Construção: como baratear custos no momento de construir, como guardar dinheiro e como economizar na obra sem perder a qualidade

Segundos dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro do Estatística e Geografia (IBGE), o setor de construção teve um aumento significativo desde o inicio da pandemia do Covid-19 em 2020. Isso porque, a pandemia e o isolamento social fez com que a população desse mais atenção ao lar e assim surgem as necessidades de reformas e mudanças dentro de casa.

Além do desejo de reformas, a pandemia trouxe para a população prejuízos financeiros, o que aumenta as buscas por formas de economizar. Com isso, abaixo estão as principais dicas de como economizar ao realizar construções ou reformas dentro de casa.

Posso vender uma casa que está refinanciada?

O que fazer para baratear a construção?

A economia no momento de construção pode auxiliar de diversas formas o cidadão que passa por essa situação. Então, abaixo seguem algumas dicas de como baratear a obra:

Pesquisar em vários lugares

A pesquisa em diversos lugares é muito importante pois por meio dela a comparação de preços pode ser feita e ajudar a economizar. Por isso, buscar e fazer contas em diferentes lojas e comprar materiais onde o custo benefício é maior pode contribuir significativamente para baratear os custos encontrados na construção.

Negociar descontos

Da mesma forma que a pesquisa em vários lugares pode baratear os custos, negociar os valores e pedir descontos pode fazer o cidadão economizar de maneira significativa em sua obra. Comprar grandes quantidades de materiais no mesmo lugar pode garantir bons descontos e além disso, existem algumas formas de pagamento que também diminuem o preço do produto. Por isso, estar atendo a essas opções é de extrema importância para economizar.

Reutilizar materiais

Utilizar materiais já existentes em casa ou que iriam para o lixo pode contribuir para a economia, já que são materiais que não precisarão ser comprados novamente. Por essa razão, se atentar a materiais dispostos em casa ou na casa de pessoas conhecidas pode ajudar na construção e ainda fazer o cidadão economizar mais dinheiro.

Utilizar habilidades

Existem algumas atividades que podem ser feitas pelo próprio indivíduo, caso ele já tenha experiência ou se for algo simples. Dessa forma, investir em habilidades já existentes para não gastar dinheiro pode ser uma boa opção. Contudo, a atividade precisa ser analisada para não causar prejuízos na obra e fazer o indivíduo gastar mais dinheiro depois.

O que muda para os negativados com a nova lei do superendividamento?

Como juntar dinheiro rápido para construir?

Realizar uma construção ou reforma em casa pode gerar muitos gastos e por isso saber como economizar no dia a dia pode auxiliar quando imprevistos financeiros aparecerem. Por isso, abaixo estão algumas dicas de como juntar mais dinheiro de forma rápida.

Tenha uma renda extra

Prestar algum serviço ou vender produtos pode auxiliar no ganho a mais que o cidadão precisa na hora realizar a construção desejada. Por isso, é importante buscar opções possíveis, que possam ser feitas sem prejudicar as outras atividades do dia a dia para conseguir uma renda a mais.

Defina suas prioridades

Definir as prioridades, objetivos e metas são ações que mostram para o indivíduo onde ele quer chegar e os caminhos possíveis para isso. Dessa forma, analisar as possibilidades pode mostrar direções que ainda não foram percebidas e isso pode ser crucial no momento de tomar decisões que farão o indivíduo guardar mais dinheiro. Além disso, ter o maior desejo em mente impulsiona e gera motivação.

Analise seus gastos

Entender quais são os gastos diários, semanais e mensais pode ser uma boa opção para diminuir gastos desnecessários e poupar o dinheiro necessário para a construção desejada. Ao analisar para onde o dinheiro está indo o cidadão consegue perceber quais gastos são realmente essenciais e cortar aqueles que podem ser cortados sem prejuízo por um determinado período de tempo até conseguir a quantia que precisa.

Por que o saque-aniversário não caiu na conta?

Como economizar na obra e construir sem perder a qualidade?

Construções de casas ou reformas podem gerar grandes gastos e a economia é uma saída para que a obra possa ser feita sem muitos prejuízos financeiros. Contudo, é preciso se atentar e fazer boas escolhas para que a construção não perca qualidade.

Algumas economias podem ser maléficas para a construção e por isso a atenção a materiais e mão de obra são de extrema importância. No momento de economizar é preciso se atentar ao custo benefício, o que significa que ao comprar os materiais e contratar a mão de obra é preciso analisar a qualidade de ambos, por isso algumas dicas são relevantes nessas situações, como:

  • Buscar materiais bons e analisar os preços em diferentes locais;
  • Contratar mão de obra por indicação;
  • Analisar a qualidade do produto no momento em que estiver sendo usado para que possa trocar ou comprar de uma outra marca;
  • Pesquisar soluções diferentes para resolver um problema e assim optar por aquela que se encaixa nas condições financeiras;

Por que meu empréstimo pessoal foi reprovado?

E então, restou mais alguma dúvida sobre como economizar na construção? Se sim, deixe aqui o seu comentário que a FinanZero te ajuda.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.