FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Como economizar na conta de energia?

Como economizar na conta de energia?

Compartilhe esse post:

Conta de energia: em qual horário fica mais barata, como reduzir pela metade, como economizar e qual a melhor forma de economia da luz

A busca por dicas de economia com energia elétrica é muito procurada pela população brasileira, ainda mais pelo aumento da inflação que afeta o valor da conta de luz, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em maio desse ano, de 2021, a alta do valor da inflação foi o maior para o mês em 25 anos, indicando alta de 8,06%.

Existem ações que podem ser aplicadas no dia a dia e que garantem uma diminuição significativa na conta de energia no final do mês. Dessa forma, abaixo estão listadas dicas sobre como diminuir os gastos e garantir uma renda a mais no final do mês.

Posso deixar de pagar meu aluguel no período da pandemia?

Qual o horário que a conta de energia fica mais barata?

Na conta de luz convencional o valor pago é o mesmo independente do horário de consumo. Contudo, existe um horário de pico do uso de luz, de acordo com os horários de consumo da população relacionados a rotina. Normalmente esse horário fica entre às 17h e 21h, mas pode variar de estado para estado e de acordo com a concessionário utilizada pelo cidadão.

Como comentado, as contas de energia convencionais não cobram por horário de pico, cobrando um valor único por uso. Mas existe uma tarifa que cobra diferentes valores por horário, explicada a seguir.

Tarifa Branca

Existente desde 2018, a tarifa branca é uma forma de estimular o uso de energia em horários fora do pico, Isso porque durante o período de maior demanda as distribuidoras trabalham com custos maiores e investimentos adicionais. Nessa modalidade é cobrado R$/kWh por período usado, dessa forma, os valores são cobrados da seguinte maneira:

  • Pico, normalmente entre 17h e 21h, são cobrados valores mais altos pelo uso;
  • Intermediário, horário correspondendo a 1 hora antes do pico e 1 hora depois, são cobrados valores medianos;
  • Fora do pico, parte da manhã, tarde e madrugada são cobradas as menores tarifas;

O consumidor que já recebe descontos nas tarifas por serem baixa renda e os que fazem parte de uma rede de energia de média ou alta tensão não podem aderir a tarifa branca. Os demais consumidores podem solicitar a mudança junto a distribuidora de energia utilizada.

A adesão a tarifa mencionada pode contribuir para a diminuição dos gastos durante o mês, porém, é preciso se atentar aos hábitos dos moradores da residencial antes de contratar o serviço pois dependendo dos horários em que a energia é utilizada a conta pode vir mais cara.

Como economizar dinheiro no supermercado?

Como reduzir conta de energia pela metade?

Existem algumas dicas práticas que podem contribuir para que a conta de luz venha com o valor reduzido, como:

Toque as lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou leds

Ao realizar essa troca é possível economizar em até 80%, isso porque as lâmpadas fluorescentes e as de led economizam muito mais energia do que as incandescentes. Sendo assim, a troca é uma boa opção para economizar, além de ser uma ação que ajuda o meio ambiente já que as incandescentes demoram mais para se degradarem.

Valorize mais a luz solar

Aproveitar a luz natural que pode bater no ambiente pode ajudar a economizar muita energia. Quando a luz do sol é utilizada as luzes da casa são menos acessas e isso pode fazer com a conta de luz venha com o valor mais baixo no final do mês. Por isso, abrir portas, janelas e cortinas durante o dia podem ser uma ótimo opção para a economia de energia.

Tire os aparelhos que não estão sendo usados da tomada

Ao deixar aparelhos na tomada, mesmo que desligados eles consumem energia e por essa razão tirar os aparelhos eletrônicos não essenciais e que não estão sendo usados da tomada pode auxiliar na redução do valor da conta. Contudo, vale ressaltar que não é necessário tirar os eletrodomésticos usados no dia a dia da tomada apenas os que são utilizados esporadicamente, como aquecedor, carregador de celular, impressora e afins.

Como economizar com combustível?

Como economizar na conta de energia?

Além do que foi comentado anteriormente, existem algumas ações do a dia a dia que podem também auxiliar na diminuição do valor da conta de energia, como:

  • Apagar as luzes quando não tiver necessidade de estarem acessas;
  • Diminuir o tempo no banho quando a temperatura usada é muito alta;
  • Não deixar a televisão ligada quando não estiver assistindo ou prestando atenção;
  • Se atentar ao uso de ar-condicionado pois utilizam muita energia para o funcionamento;

As ações mencionadas são simples e podem ser feitas no dia a dia, sem prejudicar as atividades diárias e além disso podem contribuir para a economia de energia.

Compare já o empréstimo pessoal online ideal para o seu bolso: são mais de 50 parceiros!

Qual a melhor forma de economizar na conta de energia?

Como comentado, existem muitas formas de economizar com a conta de energia no dia a dia, com ações simples mas que quando feitas em conjunto fazem a diferença no valor pago ao final do mês. Contudo, ações que prejudicam o bem estar devem ser evitadas, já que, ações extremistas podem ser prejudiciais para as ações rotineiras do indivíduos.

A economia quando possível, é bem vinda e pode contribuir para a realização de sonhos e atividades desejadas quando sobra uma renda a mais no final do mês. Porém, a melhor forma de economizar na conta de energia são as ações que podem ser feitas no dia a dia sem prejudicar o indivíduo, são ações que podem ser realizadas de forma simples e que são imperceptíveis.

Como funciona a devolução do PIX?

E então, restou mais alguma dúvida sobre como economizar com a conta de energia? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como funciona a devolução do PIX?

PIX: como resgatar um PIX feito de forma errada, por quais razões o valor pode […]

Ler artigo completo

2 respostas para “Como economizar na conta de energia?”:

  1. Tiago de Moura Silva disse:

    Empréstimo

    • ariadne disse:

      Olá, Tiago 🙂 A FinanZero te ajuda! Acesse o nosso site http://finanzero.com.br e encontre o empréstimo ideal para você 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo