Atenção: Não exigimos nenhum depósito ou pagamento para análise ou liberação de crédito.
FinanzeroBlogImpostos

Como doar parte do imposto de renda para projetos sociais?

Como doar parte do imposto de renda para projetos sociais?

Compartilhe esse post:

O contribuinte que doar parte do Imposto de Renda para projetos sociais pode diminuir o imposto a pagar ou aumentar a restituição.

Ao declarar o Imposto de Renda, o contribuinte tem a possibilidade de destinar uma parte do imposto devido para ações sociais. Com isso, é possível diminuir o imposto a pagar ou, até mesmo, aumentar a restituição a receber, a depender do caso.

Para declarar a quantia, é preciso que a doação tenha sido feita no ano-calendário referente à entrega da declaração ou durante o preenchimento do documento. Além disso, o contribuinte deve optar pelo modelo de declaração completa, já que nessa modalidade é feita a dedução de despesas e doações.

Mudar de emprego é sempre a solução para quem busca mais dinheiro?

Quais são as regras para doar parte do Imposto de Renda a projetos sociais?

Para doar parte do Imposto de Renda a projetos sociais, é necessário seguir as regras estipuladas pela Receita Federal, são elas:

  • as doações totais não podem ultrapassar 6% do imposto devido;
  • é possível utilizar até 3% do imposto do imposto devido para cada categoria de doação;
  • são permitidas doações somente ao fundos vinculados ao Estatuto da Criança e do Adolescente, ao Estatuto do Idoso, Programa Nacional de Apoio à Cultura, projetos de incentivo ao esporte e projetos de incentivo à atividade audiovisual;
  • se o contribuinte doar mais do que 3% do imposto devido em uma determinada categoria ou o total de doações ultrapassar os 6%, será considerado somente o valor limite, portanto, a quantia excedente não será abatida da base de cálculo.

Quais doações a projetos sociais são permitidas no Imposto de Renda?

Ao todo, são permitidas pela Receita Federal cinco categorias de doações, são elas:

  • Estatuto da Crianças do do Adolescente (ECA);
  • Estatuto do Idoso;
  • Incentivo à cultura;
  • Incentivo à atividade audiovisual;
  • Incentivo ao esporte.

Além disso, no caso de doações ao Estatuto do Idoso e da Criança e Adolescente, é possível realizar a doação diretamente na declaração. Dessa forma, após definir o valor que será doado, o programa IRPF incluirá a quantia automaticamente na lista de deduções e gerará o DARF para pagamento.

Como a energia solar pode ajudar a reduzir a conta de luz?

Quanto é possível doar no Imposto de Renda para projetos sociais?

Conforme já mencionado, é possível doar até 6% do imposto devido, sendo que cada categoria pode receber até 3% do valor. Vale ressaltar que imposto devido é diferente do imposto a pagar, portanto, o termo “imposto devido” se refere à soma dos rendimentos tributáveis, seguido da subtração das despesas dedutíveis.

O “imposto a pagar”, por sua vez, corresponde à diferença entre a quantia recolhida ao longo do ano-calendário e o valor devido. Dessa forma, quando o imposto devido é maior que o imposto pago, é gerado imposto a pagar, por outro lado, quando é menor, o contribuinte tem direito à restituição.

Como doar parte do Imposto de Renda para projetos sociais?

Quem já realizou a doação ao longo do ano-calendário deverá acessar a aba “Doações efetuadas” e fazer o seguinte:

  • clique em “Novo”;
  • no campo “Código”, escolha a categoria da doação feita;
  • então, informe o CPF ou CNPJ do fundo de doação e o nome completo;
  • por fim, especifique a quantia total doada;
  • depois, é só conferir se os dados estão corretos e clicar em “Ok”.

Já quem optar por realizar a doação diretamente pela declaração, ou seja, durante o preenchimento, deve acessar a aba “Doações Diretamente na Declaração” e fazer da seguinte maneira:

  • selecione se deseja doar para o Fundo do Idoso ou ECA;
  • selecione se o tipo de fundo é nacional, estadual ou municipal;
  • se for nacional, o CNPJ será incluído automaticamente, mas se tratar de estadual ou municipal, será preciso informar o estado e CNPJ, no primeiro caso, ou o estado e município, na segunda opção;
  • depois, é só adicionar o valor doado.

Vale lembrar que logo abaixo haverá o campo “Valor disponível para doação”, que apontará qual é a quantia máxima dedutível que pode ser doada pelo contribuinte. Inclusive, as doações para o ECA e Fundo do Idoso são limitadas a 3% do imposto devido para cada uma.

Compare ofertas de empréstimo pessoal com taxas de juros a partir de 1,49% ao mês!

Como pagar a doação a projetos sociais pelo IR?

Após preencher a ficha de “Doações diretamente na declaração”, o programa IRPF fará a geração do Documento de Arrecadação das Receitas Federais, o DARF. O documento funciona como um boleto, mas que é utilizado para o recolhimento de impostos e outros valores destinados à Receita.

Nele, constará o valor total da doação e é preciso pagá-lo até o último dia do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda. Isso significa que se o prazo de entrega da declaração é 31 de maio, por exemplo, este é, também, o último dia para pagá-lo. Desse modo, após essa data o sistema não aceitará o pagamento e a declaração cairá na malha fina, obrigando o contribuinte a realizar uma declaração retificadora, que excluirá a doação da base de cálculo.

Para emitir o DARF, é preciso clicar na opção “Declaração”, disponível na parte superior esquerda do programa IRPF. Em seguida, clique em “Imprimir” e selecione se obter o DARF de doações diretamente na declaração do ECA ou Pessoa Idosa, a depender do tipo de doação escolhida.

Por fim, o pagamento da doação não poderá ser parcelado, independentemente do valor. Sendo assim, o DARF emitido será de quota única, isso é, pagamento em uma única vez.

Tem cobrança de IR nas doações para projetos sociais?

De modo geral, as doações a projetos sociais são isentas da cobrança de Imposto de Renda, entretanto, conforme explica a Receita, em alguns casos pode haver a incidência do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCMD). A alíquota pode variar entre 2% e 8%, e se trata de um tributo estadual, portanto, as regras variam de acordo com o local de residência do contribuinte.

Ficou com mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários! Ah, e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

O que é, como funciona e quem tem direito ao abono salarial?

Assegura o valor de um salário-mínimo anual aos trabalhadores que recebem em média até dois salários-mínimos de remuneração.

Ler artigo completo

0 respostas para “Como doar parte do imposto de renda para projetos sociais?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasSimule seu empréstimoMais ValorViaCerta – BankingSuhai – seu veículo protegidoMinuto Seguros – protegendo o seu autoKlubi – Consórcio OnlineKoin – Pague parcelado as suas comprasGalleria Bank – Empréstimo com garantia de imóvelFlow – Empréstimo com garantia de imóvelRegularizzando – Refinanciamento de ImóvelZapay – Refinanciamento de Veículo OnlineSmpCred – Empréstimo Pessoal OnlineCP Assessoria – Refinanciamento de Imóvel OnlineConsiga EmpréstimosCompare em Casa – SegurosZili Cred – Refinanciamento de Imóvel OnlineC6 Bank – Empréstimo Consignado e Cartão de créditoFacio – Empréstimo Pessoal OnlineTermos e condições de usoTermos e condições de usoTermos e condições de usoTermos e condições de usoEmpréstimo Pessoal OnlineMy Place Office_heMy Place Office_refinMy Place OfficeTermos e condições de usoRevenda de ConsórciosZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúde
Solicite seu empréstimo