fui na receita federal pois lá consta o nome da minha mãe está errado, se demorar para legalizar vou perde meu seguro desemprego.
O nome da minha mãe tá errado posso ir em qualquer receita federal do estado de São Paulo
Preciso corrigir o nome da minha mãe na certidão de nascimento… O motivo é porque hoje ela se encontra divorciada e em todos os meus dados pessoais aparece como que ela está casada… Sendo que na verdade ela é divorciada e com isso tenho alguns problemas na hora de fazer contas bancária e atc… O q eu faço nesse caso??
Como mudar dados bancários do seguro desemprego
Eu não sei mais oque fazer, não consigo auterar o nome pois precisa do título, eu já tenho 19 anos, não consigo tirar o titulo pois não me alistei, vocês podem me ajudar?? Com quem eu devo resolver esse problema, obrigado
Minha conta não tá dando certo do seguro desemprego