Mesmo com o aumento de preços, o Brasil continua sendo um dos países que mais gasta com comida nos supermercados

Em recente pesquisa, a consultoria Dunnhumby apontou que o Brasil lidera os gastos em supermercados mesmo com a pandemia do coronavírus. O gasto principal é feito em comida e além disso, o país também está entre os que mais sofreu com o aumento dos preços.

Mais de 75% dos entrevistados afirmaram que comprar comida está mais caro em 2021. Isso porque, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação em 2020 fechou com alta de 4,52%. Vale destacar que, essa foi a maior alta desde 2016: 6,29%.

Por isso, reunimos nesse post algumas dicas e informações para o consumidor economizar no supermercado. Sobretudo, porque sabemos que as compras alimentícias, por exemplo, são imprescindíveis para o cotidiano de todos os indivíduos.

Como solicitar o empréstimo pessoal online com a FinanZero?

5 dicas para economizar dinheiro no supermercado

Compras online

Investir em aplicativos de supermercado é uma opção rentável aos consumidores. Visto que, não há necessidade do cliente se deslocar para fazer as compras de forma presencial e ainda é possível aproveitar promoções de forma remota. Isto é, aplicativos de entrega ou delivery contam com cupons de descontos na grande maioria das vezes.

Portanto, investir em compras online é uma vantagem que possibilita aos clientes promoções que não seriam usufruídas nas lojas físicas. Abaixo listamos alguns aplicativos que podem ser usados, além de disponibilizarem com frequência os cupons de desconto aos consumidores:

  • Supermercado Now;
  • Rappi;
  • iFood;
  • James Delivery;
  • Aplicativo específico de cada supermercado (Clube Extra, Pão de Açúcar Mais, Carrefour Brasil etc).

Além disso, vale ressaltar que todos os aplicativos citados estão disponíveis tanto no sistema Android, quanto no IOS.

Qual é o melhor site para comprar vinhos?

Evite levar crianças ao supermercado

Se possível, evitar de levar as crianças ao supermercado também é uma dica que facilita na otimização das compras. Isso porque, em alguns casos, as crianças podem atrapalhar a dinâmica da compra que foi planejada e querer incluir produtos extras no carrinho.

Diante disso, o mais recomendado é deixar os pequeninos em casa e levar uma lembrança para eles no meio das compras. Isso facilita a vida do cliente, já que, o mesmo não precisa lidar com imprevistos e nem há necessidade de incluir mercadorias que não estavam previamente estabelecidas.

Como consultar a malha fina na Receita Federal?

Comprar pelo atacado

Se o cliente for fazer uma compra em grande quantidade no supermercado, por exemplo, priorizar as compras pelo atacado é uma opção que contribui para a economia do dinheiro. Afinal, a lucratividade desse tipo de compra é mais vantajosa se comparadas aos modelos de varejo. Principalmente, porque os produtos de atacadistas costumam ser abaixo do preço.

Na prática, a ideia da rede atacadista é: quanto mais se compra, menos de cobra. Então, grandes quantidades de um mesmo produto saem muito mais em conta, do que um único produto. A mudança de preço no atacado é tão significativa, que dependendo do produto o valor final obtêm até 50% de desconto.

Como economizar com combustível?

Liste os produtos que serão comprados

Apesar de parecer uma dica superficial, fazer uma lista do que realmente será comprado é essencial. Dado que, o cliente terá foco comprando aquilo que é realmente necessário. A ideia da lista é evitar os gastos impulsivos por parte do consumidor e, principalmente, propiciar autocontrole no ato da compra.

Dessa forma, além de economizar dinheiro gastando com produtos que são realmente necessários o cliente também economiza tempo. Isto é, por traçar uma lista objetiva do que será comprado, o consumidor já chega no supermercado sabendo exatamente em quais prateleiras ir, evitando assim, a circulação de um lado para o outro decidindo naquele momento o que será comprado.

Como economizar dinheiro ganhando um salário mínimo?

Promoções semanais

Se programar para aproveitar as promoções, é também uma excelente alternativa. O supermercado Extra, por exemplo, criou a “Quarta Extra”. Assim sendo, a quarta-feira tornou-se um dia específico para comprar itens de feira no Extra, e tudo isso com preços muito mais baixos do que o normal.

Constantemente, o supermercado faz propagandas na televisão com as melhores ofertas em produtos de hortifruti. Portanto, aproveitar essa oportunidade para comprar itens avulsos que estão faltando no armário, é uma ótima forma de economizar no supermercado.

Qual o melhor site de apostas esportivas?

Por fim, ficou com dúvidas sobre como economizar no supermercado? Se sim, deixe aqui nos comentários que a FinanZero te ajuda.

Ademais, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.